10 planos de leitura bíblica e orante

“É absolutamente necessário, a fim de que a felicidade no Senhor possa continuar, que as Escrituras sejam lidas regularmente. Nós devemos especificamente, com regularidade, ler as Escrituras sequencialmente e não escolher um capítulo aqui e outro ali. Se fizermos assim, seremos sempre anões espirituais. Eu digo isso a vocês carinhosamente. Durante os primeiros quatro anos depois da minha conversão eu não fiz nenhum progresso porque eu negligenciei a Bíblia. Mas quando eu li regularmente através da Bíblia toda. eu imediatamente progredi. Então minha paz e alegria continuaram mais e mais. Eu tenho feito isso há 47 anos. Eu li a Bíblia inteira aproximadamente 100 vezes e eu sempre acho revigorante. Assim minha paz e alegria têm aumentado mais e mais.” (D. L. Moody)

2023 está chegando e, de costume, planejamos o que iremos fazer no próximo ano. Porém, conforme ressalta John Piper no artigo Um Apelo de Ano Novo: Planeje!, nós precisamos planejar tanto as nossas necessidades físicas quanto as espirituais. Assim, queremos incentivá-lo a ler a Bíblia durante o próximo ano.

Pensando nisso trazemos algo novo neste ano. Iremos fornecer dois tipos de plano de leitura: bíblica e orante. A leitura bíblica irá focar mais em ler trechos maiores das Escrituras, buscando ler a Bíblia inteira ou parte dela em certo período de tempo. A leitura orante tem como alvo pautar e enriquecer a oração, por isso ela foca na leitura diária do livro dos Salmos e de outras orações da Escritura.

2 Planos de Leitura Orante

O objetivo da leitura orante não é somente ler o trecho selecionado, mas refletir sobre ele e torná-lo seu, usá-lo como base de sua oração pessoal a Deus. Desta forma, ela irá auxilia-lo a adquirir um vocabulário bíblico de oração e orar com as próprias palavras inspiradas de Deus.

Com dúvida de como fazer, confira estas duas postagens:

  1. Como orar um salmo
  2. 6 dicas para ler os Salmos devocionalmente

Plano de Leitura Orante dos Salmos

Pensar que Deus inspirou orações é algo incrível. Deus não só inspirou o que ele queria falar conosco, mas inspirou o que nós deveríamos falar para ele. Você tem dificuldade de orar? Não sabe o que pedir? Não sabe como pedir? Bom, seu Pai inspirou um livro inteiro chamado Salmos recheado de diversos tipos de orações (louvores, ações de graças, súplicas, confissões). Então, aprenda a orar com a própria Bíblia e leia um (semestral) ou dois (trimestral) salmos por dia e os torne sua oração.

Sugiro que invista 10 minutos do seu dia para esta devocional diária. Mas, caso perca algum dia, o plano tem 25 dias de leitura por mês para que você consiga recuperar sua devocional.

Plano de Leitura Orante Quadrimestral

Desenvolvi este plano para que pudéssemos aprender a orar não somente com os salmos, mas também as demais orações na Bíblia. Selecionei 50 das principais orações ou trechos sobre oração, desde a intercessão de Abraão por Sodoma até o simples “Maranata, vem Senhor Jesus!”, passando pelas orações de Paulo (importantíssimas para aprendermos sobre o que orar uns pelos outros, conforme D. A. Carson ensina no excelente livro Um chamado à reforma espiritual). Também encaixei estrategicamente 28 trechos que ensinam sobre oração e coloquei entre parênteses junto à oração principal a fim de ensinar e reforçar algo daquela oração (sugiro que leia o texto suplementar antes). Sugiro que invista 10 minutos do seu dia para esta devocional diária.

Sugiro que invista 10 minutos do seu dia para esta devocional diária. Mas, caso perca algum dia, o plano tem 25 dias de leitura por mês para que você consiga recuperar sua devocional.

8 Planos de Leitura Bíblica

Separamos 8 planos de leitura bíblica e listei aqui pela ordem de dificuldade. Se você é um novo convertido, considere comprometer-se com o “Plano de Leitura para Novos Convertidos”, pois possui só 30 dias e irá dar uma visão geral da Bíblia para você. Após, considere ler o Novo Testamento em 6 meses com o “Plano de Leitura do Novo Testamento” ou em um ano com o “Plano de Leitura do Novo Testamento 5×5”. Se você já é um cristão mais maduro na fé, mas está com dificuldade de manter o hábito da leitura, considere o “Plano de Leitura Bíblica Diário de Discipulado”, que possui pausas e dias de reflexão. Se você já é um cristão maduro na fé com o hábito regular de leitura, considere os demais planos.

Plano de Leitura para Novos Convertidos

Com este plano elaborado pelo pastor Garret Kell, em 30 dias, com uma leitura diária, você terá um quadro geral da história da Bíblia. Exemplo: Dia 1 – Gênesis 1.1–3.19 – A Criação e a Queda da Humanidade

Este plano é ideal para discipular novos convertidos, pois dá a oportunidade de explicar um breve panorama da história e doutrinas bíblicas. É claro que há muito que fica de fora, mas é um ótimo lugar para começar. Você levará cerca de 7-10 minutos para fazer sua leitura diária.

Plano de Leitura do Novo Testamento 5×5

Com este plano elaborado pelo Discipleship Journal, em um ano você lerá o NT inteiro uma vez, com 1 leitura diária de 5 minutos, 5 vezes por semana, com pausa e em uma sequência intercalada dos livros neotestamentários. Exemplo: Semana 4: Mc 16; At 1; At 2; At 3; At 4.

Este plano é ideal para quem está começando. Com apenas 5 minutos e somente 5 vezes na semana, você conseguirá ler o todo o NT. Os evangelhos estão distribuídos na leitura, tornando-a, assim, menos repetitiva no começo.

Plano de Leitura do Novo Testamento

Com este plano modificado da ESV Outreach Bible, em seis meses você lerá o NT inteiro uma vez, com 1 leitura diária, sem pausa e em uma sequência canônica dos livros. Exemplo: Dia 1 – Mt 1‐2.

Este plano é ideal para quem está começando e deseja algo um pouco além do plano 5×5. Você levará cerca de 5-7 minutos para fazer sua leitura diária.

Plano de Leitura Bíblica Diário de Discipulado

Elaborado por Mark Bogart e Peter Mayberry para o Discipleship Journal, em um ano você lerá a Bíblia inteira uma vez, com 2 leituras diárias, pausa e em uma sequência intercalada dos livros bíblicos. Exemplo: Dia 1 – Gn 1-2; Sl 1 | Dia 22 – Mc 1-3; Sl 17.

Este plano é o meu favorito por três vantagens: possui somente 25 dias de leitura por mês (ou seja, se você perdeu um dia é mais fácil recuperar), possui leitura de um livro por vez (fica confuso ler 4 porções de diferentes lugares por dia) e possui uma leitura devocional nos Salmos ou Provérbios ou Isaías. Os pontos fracos deste plano é que se você é um leitor regular irá ficar, em média, 5 dias no mês sem uma leitura para fazer. Além disso, como tem duas leituras distintas, recomendo fazer uma pela manhã e outra pela noite. Você levará cerca de 7-10 minutos para fazer sua leitura diária.

Plano de Leitura Bíblica Capa-a-Capa

O plano de leitura capa-a-capa irá fazer exatamente isso, ajudá-lo a ler a Bíblia, com 1 leitura diária e sem pausa, da primeira a última página na sequência de nossas Bíblias atuais. Exemplo: Dia 1 – Gn 1-3.

O ponto forte deste plano é que você seguirá a ordem de nossas Bíblias modernas e terá uma noção melhor da estrutura e história de cada livro bíblico. Por outro lado, pode ser que você tenha dificuldade de ficar um longo período em um estilo literário da Bíblia ou impactar em Levíticos (é tão inspirado quando quanto os Salmos, ok?). Você levará cerca de 10-15 minutos para fazer sua leitura diária.

Plano de Leitura Bíblica Cronológica

Com este plano elaborado pelo ministério Back to the Bible, você lerá em um ano, com uma leitura diária e sem pausa, a Bíblia inteira em ordem cronológica. Exemplo: Dia 165 – 1Re 8, 2Cr 5 | Dia 166 – 2Cr 6‐7, Sl 136.

O ponto forte deste plano é que você terá uma noção melhor da história da redenção, mas ao custo da coesão literária de cada livro bíblico. Lembre-se, Deus não inspirou uma teologia sistemática ou um livro histórico moderno. Os livros da Bíblia possuem gêneros literários diferentes e devem ser compreendidos dentro de sua própria estrutura e beleza. Porém, é sempre bom saber quando certo Salmo foi escrito ou em que época Isaías viveu e profetizou. Você levará cerca de 10-15 minutos para fazer sua leitura diária.

Plano de Leitura Bíblica M‘Cheyne

Com este clássico plano elaborado por Robert Murray M’Cheyne você lerá em um ano 1x o AT e 2x os Salmos e o NT, em 4 leituras diárias diferentes em uma sequência intercalada dos livros da bíblia. Exemplo: Dia 1 – Gn 1; Mt 1; Ed 1; At 1.

Este plano é ideal para quem gosta de ler de vários trechos da Bíblia, intercalar AT e NT e já possui o hábito da leitura regular da Bíblia. O ponto fraco deste plano é que se você for ler tudo de uma vez pode ser confuso manter a progressão literária e histórica de 4 livros da Bíblia ao mesmo tempo. Por isso, sugiro dividir a leitura em 4 momentos no dia (manhã, almoço, tarde, noite). Você levará cerca de 15-20 minutos para fazer sua leitura diária.

Plano de Leitura Bíblica M‘Cheyne-Carson

D. A. Carson modificou o plano de M’Cheyne para dois anos. Assim, você lerá em dois anos 1x o AT e 2x os Salmos e o NT, em 2 leituras diárias diferentes em uma sequência intercalada dos livros da bíblia. Exemplo: Dia 1 – Gn 1; Mt 1.

Este plano é ideal para quem gosta de intercalar AT e NT e irá se comprometer com um plano de 2 anos. O ponto fraco deste plano é que se você for ler tudo de uma vez pode ser confuso manter a progressão literária e histórica de 2 livros da Bíblia ao mesmo tempo.Por isso, sugiro dividir a leitura em 2 momentos no dia (manhã, noite). Você levará cerca de 7-10 minutos para fazer sua leitura diária.

Aplicativo YouVersion

O aplicativo da Bíblia YouVersion também possui diversos outros planos de leitura bíblica, caso você use um aplicativo para ler.

Preencha o formulário para receber

Plano de Leitura Bíblica*
Consentimento*

Dicas

Tratamos anteriormente sobre as formas erradas de se ler a Bíblia. Uma delas, talvez a mais comum, é a A Abordagem Mina de Ouro: ler a Bíblia como uma mina vasta, cavernosa e sombria, onde ocasionalmente tropeça-se em uma pedra de inspiração. Resultado: leitura confusa. Ler a Bíblia assim provavelmente o levará ao desânimo quando chegar em Levíticos ou Números, por exemplo. Mas lembre-se: a Bíblia não é chata; avatar é chato!

Outra abordagem comum é A Abordagem Heróica: ler a Bíblia como um hall da fama moral que dá um exemplo após outro de gigantes espirituais que devem ser imitados. Resultado: leitura desesperadora. Se você lê a passagem que Davi mata Golias e tudo o que você medita sobre isso é como você irá vencer os gigantes de sua vida, você precisa parar de ler a Bíblia (especialmente o Antigo Testamento) de forma biográfica moralista.

Além dos artigos mencionados acima, aconselhamos a leitura dos artigos Como Interpretar a Bíblia e 5 formas de não ler a Bíblia

Escolha um momento e um lugar

Algumas pessoas tem a visão errônea de que tudo que é feito motivado por amor não pode ser feito em forma de uma rotina. É como dizer que o maratonista que treina todo dia não ama o que ele está fazendo.

Duas dicas: (1) planeje seu horário de devocional e, através da repetição, transforme isso em um bom hábito. Lembre-se: o diabo vence nossa devocional antes mesmo de acontecerem por não planejarmos; (2) Ore antes de ler (não se esqueça que compreender corretamente as Escrituras é uma obra sobrenatural do Espírito Santo, então você precisa tanto se esforçar para entender corretamente o texto como orar) – John Piper recomenda que oremos o IDDS:

Inclina-me o coração aos teus testemunhos (Salmos 119:36)

Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei. (Salmos 119:18)

Dispõe-me o coração para só temer o teu nome. (Salmos 86:11)

Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias. (Salmos 90:14)

O puritano Thomas Watson fornece mais dicas valiosas aqui.

Se você está preocupado com qual tradução usar, confira a resposta de Augustus Nicodemus. Minhas sugestão pessoal é: comece com a ARA (Almeida Revista e Atualizada) ou a NVI (Nova Versão Internacional) e a cada ano leia em uma tradução diferente (lembrando que tem Bíblias que são paráfrases e não traduções, conforme (Piper ressalta neste vídeo).

Por: Vinicius Musselman. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: 10 planos de leitura bíblica e orante para 2018.