Um Princípio São Para Uma Teologia Sã

A má teologia está baseada na falta de conhecimento? Ou seria exatamente porque temos e não aceitamos esse conhecimento? Aprenda mais lendo o artigo:

Uma boa exegese nos dirá que conclusões ruins nem sempre surgem de uma exegese ruim. É valioso, importante e até mesmo fortalecedor para nós ter uma boa compreensão de princípios hermenêuticos sãos. Nós somos facilmente desviados e uma hermenêutica sã funciona como migalhas de pão nos levando de volta para o caminho reto e estreito.

Nós estamos, contudo, lendo as nossas Bíblias com óculos cor-de-rosa se pensamos que todas, ou pelo menos a maioria, de nossas falhas de interpretação são causadas por ignorância ou falta de informação. Isto é, nós somos culpados da ideia modernista de que a educação é sempre a cura para o que nos aflige. Paulo, por exemplo, em Romanos 1 é muito direto ao ressaltar nossos problemas em nosso estado natural.

Não é o que não sabemos. Não é o que sabemos que não é assim. O problema é o que nós sabemos e reprimimos por causa do nosso pecado. Nós sabemos que existe um Deus. Nós sabemos que somos fracos. Nós sabemos que estamos com problemas. E sabemos que não gostamos de como nos sentimos quando estamos com problemas. Então voltamos ao princípio e tentamos ignorar que existe um Deus. A fonte da má teologia é o nosso coração perverso — e é por isso que é melhor levarmos em consideração o nosso coração perverso quando estivermos prestes a praticar a hermenêutica.

Veja o desenvolvimento completo do texto lendo o artigo completo:

Leia ao artigo completo

header_home-1R. C. Sproul Jr. será um dos preletores da Conferência Fiel 2014. O tema será “A Obra do Espírito Santo”. Veja mais informações sobre a conferência no site:

Conferência Fiel 2014


Por:
 R. C. Sproul Jr.. Extraído do site 
www.ligonier.org. © 2013 Ligonier Ministries. Original: A Sound Principle

Este artigo faz parte da edição de Janeiro de 2014 da revista Tabletalk.

Tradução: Alan Cristie. Revisão: Renata do Espírito Santo – © Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: www.MinisterioFiel.com.br. Original: Um Princípio São Para Uma Teologia Sã

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Veja mais artigos desta revista