14 de Dezembro – Deus torna a sua aliança real para o seu povo

Deus torna a sua aliança real para o seu povo

Versículo do dia: Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas. (Hebreus 8.6)

 

Cristo é o Mediador de uma nova aliança, de acordo com Hebreus 8.6. O que isso significa? Que o seu sangue — o sangue da aliança (Lucas 22.20; Hebreus 13.20) — comprou o cumprimento das promessas de Deus para nós.

Significa que Deus opera nossa transformação interior pelo Espírito de Cristo.

E significa que Deus opera toda a sua transformação em nós por meio da fé em tudo o que Deus é para nós em Cristo.

A nova aliança é comprada pelo sangue de Cristo, aplicada pelo Espírito de Cristo e apropriada pela fé em Cristo.

O melhor lugar para ver Cristo agindo como o Mediador da nova aliança está em Hebreus 13.20-21:

Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança [essa é a compra da nova aliança], vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!

As palavras “operando em vós o que é agradável diante dele” descrevem o que ocorre quando Deus escreve a lei em nossos corações na nova aliança. E as palavras “por Jesus Cristo” descrevem Jesus como o Mediador dessa gloriosa obra da graça soberana.

Portanto, o significado do Natal não é apenas que Deus substitui as sombras pela realidade, mas também que ele toma a realidade e a torna real para o seu povo. Deus a escreve em nossos corações. Ele não abaixa o seu presente de Natal da salvação e transformação para que você consiga pegá-lo em sua própria força. Deus toma o presente e o coloca em seu coração e em sua mente, e sela você para que seja um filho de Deus.

Por: John Piper. © Desiring God – Solid Joys

Original: 14 de Dezembro – Deus torna a sua aliança real para o seu povo. © 2017 Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: MinisterioFiel.com.br. Tradução: Camila Rebeca Almeida. Revisão: Vinicius Musselman. Narração: Emílio Garofalo Neto.

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato ou canal, desde que adicione um link para esta postagem, não altere o conteúdo original e não venda o material ou acesso ao material.

Promova a Alegria Inabalável em seu blog/site. Clique aqui e pegue o código.