Você já morreu hoje? Viver é Cristo, morrer é lucro!

Meu celular tocou no meio do expediente de trabalho. Do outro lado da linha, uma amiga esbaforida, aflita, falava rapidamente o que lhe havia acontecido nos últimos minutos que a deixara totalmente indignada! Uma grave discussão com um familiar bem próximo e amado, e seu coração estava ferido. Ela me dizia: “Como ele pôde falar assim comigo? E além de ter me dito todas aquelas palavras grosseiras e incisivas, havia aquele tom de voz ríspido, acusativo. E, sem falar no momento inapropriado, ele não poderia ter esperado para discutir aquele assunto tão delicado quando tivéssemos voltado das férias? Quando não houvesse ninguém por perto para criticar e se intrometer em nossos assuntos?”. Tudo o que ela me dizia tinha um teor pessoal enorme, ela estava se vendo diminuída pelas palavras daquele familiar, sentiu-se agredida pelo seu tom de voz e ainda ficou envergonhada por estar na presença de outras pessoas. “Que droga!”, ela me disse, “Estou com tanta raiva! Que falta de sensibilidade de me dizer as coisas daquela maneira. Nem parece que tenho alguma importância, estou indignada.” E assim, por alguns minutos, ela falou sem tomar fôlego, incansavelmente relatou sua indignação, sua vergonha, sua raiva, sua ira, seus sentimentos, seu, seu, seu, eu, eu, eu.

Em um tom de voz controlado, tentei lhe dizer que se acalmasse – “Respire fundo”, eu disse: “essas coisas acontecem em todas as famílias; nossos relacionamentos estão corrompidos pelo pecado’’. Mantive a voz mansa e suave, como se somente isso pudesse controlar a agitação da minha amiga. Falei do evangelho, do que ele nos ensina para os momentos de crise, mas ela continuou exaltada, indignada. Após alguns minutos em que disputávamos a vez de falar, eu lhe disse em tom firme e audível: “Amiga, você já morreu hoje?”.

VOCÊ JÁ MORREU HOJE?

Se não podemos fazer do evangelho uma ferramenta viva para ser usada em nossa vida cotidiana é porque o evangelho ainda não é parte de nós. Se lemos as Escrituras e conhecemos o Deus verdadeiro, deveríamos estar aptas, habilitadas a usar em nossa própria vida aquilo que temos aprendido com o evangelho. Sim, sim, eu sei, estamos sujeitas, todos os dias, ao ataque de nossa velha natureza caída e pecadora, somos suscetíveis à ira, à indignação, à lamúria, às discórdias e a tantas outras tempestades de nossa carne.

Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. 2Co 4:16

Parecemos derrotadas, mas não! Não estamos derrotadas quando, dia após dia, (palavrinhas oportunas!) recarregamo-nos espiritualmente com o santo evangelho de Jesus Cristo, que nos corrige, anima, exorta, dirige e educa. Esse Cristo, que nos tirou do mundo das trevas para sua maravilhosa luz, é incansável em nos capacitar pelo seu Santo Espírito a morrermos perseverantemente e a nos revestirmos de Cristo e de sua vitória. No entanto, sabemos que dois corpos não habitam simultaneamente um mesmo espaço, nem precisamos conhecer leis físicas para sabermos disso, pois a experiência nos instrui nesse processo. Temos que nos livrar do velho e sujo homem para podermos nos encher do novo e limpo homem. Aaaaaah! De novo! Não sei como fazer isso! Mas como? Como eu faço isso? COMO?

COMO?

 

Antes de tudo, isso é graça de Deus em nossas vidas. Deus não nos ordena nada que não possamos cumprir. Nós nos dispomos e nos esforçamos, e ele o realiza em nós.

Levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. Porque nós que vivemos somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. 2 Co 4:10-11

Depois de nos tornarmos novas criaturas, precisamos de novas vestimentas, pois as antigas já não nos servem mais, afinal, deixamos para trás o que não nos cabe mais.

 

Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não das que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Cl 3: 1-3

 

Precisamos perceber como é importante a nossa mente, lugar onde nossos pensamentos são produzidos, estar alinhada com a mente de Cristo, pois são os pensamentos que articulam nossas emoções e conduzem o nosso corpo a uma ação. (Rm 12:2; Ef 4:23)

Na prática, isso significa: estou irada agora com tal pessoa, mas posso me livrar desse pensamento quando penso nas coisas de Cristo. Então, esta é a hora de sacar do seu arsenal aquele versículo que você memorizou para os momentos de emergência (e você memorizou, não é mesmo?). A Palavra de Deus tem o poder de esmigalhar nossos pensamentos, originais da natureza caída, e de nos renovar. Simples assim. Estamos falando aqui de substituir os pensamentos, emoções e ações que procedem de nossa carne pelos que vêm do Espírito; sim, aquela antiga briga entre a carne e o espírito.

Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, por ventura, seja do vosso querer. Gl 5:16-17

Não quero me alongar, mas nosso irmão Paulo, o apóstolo, fez longas listas de “substituições”, e todas elas se referem a relacionamentos. Será que Paulo quis chamar a nossa atenção para a área mais delicada e complexa de nossas vidas?

Ovelhas, morrer em Cristo é uma decisão e disposição interior que ganhamos gratuitamente (Ef 2:8-9). Ela vem pela fé, que vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus (Rm 10:17). Esse movimento de a Palavra de Deus entrar em nós é o que nos lava, regenera, dá-nos vida nova para que o velho homem seja esvaziado.

Minha oração é para que possamos ser encontradas escondidas em Cristo no dia de sua volta.

 

Portanto, para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro. Fl 1:21

 

Cristo, a ele toda honra e toda a glória, hoje e sempre.

Para ovelhas curiosas:

Lutando Contra a Incredulidade, de John Piper, Editora Fiel

Sabe aqueles pecados que muitas vezes nem admitimos que temos? Piper nos mostra sua raiz e origem, tampe o nariz e mergulhe!

 

 

Pecados Intocáveis, de Jerry Bridges, Editora Vida Nova

Cansada de lutar contra os pecados tenazes colados em sua alma? Venha aprender com a sabedoria de Bridges o caminho da graça. Como o Espírito Santo tem poder para derrotar nossos pecados. Remédio amargo sempre resulta em cura, dizia minha avó. Ore e siga.

 

 

Evangelho para a Vida Real, de Jerry Bridges, Editora Fiel

Aqui Jerry Bridges nos lembra de quão importante é nos voltarmos para o Evangelho todos os dias. Manso e doce, o Senhor Jesus nos conduz incansavelmente.

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos ao Evangelho.
Original: Você já morreu hoje? Viver é Cristo, morrer é lucro! © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados.