Mulher, qual dieta você tem seguido?

“Gostaria, pois, que soubésseis quão grande luta venho mantendo por vós, […]tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.”

Colossenses 2.1-3

Uma conversa sobre o que você não imagina

Ovelha, amiga, há algum tempo, venho pensando em como lhe dizer algumas coisas que vêm me preocupando, mas não sei exatamente como ser clara e não ser indelicada.

Recentemente, alguém me falou que assistiu a um filme e ficou impressionada, no caso, mal impressionada, tão mal impressionada que seu sono se perdeu nos pensamentos atormentados pelas imagens apreendidas do filme.

Com o que você tem alimentado a sua mente?

Que tipo de informação você tem dado para o seu cérebro criar pensamentos?

Nossa mente cria imagens quando recebemos informações, sejam essas informações lidas, ouvidas ou vistas. Quando, por exemplo, você escuta a palavra casa, sua mente transforma esse sinal (feito de texto) em um significado e produz uma imagem. Assim como, quando você lê um texto, sua mente produz em seu pensamento uma imagem do que está lendo.

 

Imagens impressionam

Imagens ficam impressas[1] em nossa mente e nos ajudam a memorizar as informações que recebemos. As imagens são capazes de nos transmitir sensações que nos remetem a emoções que intensificam as impressões em nós.

Horas em frente às telas do computador, da televisão, do celular produzem imagens que são introduzidas em nossa mente e “bem-vindo à vida irreal!”

O mundo está nos intoxicando com imagens irreais e mentirosas, e estamos nos deixando navegar nessas águas imundas, ou pior que navegar, estamos submersas nas profundezas de águas estagnadas.

“Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor” (2Co 6.14-17a)

Ovelhas estão assistindo às novelas seculares, escolas terríveis, que ensinam todos os tipos de torpezas do mundo das trevas, permitindo que suas mentes absorvam traições, desfalques financeiros, crimes, imoralidades de todos os tipos. Há também os seriados de mortos-vivos, vampiros, que exibem vários tipos de envolvimento entre vivos e mortos, seres fictícios com seres humanos (criados à imagem e semelhança de Deus). Sem falar em outras séries que mostram somente o mal que há em nós, induzindo mentes infantis à tamanha desesperança que as torna capazes de tirar a própria vida.

Socorro!

“E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis.” (Cl 1.21-22)

Experimente

Quando você lê a palavra céu, qual imagem é formada em sua mente? Essa imagem tem um tamanho? Tem uma cor? Há nuvens no céu que você imaginou? No seu céu é noite ou dia? Essa imagem a faz sentir sensações ou emoções? Ela tem um cheiro específico? Para onde a levam as emoções que você sente?

A leitura permite treinar sua mente para imaginar[2], meditar e pensar, no entanto, não temos tempo de ler ou de ouvir uma boa história porque usamos a maior parte de nosso tempo para ver imagens prontas, então sentimos apenas cócegas em nosso ânimo, e nossa mente permanece no atoleiro de imagens seculares, criadas para nos desviar da verdade.

Perceba que, quando recebemos imagens prontas, nos tornamos indolentes e preguiçosas, e deixamos de aprender e de treinar nossas mentes para formar imagens a partir de nossa cosmovisão, com recursos próprios que acumulamos em nossa história de vida.

Renovando, repensando, reimprimindo

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12.1-2

Ovelha, você que foi resgatada (Lembra? Fomos resgatadas.) pelo precioso sangue de Jesus Cristo; onde você tem mergulhado a sua mente? Desculpe a objetividade, mas se você tem passado mais tempo em frente às “telas” do que tem ficado imersa no Livro da Vida, você terá problemas em viver uma vida piedosa. Você terá dificuldade de seguir a carreira progressiva da santificação[3]. Você não está mantendo sua lâmpada cheia com óleo, e preciso lembrá-la de que Jesus está voltando e que você não vai querer ficar fora dessa festa, ovelha, não vai mesmo querer ficar fora!

“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.” (Cl 3.1-3)

Querida ovelha, meu receio é que nossas mentes tenham tantas tatuagens impressas pelo mundo que não sobre tempo nem espaço para imprimirmos em nossas mentes e corações a perfeita lei do Senhor que vem pelo nosso entendimento[4]. É óbvio que, se você ficar 4 horas por dia imersa no emaranhado das redes sociais, você terá que, no mínimo, ficar outras 4 horas mergulhada na Palavra de Deus, lavando a sujeira jogada no seu cérebro para que a sua mente seja capaz de ser renovada.

“Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças. Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo.” (Cl 2.6-8)

O inimigo de nossas almas está usando toda essa má impressão para perturbar o nosso coração e nos afundar em depressões e outros tipos de insanidades mentais.

Acorde, ovelha! Nós somos a carta viva que muitas vezes será a única leitura que um incrédulo vai ler. Nós somos a carta impressa de Jesus que aqueles que estão do lado de fora do Reino poderão ler! Você e eu somos o bom perfume de Cristo para que as pessoas ao nosso redor possam conhecer quem é o Senhor a quem servimos. Sras. Embaixadoras de Cristo, honremos o nome que é nossa bandeira.

“Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações.” (2Co 3.2-3)

Você está preparada para renovar a sua imaginação?

“E vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.” (Ef 4.23-24)

Leia a Palavra, medite nela, compartilhe o que aprendeu com aquela ovelha que Deus colocou andando ao seu lado. Escute a Palavra. Deleite-se no Senhor. Deixe Cristo ser o centro de sua vida. Vamos ficar mais tempo com o Senhor, moldando nossas mentes à mente de Cristo. Vamos usar nosso valioso tempo para estarmos diante do trono do Todo-Poderoso. Mas se você está tendo dificuldade em manter-se longe das tentações, não esmoreça, peça ajuda; Deus não despreza os abatidos e de coração contrito.[5]

Não dê espaço para a sua mente ser secularizada, asfixiada e desintegrar-se nos descaminhos desta era.

“Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” (Cl 3.16-17)

Avante, ovelha!

SDG

[1] Imprimir verbo: 1. marcar ou ser marcado (sinal, figura etc.) sobre algo, por meio de pressão. “imprime com o sinete as próprias iniciais”; 2. Gráf transferir os dizeres e/ou imagens contidos em fôrmas tipográficas, clichês, gravuras etc., marcando (em papel ou em outra superfície), com ou sem tinta, por meio de pressão exercida por máquina apropriada. “imprime um cartaz”

[2] Imaginar verbo: 1. formar imagem mental de (algo não presente); idear. “imaginar situações românticas”; 2. descobrir, criar (algo abstrato); idear, inventar. “imaginar um enredo”; 3. fazer ideia de (algo, alguém ou de si mesmo); visualizar(-se). “não consigo imaginar tal cena”; 4. conceber ideia (sobre algo, alguém ou sobre si mesmo) de; julgar(-se), supor(-se), presumir(-se). imaginava as coisas diferentemente”; 5. pensar insistentemente (em); cismar, considerar. “ficava a imaginar no que tinha feito”

[3]  Lucas 13.23-24 E alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que são salvos? Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.

[5] Isaías 57.15 Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com . Traduzido com permissão. Fonte: Mulher, qual dieta você tem seguido?. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados..