Seis sugestões para estimular frequentadores a tornarem-se membros

Poucas pessoas entendem hoje a importância de ser membro de uma igreja local. Muitos consideram que não há problemas em ser só um frequentador. Assim, um desafio prático que pastores enfrentam é como encorajar um frequentador de igreja a tornar-se um membro de igreja ativo. Como ajudar indivíduos a entenderem a necessidade e a alegria de pertencer a uma assembleia local de crentes?

Thabiti Anyabwile, no artigo De frequentadores a membros [link], fornece seis sugestões para estimular frequentadores a tornarem-se membros:

1. Conheça os membros atuais.

Antes de podermos efetivamente conduzir pessoas de frequentadores a membros de igreja, precisamos conhecer nossos atuais membros. De outro modo, a ideia de “membresia” permanecerá amorfa até mesmo para o pastor que a promove.

2. Expresse genuíno apreço pelos atuais membros.

As pessoas desejam pertencer a grupos que as encorajam e estimulam. Igrejas e pastores deveriam ser melhores em fazer isso.

3. Apresente uma visão bíblica da vida cristã saudável.

Uma coisa que podemos presumir acerca do cristão que frequenta regularmente uma igreja, mas não se torna membro, é que a sua visão da vida cristã é de algum modo defeituosa.

4. Fortaleça as fronteiras da igreja.

Uma das consequências de ensinar às pessoas os “dentros” e “foras” da membresia deve ser o fortalecimento das fronteiras entre a igreja e o mundo, ao restringir certas atividades aos membros.

5. Faça o trabalho pessoal de responder objeções e encorajar as pessoas a tornarem-se membros.

Se formos pacientes e cuidadosos nessas conversas, podemos pastorear o frequentador em meio a dores, desapontamentos, questões e temores que o afastam de um pertencimento com compromisso. O objetivo não é “ganhar” um debate sobre membresia, mas amar a pessoa de forma prática, em palavras e obras, até que o Senhor conceda luz e amor.

6. Encoraje o frequentador a estabelecer-se em outra igreja local, se não na sua própria.

Algumas vezes podemos encontrar um frequentador cujas objeções a tornar-se membro de nossa igreja se mostrem intransponíveis. Nesses casos, ajudar tais pessoas a passarem de frequentadoras a membros pode envolver ajudá-las a se juntarem a uma outra igreja que não a sua.

[dt_call_to_action content_size=”normal” text_align=”left” background=”fancy” line=”true” style=”2″ animation=”right”]

Artigo Completo

Leia o artigo “De Frequentadores a Membros” e veja o desenvolvimento completo do texto.

Clique aqui para acessar o artigo completo[/dt_call_to_action]

Por: Thabiti Anyabwile. © 2011 9Marks. Original: Moving Attenders to Members.

Este artigo faz parte do 9Marks Journal.

Tradução: Vinícius Silva Pimentel. Revisão: Vinícius Musselman Pimentel. © 2014 Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: MinisterioFiel.com.br. Original: De Frequentadores a Membros.

Veja mais artigos o 9Marks Journal