um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

Você entende biblicamente o papel da mulher no casamento e no lar?

Qual o papel da mulher segundo a bíblia? Qual a influência da queda e do contexto histórico sobre essa compreensão? A mulher precisa do homem ou ela deve buscar viver de maneira autônoma e independente? Norma Braga responde a essas perguntas na entrevista feita pelo VE durante a Conferência Fiel para Pastores e Líderes 2013, com a ajuda do voluntário, Yago Martins:

Vídeo gravado durante a Conferência Fiel para Pastores e Líderes 2013. © 2013 Ministério Fiel. Website: www.voltemosaoevangelho.com; Original: Você entende biblicamente o papel da mulher no casamento e no lar?

Conheça a Conferência Fiel para Pastores e Líderes 2014

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

21 Comentários
  1. João Victor Diz

    Aos integralistas, progressistas e feministas. Se você for usar Bíblia para dizer que o que ela disse está errado. Antes de colocar sua resposta aqui, pergunte-se:

    “O que eu vou responder coloca Deus e a sua glória em primeiro lugar?” ou “Como a minha resposta glorifica a Deus”.

    E outra coisa, o que determina se uma coisa é certo ou errada é a Palavra de Deus, e não a experiência boa ou ruim que alguém teve sobre o assunto.

  2. margarete Diz

    e pra quem tem que trabalha pra ajudar a pagar as contas no fim ?? do mes,como agua luz telefone comida filhos ,ai temos mesmo que trabalha ai ou mais que 10 horas pq necessitamos,pra poder ter um pouco de diginidade, no meu caso tenho ,preciso trabalha..

    1. Matheus Omena Diz

      Por isso, quase no fim do vídeo Yago abre um parêntese explicando não é pecado a mulher trabalhar em caso de necessidade, como no seu caso Irmã e no caso de inumeras outras mulheres. =D

    2. João Victor Diz

      Muito bom.

    3. Michelle Paulina Diz

      É irmã, eu me confundi bastante com essa colocação ” se a sua ocupação profissional demanda de vc 10hs por dia de trabalho, ‘talvez’ vc deva considerar o celibato…rs”.

      Existem tantas variáveis, tantas situações diferentes, talvez devamos parar de encarar a autonomia da mulher como algo que confronta a submissão a ela demandada, talvez seja necessário parar de julgar que a realidade de um irmão deva ser exatamente igual a sua… talvez, talvez, talvez.

  3. Daniel Diz

    Lugar de mulher é na:
    ( ) cozinha
    ( X ) onde ela quiser

    Gênero é construído socialmente. Nascer com útero, ovários e vagina não faz do indivíduo uma mulher. Isso é ser fêmea.

    1. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      E Deus criou a fêmea para ser mulher.

    2. Daniel Diz

      Não. Os papéis sociais foram mudando conforme as contingências culturais. O conceito de feminino é muito complexo. Envolve conceitos como castração simbólica, abdicação do falo, entre outros processos vivenciados no complexo de édipo.

    3. João Victor Diz

      Suponho que seja alguém que não leve a Bíblia a sério. Pois para dizer que gênero é produto da sociedade e não de Deus, só posso estar diante de um incrédulo.

    4. Thiago Alencar Diz

      João, por este blog ser de conteúdo cristão e aberto, ele não impede pessoas de todo crença a comentar aqui, por isso achei interessante o Daniel comentar sua posição aqui e o taxar como incrédulo não é e nunca será uma posição amorosa (conforme nossa religião tem sua base) de o recebê-lo. Assim sendo, poderíamos na verdade expandir o diálogo com ele de algo que eu nunca tinha ouvido falar antes, (me assusta tb o ponto de vista dele assim como te indignou).

      O ponto de vista dele não rejeita tão somente a Bíblia, mas a biologia, a história e a inteligência da criação por toda a humanidade. A desconstrução que estão fazendo da sociedade é tão forte que leva pessoas a acreditarem em tais absurdos como estes. É triste!

    5. João Victor Diz

      Entendi o seu posicionamento, e também entendo que de fato é um site cristão e aberto, uma coisa é sermos abertos no sentido de que todos podem opinar aqui e outra coisa é concordarmos com todas opiniões que são colocadas aqui.

      O que fiz foi apresentar minha posição pressuposicionlaista, ou seja, parti do pressuposto de que a Bíblica é a autoridade máxima no assunto que estamos tratando no momento. Ele fez a defesa dele tendo como base a cosmovisão da sociedade sobre o assunto, eu simplesmente fiz desde o meu primeiro comentário tendo as Escrituras como base.

      Agora, o próprio argumento dele o declarou como tal, ou seja, incrédulo, o meu comentário veio depois do dele, ele se identificou como incrédulo antes mesmo de eu o assim reconhecê-lo.

      E por discordar dele, não vejo em que tenha sido não amoroso. Creio que seria falta de amor eu não ter argumentos e por causa disso atacar a pessoa dele, ad hominem, assim como no meu argumento fica evidente que sou um cristão e ele poderia me chamar disso, e o fiz chamando de incrédulo.

      Thiago se em seu julgamento, você entende que falei a verdade, mas sem amor, me perdoe, não foi essa a minha intenção, infelizmente por texto não temos como demostrar melhor nossas emoções.

      Agora voltando o que você disse, temos sim uma engenharia social acontecendo, um trabalho de mudança de comportamento de longa data vem sendo aplicado por instrumento especialmente dos meios de comunicação. Naturalmente falando é o comunismo, espiritualmente falando é Satanás, o deus deste século regendo e governando os seus.

      Abs

    6. Daniel Diz

      Cara, eu já fui um presbiteriano-calvinista daqueles bem chatos que ficam fazendo polêmicas sobre predestinação e livre-arbítrio. Mas depois que eu entendi que Jesus Cristo é a chave hermenêutica para interpretar a Bíblia, minha vida mudou radicalmente.
      A Bíblia não é a palavra de Deus. Jesus é a palavra de Deus. A palavra de Deus é uma pessoa, e não um livro. A Bíblia é um conjunto de livros que contêm as escrituras sagradas, e estas me indicam (apontam) quem é a palavra: Jesus. O Antigo Testamento estava o tempo todo apontando pra Jesus.
      Eu leio a Bíblia a partir de Jesus (revelado por meio dos 4 evangelhos), e não este a partir daquela. Jesus não pode ser colocado em pé de igualdade com os demais personagens da Bíblia. O que Paulo falou só faz sentido se corroborar com o que Cristo falou. Dai eu pergunto: o que Jesus falou sobre gêneros? absolutamente nada. Até mesmo porque isso é uma concepção humana. É nesse sentido que Paulo faz restrições de gênero (as mulheres estejam caladas….. proíbe que ensinem……), porque ele estava falando a partir da materialidade, daquilo que ele vivenciava no momento.

      Entenda de uma vez por todas que Paulo não pode ser colocado em igualdade com Jesus.

    7. Thiago Alencar Diz

      Daniel, poderia me responder de onde vc tirou esta conclusão? Fiquei realmente curioso.
      A humanidade há milênios não tem dúvida sobre gênero, e só agora ouvimos dizer coisas deste tipo de que “Gênero é construído socialmente”. Gênero é um fato científico comprovado e biblicamente (ou seja, historicamente tb) já resolvido. O seu argumento me parece tão somente uma tentativa de reconstruir uma base para então se permitir pensar que um “ser sem útero, com testículos e pênis pode de repente acreditar que é uma mulher” o que na verdade é um homem vestido como mulher.

      obs.: discutir o seu comentário não me torna homofóbico, mas só uma oportunidade de debatermos coerentemente sobre o assunto aqui proposto.

    8. Daniel Diz

      Sou psicólogo. Estou falando sobre as formações psíquicas do indivíduo.

  4. FadaSiumara José Dos Santos Diz

    Deus abençoe essa mulher , e ajude todas as mulheres do corpo de CRISTO a compreenderem essa verdade

  5. Andréia Valmorbida Diz

    Achei muito edificante, uma benção!

  6. Marilia Fernanda Gomes Diz

    sucesso….claríssimo.

  7. Olivia Sebold Diz

    Excelente explicação! Que as mulheres ao ouvirem possam realmente entender a mensagem! Deus abençoe!!!

  8. Rita Silva Gomes Diz

    Muito bom, simples no entendimento.

  9. Jocleo Alex Diz

    É Fato que as famílias estão se autodestruindo e com certeza a falta de comprometimento com a família tanto por parte de homens e mulheres tem sido o grande causador disto. Muito bom e edificante vídeo.

  10. Ailton Luciana Diz

    Encorajador!

Comentários estão fechados.