Como liderar uma boa reunião de oração

Há alguns anos (não lembro se foi há três ou quatro anos), nós experimentamos transformar um culto de domingo à noite por mês em uma reunião de oração. Fico feliz em dizer que a experiência eventualmente chegou a um fim e esses cultos de oração mensais se tornaram o auge da nossa vida juntos como igreja.

Ao longo dos últimos anos, e especialmente após eu ter tuitado algo a respeito do nosso culto de oração, pessoas vieram me perguntar o que fazemos nesses cultos de oração e como eles são.

Em geral, o culto dura de 60 a 75 minutos. Nós normalmente começamos com um hino e então temos um breve sermão de 15 minutos. Nem sempre tivemos o sermão — e há um perigo do sermão acabar engolindo todo o tempo de oração — mas descobrimos que um breve sermão deixa o coração pronto para a oração e também é útil para não-cristãos que estejam visitando a igreja. O resto do culto é separado para a oração, que é normalmente liderada por mim, ou, às vezes, por um dos nossos outros pastores. Em vez de descrever em detalhes o que fizemos no culto dessa semana, pensei que seria mais útil compartilhar algumas lições que aprendemos a respeito de planejar e liderar uma reunião de oração eficaz.

1. Estabeleça um horário regular e atrativo para o culto

Se você não possui um culto de oração atualmente, você terá dificuldades de começar um em um horário novo. As pessoas já estão mais do que ocupadas. Não importa o quanto você exorte os membros, é difícil conseguir um bom número de presentes para oração na noite de sexta-feira ou de manhã cedo em algum dia. Nós temos uma reunião de oração de 30 minutos nas manhãs de terça-feira, que é fielmente frequentada por alguns membros. É um momento maravilhoso para aqueles que fazem dela uma prioridade. Mas raramente são mais do que 10 pessoas. Ao colocar o nosso culto de oração em um horário regular da igreja — que para nós era a noite de domingo, mas pode ser na noite de quarta-feira ou em outro horário — não só tornamos possível para outras pessoas comparecerem, mas enviamos um sinal de que isso é importante. Para ser justo, a frequência de nossa igreja nas noites de domingo não chega nem perto da frequência da manhã de domingo, mas calculo que tivemos 125 pessoas no nosso culto de oração na noite passada. Isso é muito melhor do que nada.

2. O pastor tem que estar envolvido

Eu lidero a maioria dos nossos cultos de oração. Raramente alguém mais lidera, além dos nossos três pastores. Isso não é porque os outros são incapazes de liderar bem. Eles são capazes, e alguns já lideraram. Mas nós queremos que as pessoas vejam que esse não é um evento descartável. O pastor não tem que ser o maior guerreiro de oração da igreja ou o único campeão da oração, mas estou convencido de que ele tem que assumir o domínio sobre a reunião de oração se quisermos que ela seja bem sucedida.

3. Use a variedade

Nossos cultos de oração são sempre diferentes. Nós já usamos várias formas e abordagens diferentes, incluindo: cantar orações, ler orações responsivamente, orar através da Escritura, ser liderado em oração, orar como um grande grupo, orar em pequenos grupos, orar através de antigas liturgias, orar através de antigos manuais de oração, orar através de confissões e aceitar pedidos de oração. Semana passada, eu conduzi a congregação na oração de confissão de Martin Bucer (com períodos de silêncio) e também na sua oração de intercessão (com períodos de oração de pequenos grupos), ambas tiradas da Liturgia de Estrasburgo.

4. Inclua as crianças

Esse tem sido um dos deleites inesperados da nossa reunião de oração. Nós temos muitas crianças na nossa igreja e muitas nos nossos cultos. Elas são participantes plenas, frequentemente orando em voz alta quando nos separamos em pequenos grupos de 8 a 15 pessoas.

5. Celebre

Nós partilhamos uma refeição após nossos cultos de oração. Algumas igrejas podem ser grandes demais para tal comunhão, mas a maioria não é. Comer pizza e sorvete juntos deixa as crianças animadas e separa a noite como um evento de comunhão esperado assim como um momento para oração. Oração é trabalho duro, faça isso da melhor maneira que puder.

6. Seja paciente

Orar em voz alta é difícil para algumas pessoas. Orar por 30-60 minutos pode parecer embaraçoso no início. Não pare. Acho que nós crescemos muito ao orarmos juntos como igreja, mas isso requer prática.

7. Mantenha o passo

Talvez, em algumas igrejas e em algumas culturas, o povo de Deus possa continuar em oração por horas a fio, mas na minha experiência neste país, nós temos que manter as coisas em movimento. Meia hora de oração pode parecer intimidador até que você divida isso em 3 minutos de oração silenciosa, 4 minutos de oração guiada, 5 minutos de oração lida, 8 minutos de oração em um grande grupo e 10 minutos de oração em pequenos grupos, orando por cinco itens separados.

8. Planeje, planeje, planeje

Eu posso dizer novamente: planeje! A maior diferença entre uma reunião vibrante e eficaz, e uma reunião enfadonha e ineficaz é o planejamento. Eu aprendi isso com Bem Patterson, tanto através de seu ensino como por meio de seu exemplo. Muitas igrejas desistem da reunião de oração porque ninguém sabia planejar uma. Pedir que as pessoas orem, uma após as outras, por 30 minutos não sustenta o interesse da maioria das pessoas. As pessoas precisam de categorias para a oração. Elas precisam de modelos para a oração. Elas precisam de limites teológicos para a oração. O pastor deve gastar um tempo significativo preparando para liderar os seus membros em oração.

9. Lembre

Tenha expectativas quando orar. E quando Deus responder a oração, lembre-se de agradecê-lo. Eu nunca esquecerei que foi logo após começarmos o nosso culto de oração mensal que Deus começou a abrir as portas para comprarmos o prédio atual da nossa igreja. Eu acho que ninguém que estava no culto esquecerá o tempo de oração que tivemos por um estudante universitário com câncer e seu casamento recém-realizado. Nós oramos por bebês pequenos e santos idosos. Nós vimos algumas pessoas serem curadas e algumas partirem para estar com o Senhor. É claro, toda igreja ora por esse tipo de coisa, mas nós temos sido abençoados por podermos orar juntos por essas pessoas.

10. Não se esqueça de orar

Ouvir pedidos de oração por 25 minutos e orar por 5 minutos é legal, mas não é realmente uma reunião de oração. Pedir que seu pastor faça um culto tradicional para os idosos pode ser uma ideia maravilhosa, mas também não é uma reunião de oração. E cantar quatro hinos, pregar por 30 minutos e depois orar pela lista dos enfermos por 10 minutos não é o que estamos falando. Certifique-se de que a sua reunião de oração seja cheia de oração.

Livro que recomendamos

A Oração Muda as Coisas? | R. C. Sproul

No livro A Oração Muda as Coisas, terceiro da série Questões Cruciais, Sproul traz elucidações sobre o propósito da oração na vida do cristão. Em uma conversa agradável com o leitor, ele explica por que orar e nos orienta na sua prática, através de citações bíblicas. Segundo Sproul, embora não devamos esperar que nossas orações mudem a mente de Deus, de modo que ele aja contra a Sua vontade, podemos ter a certeza de que a oração muda as coisas, inclusive nossos corações.

CONFIRA

Por: Kevin DeYoung. © The Gospel Coalition. Website: thegospelcoalition.org. Traduzido com permissão. Fonte: How to Lead a Good Prayer Meeting.

Original: Como liderar uma boa reunião de oração. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Alan Cristie.