Não coloque a Bíblia em sua caixinha – R. C. Sproul [O que é Teologia Reformada?]

Todos nós sistematizamos a Bíblia, ou seja, queremos saber o que a Bíblia fala sobre determinado assunto. Mas digamos que há duas formas de se achegar à Bíblia. A primeira é a posição do orgulho e a segunda a da humildade.  A primeira diz “eu acho que Deus tem que dar a mesma chance para todo mundo, porque isso é justo (e eu que defino o que é justo) e Deus é justo” e agora vou caçar um versículo em “1ª Isso Não Está na Bíblia”; ou “eu acho que Deus é tão soberano que não precisamos evangelizar – isso está naquele versículo lá… esqueci qual é”. A segunda posição diz: “soberania divina e responsabilidade humana é um tema difícil, então, em vez de ficar dizendo o que eu acho como as coisas devem ser, vou olhar para a Bíblia para ver o que ela diz (analisando os termos, sem dar o significado que eu quero para eles, observando o contexto, para não usar o texto de pretexto, e observando toda a revelação de Deus)”. Essas duas posições são ilustradas abaixo:

No vídeo abaixo, trecho do DVD “O que é teologia Reformada?” (se você faz parte da Comunidade Fiel, você recebeu ontem o informativo com o pré-lançamento exclusivo – se ainda não faz: clique aqui), R. C. Sproul fala sobre como a Teologia Reformada é sistemática, mas ele nos lembra que não estamos tentando impor um sistema sobre a Escritura, mas encontrar o sistema doutrinário que está na própria Escritura. Confira:

Trecho da 2ª aula do DVD “O que é teologia Reformada?” ministrado por R. C. Sproul, lançamento de julho do Ministério Fiel

O que é teologia Reformada? – R. C. Sproul

Que_Teologia_Reformada_amp

É só outro nome para Teologia Bíblia.

Há algo bom em retornar às raízes. Quando se trata do cristianismo evangélico, suas raízes são encontradas no solo da Reforma Protestante do século XVI. Assim como os reformadores protestaram contra o ensino corrupto da Igreja Católica Romana, hoje a própria igreja evangélica tem necessidade de uma reforma. Em O que é Teologia Reformada?, Dr. R.C. Sproul oferece uma compreensível introdução à teologia reformada. Colocando de forma simples, teologia reformada é a teologia dos reformados protestantes e o âmago da fé protestante histórica. Como C.H. Spurgeon disse certa vez, a teologia reformada é nada mais do que o cristianismo bíblico.

Clique aqui e conheça o DVD