A Confusão a Respeito do Milênio

Pré-milenismo, pós-milenismo e amilenismo. O que significa cada um? Leia o artigo e aprenda mais sobre o assunto:

Certa vez ouvi alguém definir o milênio como um período de mil anos durante os quais os cristãos brigarão por uma interpretação apropriada do livro de Apocalipse. Embora seja engraçada, essa definição está obviamente incorreta. Os cristãos têm discutido sobre a interpretação adequada do livro de Apocalipse por dois mil anos. Em toda a seriedade, contudo, toda a discussão levou alguns cristãos a adotarem desesperadamente uma posição que eles chamam de pan-milenismo (nós não sabemos qual visão do milênio está correta, mas sabemos que tudo vai ficar bem no final).

A palavra milênio se refere aos “mil anos” mencionados em Apocalipse 20. Visto que esse capítulo é encontrado em um dos mais difíceis livros do Novo Testamento, sua interpretação adequada é polêmica. Como resultado, existem quatro visões principais do milênio defendidas na igreja hoje: pré-milenismo histórico, pré-milenismo dispensacionalista, amilenismo e pós-milenismo. Os prefixos pré- e pós- antes da palavra milênio têm a ver com o momento da segunda vinda de Cristo em relação ao próprio milênio. O termo pré-milenismo se refere à crença de que a Segunda Vinda ocorrerá antes do milênio. O termo pós-milenismo se refere à crença de que a Segunda Vinda ocorrerá após o milênio. Na verdade, o amilenismo é uma versão do pós-milenismo nesse sentido, porque os amilenistas creem que a segunda vinda de Cristo ocorrerá após o milênio. Há outras diferenças que distinguem os amilenistas dos pós-milenistas. Um entendimento de quais propostas cada uma dessas visões têm ensinado historicamente fornece um contexto útil para atuais discussões sobre Apocalipse 20.

Veja o desenvolvimento de cada visão lendo o artigo completo:

Leia ao artigo completo


Por:
 Keith Mathison. Extraído do site 
www.ligonier.org. © 2013 Ligonier Ministries. Original: The Millennial Maze

Este artigo faz parte da edição de Dezembro de 2013 da revista Tabletalk.

Tradução: Alan Cristie. Revisão: Renata do Espírito Santo – © Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: www.MinisterioFiel.com.br. Original: A Confusão a Respeito do Milênio

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Veja mais artigos desta revista