Um tesouro para ser lembrado

Certamente você tem em algum lugar guardado uma fotografia ou talvez um pequeno objeto que lhe traga boas lembranças. Pode ser uma foto com as amigas no ultimo dia de aula da faculdade, ou ainda um velho guardanapo de papel escrito “eu te amo”, ou um cacho de cabelo do primeiro corte feito no seu bebê.

Temos memórias que podem ser acentuadas ou apagadas com o tempo. As boas lembranças, aquelas que nos fazem sentir bem, desejamos mantê-las vivas para desfrutarmos desses sentimentos saborosos. No entanto, temos as más lembranças, algumas amargas outras azedas que, por vezes, nos fazem sentir culpa ou temor, ou outra sensação tão desagradável que rejeitamos qualquer coisa que possa nos trazer a mínima memória delas.

As Escrituras nos mostram modelos para retermos o que importa, mas também nos fala para desprezarmos aquilo que pode nos desviar da graça de Deus.

Retendo o que é bom

O Senhor nos instrui que, em todo o tempo, devemos ter a sua Palavra guardada em nossos corações; isso é o mais importante, é o nosso sustento diário, o que nos mantém no caminho reto, que protege nossos afetos e guarda os nossos corações de secarem.

Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.

Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos.

E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.

Guarda-te, para que não esqueças o SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.

Diligentemente, guardarás os mandamentos do SENHOR, teu Deus, e os seus testemunhos, e os seus estatutos que te ordenou.

Deuteronômio 6.6-9.12.17

Quanta insistência de nosso Senhor! Temos que aprender desde pequenos, mas em que momentos? No seu dia a dia, enquanto você cozinha ou leva seus filhos à escola, em todo o tempo, ensina, repete, repete, repete da hora que acorda à hora de dormir. Como? Com diligência, fale a Palavra quando estiver com vontade, mas também quando estiver cansada e sem vontade. A Palavra de Deus estará visível para você e para quem observa você, ou a sua família, ou a sua casa. Você deve ser a carta viva que Paulo citou em 2 Coríntios 3.2-3, em cujo coração a Palavra de Deus deve estar escrita. Simples assim! Esforça-te! Ora e segue, ovelha. O Senhor é fiel e é contigo, te fará prosperar na memorização dessas letras.

Lembrando para adorar

Com o coração transbordante de gratidão por quem o Senhor é e pelo o que tem feito em nossas vidas, nossa adoração se manifesta. Adorar a Deus requer conhecer quem ele é. Conhecer demanda convívio, tempo. Enquanto estamos andando com o Senhor, ele mesmo imprime em nós os efeitos da experiência de saber quem ele é. Nas grandes libertações que o Senhor deu ao seu povo, ele ordenou que fizessem um memorial que despertasse a curiosidade das próximas gerações de indagarem o significado daquele marco. O nosso Senhor deve ser lembrado para ser adorado.

Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como solenidade ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.

Quando vossos filhos vos perguntarem: Que rito é este?

Respondereis: É o sacrifício da Páscoa ao SENHOR, que passou por cima das casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios e livrou as nossas casas. Então, o povo se inclinou e adorou. Êxodo 12.14.27-28

 

A presença do Senhor no meio do seu povo deve ser temida pelos inimigos, por isso também foi ordenado o memorial dos grandes feitos que o Senhor fez por nós, afinal, o Senhor dos exércitos é quem vai à nossa frente, batalhando as nossas lutas.

E cada um levante sobre o ombro uma pedra, segundo o número das tribos dos filhos de Israel, para que isto seja por sinal entre vós; e, quando vossos filhos, no futuro, perguntarem, dizendo: Que vos significam estas pedras?

Fareis saber a vossos filhos, dizendo: Israel passou em seco este Jordão. Para que todos os povos da terra conheçam que a mão do SENHOR é forte, a fim de que temais ao SENHOR, vosso Deus, todos os dias. Josué 4.5-6.22-24

 

Lembre-se de esquecer

Lembrar os grandes feitos do Senhor nos causa avivamento, porém, muitas vezes, nossa memória não é compassiva, mas ardilosa, nos faz recordar de coisas que nos abatem os afetos e assaltam a nossa confiança na graça futura. Avante, ovelha, nosso Senhor é misericordioso e, muitas vezes, ele nos instrui a olharmos para frente e a deixarmos para trás aquilo que não nos serve mais. É lá na graça futura (como diria John Piper) onde devemos colocar o foco do nosso olhar e deixar que o nosso coração descanse.

Quero trazer à memoria o que me pode dar esperança.

As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.

A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio. Lamentações 3.22-26

É em Jesus Cristo que temos nossa viva esperança para prosseguirmos nossa caminhada, é nele que temos forças renovadas e dele recebemos a graça suficiente para não esmorecermos, em Cristo morremos e ressuscitamos para nova vida.

Mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3.13-14

Lembre-se de esquecer-se daqueles pecados que, após arrependimento e confissão, já foram perdoados porque o Senhor mesmo os apagou e os esqueceu:

Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro. Isaias 43.25

E, finalmente, quero lembrá-la de que devemos nos confortar com a esperança em nossa morada futura, neste lugar onde não teremos lembranças amargas nem tão pouco azedas que nos causem medo, tristeza ou culpa.

Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas. Isaias 65.17

Criando o seu próprio memorial

Gostaria de incentivá-la a criar o seu próprio memorial, um conjunto de pequenas coisas que podem conter desde palavras, versículos e fotos, até objetos que lhe sirvam de recordação de quem o Senhor é, do que o nosso Senhor fez por você e pelos seus amados, das grandes vitórias de lutas passadas que o Senhor venceu por você, e que coloque os seus pensamentos no lugar onde devem estar: no alto, onde Cristo vive assentado à direita de Deus.

Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra.

 

 

Versículo citado no texto:

Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações. 2 Coríntios 3.2-3

Por: Renata Gandolfo. © 2017 Voltemos ao Evangelho . Website: voltemosaoevangelho.com . Traduzido com permissão.

Original: Um tesouro para ser lembrado. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados.