Mulheres, dons e serviço

Trecho extraído do livro: Gloria Furman e Kathleen Nielson, Ministério de Mulheres

 

Mulheres em contextos complementaristas, muitas vezes, discutem sobre a questão de haver ou não um lugar para os seus dons na igreja. Esse capítulo tem como objetivo apresentar um esmagador e enorme encorajador ‘sim!’ em resposta a essa pergunta – juntamente com um chamado a homens e mulheres para cultivarem e apoiarem os dons das mulheres de forma mais plena e frutífera dentro de suas congregações locais.

Gloria e eu (Kathleen) trabalhamos juntas neste capítulo, primeiramente distribuindo um questionário simples para dezoito mulheres em vários cargos de ministério dentro de congregações com uma base bíblica sólida, onde somente homens servem como presbíteros e pregam nos cultos. Essa não é nenhuma pesquisa científica, mas estamos felizes que as onze entrevistadas reais representem seis denominações diferentes (incluindo igrejas independentes), regiões diversas dos Estados Unidos e seis diferentes países. Elas são líderes de estudo bíblico, diretoras de ministérios de mulheres e esposas de pastores envolvidas no ministério de mulheres. Buscamos reunir a partir dessas mulheres (e de muitas outras mais informalmente, no curso de nossas próprias viagens e ministérios) um vislumbre de como as mulheres estão servindo na igreja e como a igreja pode encorajá-las a servirem mais e de forma mais frutífera. Algumas mulheres nos deram permissão para citá-las – e nós o faremos. Somos gratas a todas as mulheres que compartilharam conosco seus pensamentos sobre esse importante tema.

O tema de como as mulheres usam seus dons na igreja exige mais espaço do que um capítulo permite. Nosso objetivo é oferecer um vislumbre encorajador – primeiro, conforme faço a pergunta: Como o ministério entre mulheres está acontecendo agora? E, em seguida, conforme a Gloria faz a pergunta: Como a igreja pode incentivar um ministério cada vez mais frutífero entre as mulheres?

Como o ministério entre mulheres está acontecendo agora

Resposta 1: Tal Como Acontece em Qualquer Lugar

Muitas mulheres colocam esse ponto primeiro – e ele deve certamente vir em primeiro lugar. Mulheres são, primeiramente e, acima de tudo, seres humanos criados à imagem de Deus e criados junto com os homens para serem fecundos, multiplicarem-se, encherem a terra, sujeitá-la e terem domínio sobre ela. Gênesis 1 vem em primeiro lugar. Todo ser humano é criado para ouvir e obedecer à Palavra de Deus e, assim, de fato, homens e mulheres, meninos e meninas devem estar todos juntos aprendendo e vivendo as Escrituras. Entre todo o seu povo, Deus distribui generosamente dons e talentos, conhecimento e sabedoria, inteligência e habilidade, tudo para sua glória e para o bem do corpo de Cristo.

Uma boa parte dos relatos sobre o que as mulheres estão fazendo é simplesmente o que os cristãos em geral deveriam estar fazendo: estudando e compartilhando a Bíblia com outros, participando no ministério de música, evangelismo, berçário, discipulando outros, ajudando idosos ou pessoas com deficiência, orando com os outros, visitando doentes, trabalhando com finanças ou administração, projetando ou organizando os boletins, preparando ou servindo refeições. Nenhum de nós pode fazer todas essas coisas em todos os momentos, mas todos os crentes compartilham o chamado para partilhar nossos dons com as outras ovelhas no rebanho e com as ovelhas que estão sendo chamadas para se juntar ao rebanho.

O fato de que o ensino autoritativo/ papel governante dos presbíteros deva ser preenchido por homens qualificados (1 Timóteo 2.12; 5.17) coloca uma guarda em torno desse canal particular de serviço e abre os outros canais por meio dos quais homens e mulheres são igualmente chamados a usar seus dons para servir. Há perigos em todas as direções, é claro: não apenas de que possamos perder o ensino claro da Escritura, mas também de que, no processo de mantê-lo, possamos acrescentar a ele, ou de que as importantes restrições bíblicas sobre um único canal, de alguma forma pudessem minimizar o valor dos outros canais. A maioria das mulheres que encontro se deparou pessoalmente com esses perigos de uma forma ou de outra, assim como eu.

O que queremos destacar aqui, no entanto, são as histórias que não são contadas vezes suficientes: as histórias de um bom e frutífero ministério entre mulheres. Essas histórias estão à nossa volta; talvez elas não sejam muitas vezes contadas simplesmente porque as pessoas nelas estão ocupadas dando continuidade a elas. A maioria das entrevistadas com o nosso questionário não confirma um perfeito equilíbrio de tensões dentro de suas congregações, mas um envolvimento saudável das mulheres em múltiplos canais de serviço. Se você visitasse muitas das reuniões da igreja, você veria tanto mulheres quanto homens cumprimentando, ou talvez conduzindo as pessoas, ou cantando, ou lendo a Escritura, ou dando testemunhos, ou sendo citados nos boletins como líderes de vários ministérios e comitês. Ministérios complementaristas totalmente engajados não são apenas possíveis; eles estão acontecendo em muitas áreas, e é bonito quando as partes trabalham juntas. É de partir o coração quando não o fazem. Há muito espaço para crescimento, como veremos. Mas há muita vida vibrante para relatar.

Como o ministério entre as mulheres está acontecendo agora? Em primeiro lugar, tal como acontece em qualquer lugar. Mulheres e homens estão juntos nisso, como seres humanos criados por Deus e chamados a segui-lo de acordo com a sua Palavra.

Por: Gloria Furman e Kathleen Nielson. © Editora Fiel. Website: editorafiel.com.br . Traduzido com permissão. Todos os direitos reservados.