Vidas em Jogo: Buscando alcançar todas as Nações

A noite cai sobre a cidade do Rio de Janeiro, e com a sua vinda mais um dia de evangelismo chega ao fim. Até hoje, mais de 180.000 recursos foram distribuídos, incluindo livros físicos em cinco idiomas, e-books em seis, e folhetos informativos que acompanham os cartões de download.

Todos discutem a necessidade de estar seguros nas ruas da cidade movimentada, mas poucos falam sobre as possibilidades das pessoas que podem ser encontradas. Na semana passada, a nossa equipe entregou recursos a um medalhista de ouro do Oriente Médio; a dois homens da equipe alemã de remo; a um pregador de rua judeu messiânico, que ouve R.C. Sproul no rádio e a milhares de outros homens e mulheres cujos nomes jamais serão noticiados, mas cujas almas não são menos importantes.

vidas-em-jogo-1432Nestas semanas dos Jogos Olímpicos de 2016, uma grande porta foi aberta aqui no Rio. Caixas de livros são contabilizadas e voluntários as abrem nas calçadas ou bancos, compartilhando generosamente com outros que como eles se espalham para cobrir uma localidade. De volta à sede, uma pequena equipe se comunica com as igrejas que solicitam recursos, fornece informações a pessoas que se oferecem para ajudar na distribuição, controla vários aspectos do trabalho e atualiza a mídia social com fotos e vídeos da obra.

Enquanto televisores em todo o globo sintonizam em estádios e arenas situados entre os arranha-céus, ruas angulares, praias deslumbrantes, edifícios e morros desta cidade famosa, a igreja mobiliza os seus membros. Homens, mulheres e crianças se reúnem na entrada do parque olímpico e no famoso parque à beira da Lagoa; aos próprios pés do Cristo Redentor no topo da montanha; em diversas casas onde estão hospedados estrangeiros por toda a cidade e na praia de Copacabana; entre favelas extensas, e em muitos outros lugares — todos por um propósito comum.

A oportunidade é grande, e Deus tem capacitado especialmente a igreja aqui no Brasil para um momento como este. Décadas de ministério permitiram que a Fiel desenvolvesse relações com as igrejas em todo o país, e enquanto estas duas semanas históricas se aproximavam, Ligonier e 9Marks supriram a Fiel com recursos evangelísticos adequados para a ocasião. Há dois anos, a Copa do Mundo forneceu uma oportunidade perfeita para demonstrar tal operação em uma escala menor, e muito planejamento logístico foi realizado para assegurar a distribuição eficiente dos materiais, bem como uma boa comunicação entre os pontos de entrega, à medida que a evangelização progredia.

Em Mateus 28, Jesus convocou a Sua igreja a ir a todas as nações, e durante estas duas semanas o Seu povo no Brasil tem a oportunidade de alcançar os confins da terra dentro de suas próprias fronteiras. O corpo de Cristo atravessou as portas de suas igrejas e foram às ruas. Observá-los colocar a mensagem do evangelho nas mãos de multidões que passam é verdadeiramente uma bela visão, e as palavras de C.S. Lewis vêm à mente, quando ele disse: “Não há pessoas comuns. Você nunca falou com um mero mortal. Nações, culturas, artes, civilizações — estes são mortais, e a sua vida é em relação a nós como a vida de um mosquito. Mas é com imortais que nos divertimos, trabalhamos, casamos, com quem discutimos e quem exploramos — horrores imortais ou esplendores eternos”.

Os Jogos terminarão, a contagem das medalhas será finalizada, aplaudida, e, então, lentamente esquecida. Por favor, una-se a nós em oração para que o fruto eterno desses dias se multiplique enquanto os nossos livros são abertos por curiosidade, enquanto os celulares completam o download, enquanto conversas ocorrem na calçada. De nossa parte, podemos saber pouco sobre os efeitos reais, mas temos a promessa do nosso Deus de que a Sua Palavra não voltará vazia, e por esta promessa somos encorajados a sair e proclamar a verdade para todas as pessoas.

Por: Simona Spear. © 2016 Voltemos ao Evangelho, Editora Fiel e Ligonier Ministries.

Tradução: William Teixeira

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.