Elas obedeceram sem conhecer a resposta

Elas obedeceram sem conhecer a resposta

Era o dia da preparação, e começava o sábado. As mulheres, que tinham vindo da Galileia com Jesus, seguindo, viram o túmulo e como o corpo fora ali depositado. Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamo. E no sábado, descansaram, segundo o mandamento. (Lucas 23.54-56)

Era o mais triste dos dias. A Palavra que havia se tornado carne e habitado entre nós jazia fria em um túmulo. O que você faz quando aquele que ressuscitou os mortos está morto?

As mulheres que haviam seguido Jesus desde a Galileia até Jerusalém e, então, até o Gólgota e, finalmente, até o túmulo não sentiam apenas tristeza, mas confusão também. O homem que elas haviam pensado ser o libertador estava morto. Será que estavam enganadas todo esse tempo?

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar (Êxodo 20.8). Elas não tinham as respostas para suas perguntas, mas tinham o mandamento de Deus. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus (Êxodo 20.9-10). Portanto, essas fiéis mulheres fizeram o que suas mães, pais e israelitas haviam feito desde os tempos de Moisés. Elas guardaram o sábado. Quando um véu de escuridão desce sobre nós na forma de tragédias, orações não respondidas ou decepção com Deus, podemos, seguindo o exemplo dessas mulheres de coração partido, caminhar em obediência.

FÉ OBEDECE QUANDO O CAMINHO NÃO ESTÁ CLARO

Seguidores fiéis obedecem quando parece não haver caminho algum adiante, nenhuma porta de saída da prisão, nenhuma bonança após a tempestade. A fé não requer a imaginação para antever como Deus poderia solucionar quaisquer problemas que venhamos a enfrentar.

Quando somos tentados a afundar no desespero, nós deveríamos, em vez disso, assim como Elisabeth Elliot aconselhou de forma tão memorável, “fazer a próxima coisa”. Talvez não sejamos capazes de discernir como Deus nos tirará do poço, mas não precisamos discernir. Foi-nos concedido simplesmente obedecer a ele em qualquer tarefa que ele nos tenha ordenado a realizar hoje.

Embora as mulheres não soubessem como Deus cumpriria suas promessas, disto elas sabiam: um cadáver precisa de cuidados. No entanto, até mesmo o seu serviço fúnebre em favor do corpo partido de Jesus teve de esperar. Elas se lembraram do sábado e o guardaram. Para elas, a “próxima coisa” era o descanso.

É fácil obedecer quando conseguimos antever como Deus abençoará nossa obediência, mas é muito mais difícil quando não vemos o propósito dela. No seu pior momento, pode parecer que simplesmente não tem como você perseverar até o fim da jornada na qual Deus a colocou. Mas tudo que Deus requer de você é que continue colocando um pé após o outro à medida que percorre o caminho da obediência.

Você não precisa saber aonde esse caminho a está conduzindo ou como Deus a sustentará, porque ele sabe para onde ele a está levando.

A OBEDIÊNCIA DESCANSA NA OBRA CONSUMADA DE CRISTO

Se já houve algum dia em que o povo de Deus parecia estar longe da libertação, esse dia foi aquele sábado sombrio. Apenas alguns dias antes, as multidões haviam exclamado: “Bendito aquele que vem em nome do Senhor!” (Lucas 13.35). Mas, agora, quem em sã consciência poderia chamar Jesus de bendito? Ele não estava apenas morto, mas havia sido pendurado em um madeiro. De acordo com a lei de Moisés, ele havia sofrido a morte do maldito (Deuteronômio 21.23). Mas isso tudo não era o que parecia. Assim como Deus havia descansado após a obra da criação, o Filho de Deus descansou após a obra da redenção. Deus havia descansado após contemplar sua criação e chamá-la de boa. Seu Filho descansou após ter tomado nossa culpa sobre si e declarado: “Está consumado” (João 19.30).

Pode ser que os rituais de descanso daquele sábado tivessem sido iguais aos rituais passados, mas tudo havia mudado. Deus havia feito a obra que seu povo não era capaz de fazer. Agora, eles podiam descansar na obra consumada de Deus. Todos os sábados que eles haviam guardado até aquele dia prefiguravam o descanso espiritual que só lhes poderia pertencer a partir do momento em que seus pecados houvessem sido pagos. O sábado que eles guardaram naquele dia previu o descanso sabático que aguarda a todos nós na vida vindoura (Hebreus 4.9-11). Não me sinto triste quando imagino o mais triste dos dias. Tiro inspiração das mulheres que guardaram os mandamentos de Deus e honraram o sábado mesmo não podendo compreender como seria possível Deus tornar o pranto delas em dança. Elas não sabiam que do outro lado do sábado não haveria corpo algum para enterrar.

Por: Betsy Childs Howard. © Desiring God Foundation.Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Obedience Without Answers

Original: Elas obedeceram sem conhecer a resposta. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Harumi Makida dos Santos. Revisão: Renata Espírito Santo.