Como eu sei se posso pastorear?

Para algumas pessoas, a palavra “pastor” traz à mente pinturas em azul cor-de-água em berçários de igreja. O pastor está ninando uma ovelha enquanto o sol se põe atrás dele em borrifadas de cor. Ou ele está se inclinando sobre o seu cajado, olhando por cima de um campo verde como um giz de cera. Ele tem olhos azuis e um cabelo longo e ondulado, seu olhar é solene e sua túnica está sem mancha alguma.

Mas quando o apóstolo Pedro usou a palavra “pastor”, seus leitores imaginariam um trabalhador de gado. Esse cara está trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, vigiando pastos, cercando os animais que fogem, dispensando os primeiros socorros, consertando chifres quebrados, certificando-se que as ovelhas estão seguras e bem alimentadas. Esse rapaz trabalha duro, fica sujo e ainda sabe como manejar como ninguém seu cajado.

Quando Pedro diz “pastoreai o rebanho de Deus” (1Pedro 5.2), ele tem tudo isso em mente. Um pastor do povo de Deus é responsável por cuidar dele. Ele é responsável por o alimentar com a Palavra de Deus em sua pregação, aconselhamento e até mesmo nas conversas do dia-a-dia. Ele é responsável por proteger a ovelha dos falsos mestres, do veneno da falsa doutrina e da influência do mundo. Há uma razão pela qual “pastorear” é a metáfora mais proeminente na Escritura para o papel do pastor. “A responsabilidade fundamental dos líderes da igreja”, diz Tim Witmer, “é pastorar o rebanho de Deus”. Seu sucesso no ministério está sempre ligado com o bem-estar dele.

Mas com o que, exatamente, se parece o pastorear o rebanho de Deus? Significa algumas coisas diferentes.

Significa ansiar e estar disposto a vigiar

O termo “pastoreai” (1Pedro 5.2) vem do grego episkopeo. Ele significa literalmente “considerar” e inclui a ideia de olhar cuidadosamente ou assistir diligentemente. Em seu livro Shepherds After My Own Heart [Pastores Segundo o Meu Coração], Timothy Laniak o define como “uma atenção vigilante para ameaçar o que possa dispersar ou destruir o rebanho”. O pastor é um guardião com botas no chão, pronto para ser usado pelo Supremo Pastor para guiar e proteger seu rebanho.

Significa amar

Falando praticamente, pastorear quer dizer amar as pessoas. Você não pode amar ministrar e ser odiado pelas pessoas. A convocação é um chamado para amar as ovelhas. “Amar pregar”, Lloyd-Jones diz, “é uma coisa; amar aqueles para quem nós pregamos é totalmente outra coisa”. Um homem convocado por Deus para liderar o rebanho dele ama ambas as coisas. E ambas são essenciais para a tarefa. O estudo e a reflexão requeridos do pastor não o tornarão um ermitão acadêmico; ao invés disso, o estudo dele deve levá-lo a nutrir mais eficazmente a igreja. Ele deve possuir uma capacidade básica de comunicar o coração e o amor de Deus ao povo de Deus.

Significa conectar o cuidado do Supremo Pastor 

A igreja local imerge os pastores nas coisas da vida. Considere os mistérios da experiência humana – o casal sem filhos que acabou de ter o terceiro aborto espontâneo, o novo convertido ainda preso num vício que durou sua vida toda, o provedor que trabalha duro que acabou de perder o emprego, o pecador que está morrendo confrontando a certeza do drama. Nesses momentos desesperadores, quem é apontado para guiar o povo de Deus pelos vales inexplicáveis para beber nas correntes da providência e da bondade de Deus? Quem irá nos lembrar que o Supremo Pastor é o Bom Pastor (João 10.11)? Ninguém além dos pastores da igreja. Que gloriosa exibição da graça de Deus: criar um escritório especial para nosso cuidado durante tempos de tribulação e sofrimento. Longe dos holofotes e das mídias de comunicação da Cristandade, cuidando do trabalho de pastor na obscuridade, para guardar as almas das pessoas. Eles conectam as ovelhas ao Supremo Pastor.

Por: Dave Harvey. © 2014 Am I Called? Original: How Do I Know If I Can Shepherd?

Tradução: João Pedro Cavani. Revisão: Yago Martins. © 2016 Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: MinisterioFiel.com.br. Original: Sinto-me chamado ao ministério: o que devo fazer?

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.