Como um Pastor Pode Ajudar a sua Congregação a Amar o Antigo Testamento?

É importante estudar o Antigo Testamento? O que ele pode acrescentar além do Novo Testamento? Um pastor deve ajudar a sua Congregação a Amar o Antigo Testamento? Gaspar de Souza fala sobre o assunto:

Transcrição

Eu penso que um pastor deve sim incentivar a sua igreja a amar o Antigo Testamento.

Normalmente, os cristãos acham que o Antigo Testamento é apenas um apêndice e se dedicam diretamente ao novo testamento. Mas se nós lembrarmos, a partir do Novo Testamento, que o Antigo Testamento era, pra fazer um trocadilho com uma certa literatura, a Bíblia e Jesus lia, as histórias que eram contadas na sua infância, dele crescer ouvindo essas histórias, as canções, os Salmos, sendo cantados para ele, eu penso que isso seria um incentivo.

Mas há um ponto que para mim é fundamental. Não é somente porque era a Bíblia que Jesus lia,  é porque é a primeira revelação de Deus que nós temos. É nele que nós temos pontos distintivos que nós não encontramos no Novo Testamento. Por exemplo, nós não temos no Novo Testamento uma história da criação como contada em Gênesis. Você tem sobre a criação, mas não como descrita em Gênesis. Há uma singularidade no Antigo Testamento, nesses aspectos.

Então, um pastor deveria incentivar a igreja, a sua igreja, a amar o Antigo Testamento por ele ser de fato o que ele é, Palavra de Deus, por ela ser a revelação de Deus, por ela ser o prenúncio para o Messias e muitas coisas seriam resolvidas sobre a pessoa de Cristo, sobre a sua obra, sobre o seu ministério se tivéssemos uma base vetero-testamentária.

É curioso que a gente percebe que algumas pessoas têm interesse em ler, mas eles lêem e terminam alegorizando o Antigo Testamento porque eles não conseguem ir mais para frente, eles terminam fazendo aquilo que eu chamei de litero-alegorismo, eles lêem uma porção bíblica, vêem essa porção de modo literal e de repente convertem em alegoria, mas, lembre-se, há uma expressão do salmista no Salmo 119, ele diz: “Oh, quanto amo a tua lei e a minha meditação nela todos os dias”. Porque essa é a Palavra de Deus para a sua igreja, a Bíblia que a igreja tinha. A partir dela que Cristo foi ensinado.

Para finalizar, a postura, por exemplo, de Felipe em ministrar ao Eunuco a partir de uma passagem do profeta Isaias. Diz lá que o contexto de Atos 8 e começando nessa Escritura anunciou-lhe Jesus. Então eu penso que a igreja deve amar o Antigo Testamento porque o Antigo Testamento fala sobre Cristo. E Nela, certamente, como disse Jesus, você encontra a Vida Eterna.

Então, querido Pastor, incentive a sua igreja a ler, coloque literatura apropriada na mão dos seus irmãos, da igreja, para que assim eles possam encontrar Cristo no Antigo Testamento. Uma recomendação é o livro do Goldsworthy, “Pregando Toda a Bíblia Como Escritura Cristã”. Ali ele vai ter uma base muito apropriada para poder amar o Antigo Testamento.

Pregando toda a Biblia capa lowPregando Toda a Bíblia Como Escritura Cristã

O erudito de Bíblia Graeme Goldsworthy oferece uma sólida base para a pregação de toda a Bíblia de modo consistente e cristocêntrico.Embora a pregação centrada no Evangelho seja algo mais frequente,pastores e pregadores cristãos ainda enfrentam dificuldade para pregar a partir do Antigo Testamento.Este prático livro oferece ajuda.

Goldsworthy examina a Bíblia, a Teologia Bíblica e a Pregação e demonstra como essas três disciplinas se relacionam na preparação de sermões cristocêntricos.Ele então aplica o método bíblico teológico aos vários tipos de literatura que se encontram na Bíblia, extraindo sua contribuição para a pregação expositiva e focada na pessoa e obra de Cristo.

O livro inclui diagramas e gráficos que ajudarão os leitores a conceituar a estrutura da revelação na Bíblia, fazendo dele uma rica ferramenta, completa e imediatamente aplicável para pregadores, professores e estudantes das Escrituras.

Clique aqui para conhecer o livro

Por: Gaspar de Souza. © 2015 Ministério Fiel. Original: Como um Pastor Pode Ajudar a sua Congregação a Amar o Antigo Testamento?

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.