um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

O que é, quem deve e como EVANGELIZAR?

O que é Evangelismo?

Evangelizar é contar a outros as boas novas acerca do que Jesus Cristo fez para salvar pecadores. Para que você faça isso você deve dizer a outros que:

  1. Deus é santo (1Jo 1.5). Ele é o criador de todas as coisas (Gn 1.1).
  2. Todas as pessoas são pecadores que merecem a ira justa e eterna de Deus (Rm 3.10-19; Mc 9.48; Ap 14.11).
  3. Jesus Cristo, o qual é plenamente Deus e plenamente homem, viveu uma vida sem pecado, morreu na cruz para carregar a ira de Deus no lugar de todos aqueles que haveriam de crer nele, e ressuscitou do sepulcro para dar vida eterna ao seu povo (Jo 1.1; 1Tm 2.5; Hb 7.26; Rm 3.21-26; 2Co 5.21; 1Co 15.20-22).
  4. O único modo de alguém ser salvo da punição eterna e ser reconciliado com Deus é arrepender-se do pecado e confiar em Jesus Cristo para a salvação (Mc 1.15; At 20.21).

Evangelizar é contar a outros essa mensagem básica

Quem Deve Evangelizar?

Embora alguns talvez queiram deixar o evangelismo para os pregadores, os especialistas em apologética, ou talvez simplesmente para os que são extrovertidos, o Novo Testamento declara que todos os cristãos devem evangelizar:

  • Exemplo:  Nós vemos isso no exemplo dos primeiros cristãos: “Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra” (At 8.4). E Atos 11.19-21 nos conta que todos os discípulos  evangelizavam à medida que se espalhavam para além de Jerusalém.
  • Instrução:  Pedro instrui todos nós a estarmos “sempre preparados para responder a todo aquele que vos [nos] pedir razão da esperança que há em vós [nós]” (1Pe 3.15).
  • Por causa do amor:  Se nós devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos (Mc 12.31; Tg 2.8), acaso há algum modo mais importante de amar alguém do que compartilhar o evangelho com ele ou ela?

(Este material foi adaptado de The Gospel and Personal Evangelism, de Mark Dever, p. 45-53 [Publicado no Brasil pela Editora Fiel com o título O Evangelho e a Evangelização].)

 Quais São Algumas Diretrizes Práticas para Evangelizar Corretamente?

  1. Ore.  Jesus disse: “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6.44). A salvação é obra de Deus, então nós deveríamos pedir a ele para operá-la.
  2. Faça perguntas e provoque autorreflexão. Faça boas perguntas que provoquem as pessoas a refletirem sobre suas vidas, suas crenças e as reivindicações que você está fazendo. E então escute as respostas delas! Isso o ajudará a entendê-las melhor, bem como a entender as preocupações delas.
  3. Use a Bíblia. Quando nós usamos a Bíblia para evangelizar nossos amigos, nós deveríamos mostrar a elas que não estamos meramente  lhes oferecendo nossas ideias particulares – nós estamos lhes contando aquilo que Deus revelou sobre si mesmo, sobre nosso pecado e sobre seu Filho.
  4. Seja claro. Ao usar palavras como “Deus” e “pecado”, as pessoas podem ter ideias muito diferentes acerca do que tais palavras significam. Então defina termos cruciais, como “pecado” e “fé”. Tenha certeza de que o seu ouvinte entende exatamente o que você está lhe dizendo.
  5. Use a igreja.  Você certamente deveria convidar uma pessoa a quem está evangelizando para vir à sua igreja, de modo que ela possa ouvir o evangelho. Mas a igreja tem muito mais a oferecer ao nosso evangelismo. Jesus disse: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13.35). E, em Efésios 3.10, Paulo afirma que a igreja é uma exposição da sabedoria de Deus até mesmo para os seres celestiais! A igreja foi planejada para ser um retrato da vida real da mensagem que você está pregando, então convide os seus amigos não-cristãos para darem uma boa e cuidadosa olhada.

(Este material foi adaptado de The Gospel and Personal Evangelism, de Mark Dever, p. 60-68 [Publicado no Brasil pela Editora Fiel com o título O Evangelho e a Evangelização].)

 

Extraído do site www.9marks.org. Copyright © 2013 9Marks. Usado com Permissão. Original: What is evangelism?Who should evangelize?What are some practical guidelines for evangelizing well?

Tradução: Vinícius Silva Pimentel – Ministério Fiel © Todos os direitos reservados. Website: www.MinisterioFiel.com.br / www.VoltemosAoEvangelho.com. Original:  O que é, quem deve e como EVANGELIZAR?

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

9marks-logo2

17 Comentários
  1. Diogo Carvalho Diz

    Excelente postagem, objetiva e instrutiva. Continuem postando sobre Evangelização Pessoal. Acrescentam muito em nosso ministério. Pr. Diogo carvalho (Caravana do Arrependimento-RJ)

  2. Raimundo Vinicius Diz

    Esboço bem prático!

  3. Ione Rodrigues Diz

    Benção….Dei valor Landim, pode mandar mais.

  4. Natan Costa Diz

    Muito boa essa matéria!
    Utilizarei em minhas abordagens!
    Parabens!! =J

  5. Renato de Melo Filho Diz

    Saudações amigos, sou Renato, membro do Ministério Batista da Graça em campina Grande

    1. Victor Diz

      Entendi o que você quer dizer, porque, parece que não há muito avanço em falar o evangelho para muitas pessoas porque ninguém ou quase ninguém acredita ou dá valor. Mas nada podemos fazer a esse respeito a não ser pregar a palavra e orar. O Espírito Santo que faz o trabalho. E mesmo assim, se pelo menos, uma pessoa escuta e realmente se converte e frutifica, já valeu a pena. Mesmo que seja só uma. E o discipulado é algo extremamente necessário. Tô começando a entrar nessa seara.

    2. Jonas Diz

      Já dizia um louvor: “Um testemunho fala muito mais do que uma pregação”.

    3. Alaa Diz

      Si gostamos de algo temos prazer de falar deste algo. Uns falam de novelas e outros falam de futebol. E para falar de tais coisas eles precisam acompanhar e isso as pessoas fazem naturalmente. Acredito que se dedicarmos na Palavra de Deus evangelizaremos naturalmente. É como cntar uma novidade para alguém.

    4. Gessé De Souza Diz

      O que pensa do projeto Cristolandia?

  6. Naira Ferreira Diz

    Excelente!

  7. Emerson Parreira Diz

    MUITOS TEM VONTADE DE EVANGELIZAR, MAS NÃO SABEM COMO SE EXPRESSAR NEM O QUE FALAR;ESTE MATERIAL É TREMENDO E MUITO PROFUNDO, SEM MUITAS VOLTAS, VAI DIRETO AO PONTO.PARABENS AOS EDITORES DESTE TRABALHO, QUE A PESSOA DO ESPIRITO SANTO CONTINUE DANDO DIREÇÃO A TODOS VOCÊS.AMEM.

  8. Vinícius Lima Diz

    Benção!

  9. Jesaias Costa Diz

    mto edificante logo logo estarei colocando em prática, Parabéns =D

  10. Danielantonio Daniel Diz

    os que confia no senhor sera como monte de siao que nao se a bala mas permanence ferme para sempre

  11. Edilson de Jesus Diz

    nos tempos de hoje é muito gratificante termos estas ferramentas, para fortalecermos ainda mais no evangelismo.Deus abençoe!

  12. FRANCISCO CHAGAS Diz

    bem pratico e bem objetivo falar de DEUS aos outros e gratificante

  13. yasmin Diz

    Mt interessante !!

Comentários estão fechados.