um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

Para 2018: Devocional Semanal do Catecismo Nova Cidade

Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas. (Dt 6.6-9)

Nós amamos catecismos (os que condensam os ensinos das Escrituras, claro)! São ferramentas históricas e pedagógicas fantásticas. Neste ano, a Editora Fiel lançou o “Catecismo Nova Cidade”, distribuído gratuitamente para todos os participantes da Conferência Fiel 2017. O vídeo abaixo apresenta um pouco mais sobre o catecismo:

Infelizmente, a nossa geração perdeu essa prática. Tim Keller, no “Devocional do Catecismo da Cidade”, escreve:

No presente, a prática da catequese, especialmente entre os adultos, foi quase completamente perdida Os programas modernos de discipulado concentram-se em práticas como estudo bíblico, oração, comunhão e evangelismo, e, algumas vezes, podem ser superficiais no que diz respeito à doutrina. Em contraste, os catecismos clássicos levam os estudantes a examinar o Credo Apostólico, os Dez Mandamentos e a Oração do Senhor — um perfeito equilíbrio entre teologia bíblica, ética prática e experiência espiritual. Ademais, a disciplina catequética da memorização leva os conceitos mais para o fundo do coração e, naturalmente, faz com que os estudantes sejam mais responsáveis em dominar a matéria do que nos cursos típicos de discipulado. Finalmente, a prática de formular perguntas e respostas leva os instrutores e os alunos a um processo naturalmente interativo e dialógico de aprendizado.

Em suma, a instrução catequética é menos individual e mais comunitária. Os pais podem catequizar seus filhos. Os líderes de Igreja podem catequizar os novos membros com catecismos menores e os novos líderes com catecismos mais extensos. Devido à riqueza do material, as perguntas e respostas catequéticas podem ser integradas ao próprio culto público, em que a Igreja, como corpo, confessa sua fé e responde a Deus com louvor.

Como perdemos a prática da catequese nos dias de hoje, “é extremamente comum que as marcas das congregações evangélicas atuais se caracterizem por pequenas pinceladas superficiais da verdade, noções confusas sobre Deus e piedade, e negligência na reflexão acerca das questões da vida — quanto a profissão, comunidade, família e Igreja”.

Devocional Catequético Semanal

Nos anos anteriores, o Ministério Fiel e o Voltemos ao Evangelho proporcionaram devocionais diários (Spurgeon e Piper – que continuaram a serem enviados diariamente para quem os assinar). Então, em 2018, queremos fazer algo diferente: um devocional catequético semanal. Toda segunda, a Comunidade Fiel (aqueles que se inscreverem através do formulário abaixo) irá receber por e-mail o Devocional do Catecismo Nova Cidade, que, além das perguntas e respostas, contém um versículo bíblico, dois comentários e uma oração para aprofundamento e reflexão.

O devocional será enviado somente por e-mail (para uso somente dessa forma), então inscreva-se no formulário abaixo. Ah, e para todos que se inscreverem, enviaremos um PDF com todas as perguntas e respostas para você imprimir e treinar a memorização e uma apresentação em PowerPoint para você projetar no culto ou classe.

Como você planeja utilizar o Catecismo Nova Cidade em 2018? Pessoal? Discipulado? Pequenos Grupos? Com seus filhos? Deixe seu comentário abaixo.

Catecismo Nova Cidade: Devocional

Conheça a Versão Impressa

Se você desejar, você pode obter a versão impressa do devocional, com as perguntas e respostas e o material complementar, na Editora Fiel. A qualidade do livro impresso ficou maravilhosa. Clique no botão para saber mais.

Divulgue

Ajude-nos a promover este conteúdo, a fim de que mais pessoas desfrutem deste material, compartilhando no Facebook, WhatsApp, Twitter, Google+ ou E-mail (basta clicar na rede social desejada).

Apoie

Desejamos disponibilizar este recurso de outras formas, como:

  1. Site exclusivo
  2. Aplicativo
  3. Áudio
  4. Vídeo

Porém, para isso, precisamos da sua ajuda. Nosso orçamento para todos esses projetos está em R$ 50.000. Pode parecer muito, mas se 1.000 pessoas doarem R$50 cada, alcançaremos a nossa meta. Se você deseja contribuir, acesse nossa página de doação.

Nosso sincero agradecimento por nos ajudar a igreja de Cristo, promovendo e apoiando recursos fiéis à Palavra de Deus.

6 Comentários
  1. Joao Sousa Diz

    Pessoal

  2. André Cardoso de Souza Diz

    Não consigo baixar

  3. Paulo Martins Diz

    Me cadastrei, verifiquei no spam e nada!

  4. Rafa Inacio Diz

    Olá,

    Estudarei com a família em culto familiar e para evangelização em um grupo de se reúne em minha casa.

  5. […] Nova Cidade foi recentemente traduzido e publicado pela Editora Fiel e durante o ano de 2018 será disponibilizado na forma de devocionais semanais pelo Voltemos ao Evangelho. Trata-se de um documento com perguntas […]

  6. Thagore Diz

    Sou recém-casado e pretendo utilizar o catecismo no culto familiar com a minha esposa.

Comentários estão fechados.