15 questões para avaliar seu casamento neste fim de ano

Conforme nos aproximamos do fim do ano, muitos de nós teremos tempo para refletir sobre diferentes áreas de nossas vidas. Não há nada de mágico na virada da página do calendário. Ainda assim, se a mudança de dezembro para janeiro nos faz pensar sobre o que é realmente importante, eu sou inteiramente favorável a este pouquinho de graça comum.

Alguns de nós organizaremos novos objetivos de exercícios. Alguns de nós encontrarão o plano correto de leitura bíblica para o próximo ano. Alguns de nós terão como alvo uma nova programação para a memorização da Bíblia. Todos estes são importantes (especialmente os dois últimos). Permita-me sugerir um outro plano para o fim do ano: avalie o seu casamento.

Como pastor, eu vi muitos matrimônios ruírem (ou desmoronarem) ao longo dos anos. A igreja geralmente é boa em se juntar em torno de um casal para compaixão, conselho e conforto em meio a conflitos conjugais. No que podemos não ser tão bons é em ajudar uns aos outros antes que os problemas se intensifiquem. Nós precisamos de um lugar para triagem conjugal na igreja, mas também precisamos de avaliações regulares.

Aqui estão 15 perguntas para ajudar você e seu cônjuge a medir a temperatura relacional do seu casamento:

  1. Com que frequência nós rimos juntos?
  2. Quando foi a última vez que nós tivemos uma conversa significativa sobre algo diferente das nossas agendas ou filhos?
  3. Alguma vez nós ouvimos música, cantamos, dançar e agimos como bobos?
  4. No último mês, quantas vezes nós oramos ou lemos a Bíblia juntos?
  5. Alguma vez já ficamos de mãos dadas?
  6. Nossa intimidade física está se tornando cada vez mais fria, infrequente, ou uma fonte de muita pressão e estresse?
  7. Quando foi a última vez que nós dissemos “desculpe-me” ou “eu te perdoo”?
  8. Quando foi a última vez que nós dissemos “obrigado” por tarefas cotidianas e comuns, como fazer o jantar, lavar a louça, pagar as contas, consertar o carro ou dobrar a roupa?
  9. Quando foi a última vez que (alegremente!) dissemos: “Como posso ajudá-lo nesta semana” (e pretendíamos fazê-lo)?
  10. Quando foi a última vez que nos surpreendemos com um presente, um bilhete ou uma noite fora?
  11. Nós aumentamos o tom de nossas vozes um com o outro no último mês?
  12. Nós somos mais desejosos de passar tempo com alguém no trabalho, na igreja ou na academia do que estarmos juntos?
  13. Quando temos tempo juntos em casa, apenas nós dois, a televisão está sempre ligada ao fundo?
  14. Há mágoas, pecados ou medos que nós precisamos revelar um ao outro?
  15. Como o amor de Deus Pai, a graça do nosso Senhor Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo podem moldar a nossa vida juntos nesse momento do casamento?

Esta não é uma lista perfeita de perguntas, certamente não é uma lista exaustiva. Mas, talvez, seja um começo. A graça de Deus flui melhor no casamento quando estamos conversando um com o outro.

Por: Kevin DeYoung. © 2016 The Gospel Coalition. Original: An end-of-year marriage check-up

Tradução: Camila Rebeca Almeida. Revisão: William Teixeira. © 2016 Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: voltemosaoevangelho.com Original: 15 perguntas para avaliar seu casamento nesse fim de ano

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.