O campo de treinamento na sã doutrina

Há mais de uma década tenho feito resenhas de livros que são de particular interesse para os cristãos. Embora a grande maioria dos títulos que analisei sejam obras sadias fundamentadas em princípios bíblicos, sou muito mais conhecido por aquelas resenhas ocasionais dos piores livros do mundo cristão. Infelizmente, esses livros que ensinam o pior são frequentemente os livros que vendem mais.

Não gosto de escrever essas críticas, em parte, porque elas têm muita repercussão; mas, principalmente, porque acho que as escrevo com muita tristeza. É doloroso testemunhar a disseminada ignorância teológica da igreja exposta pela popularidade desses livros. Como os cristãos não são treinados na sã doutrina, eles aceitam o erro com todo o coração, frequentemente achando-o mais satisfatório do que a verdade revelada de Deus.

Há muitas razões pelas quais a ignorância permeia a igreja atualmente. Durante décadas, os cristãos têm se concentrado nas necessidades sentidas, e não na verdade doutrinária. Nós nos concentramos em sermões tópicos imediatamente aplicáveis ​​ao invés de exposição versículo por versículo que esclarece toda a verdade de toda a Palavra de Deus. Deixamos de catequizar nossos filhos, edificando neles uma base sólida e sistemática para a sua fé. Enfatizamos o cristianismo como um relacionamento com Deus às custas do cristianismo como um corpo definido de verdade. De muitas maneiras, nos concentramos em sentimentos e não em fatos. Nós tentamos tornar o cristianismo palatável, o tonando simplista.

Enquanto a fé cristã é muito mais que fatos, muito mais que doutrinas, nunca pode ser menos. O cristianismo depende de verdades que são ensinadas pela Palavra de Deus e recebidas pelo povo de Deus. Todo cristão é responsável por aprender a sã doutrina, por estar treinado na verdade a fim de discernir o erro. Aqui estão três meios que Deus providenciou para nos treinarmos na sã doutrina.

Exercite-se pessoalmente na sã doutrina

Todo cristão é individualmente responsável por estudar a sã doutrina e aprendê-la por si mesmo. Paulo disse a Timóteo: “Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, treinado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido” (1Tm 4.6, versão do autor). Paulo queria que Timóteo soubesse que esse treinamento seria um trabalho árduo: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2Tm 2.15).

Para conhecermos a sã doutrina, devemos conhecer a Palavra de Deus, pois “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2Tm 3.16-17). Todo cristão deve ler, estudar e conhecer a Bíblia e a verdade que ela contém. O rei Davi exemplifica um amor apropriado pela Palavra de Deus quando exclama: “Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!” (Sl 119.97). De dia e de noite, ele lia a Bíblia, aprendia a Bíblia e a aplicava à sua vida.

Cristão, você deve conhecer a verdade da fé cristã. E para conhecer a verdade da fé cristã, você deve conhecer a Bíblia. Deve se sentar sob o ensino da Palavra de Deus semanalmente na igreja local. Deve garantir um hábito de leitura regular e consistente da Bíblia, examinar a Palavra, meditar na Palavra e se certificar de que esteja vivendo de acordo com ela. Você tem acesso a inúmeros recursos para ajudá-lo nisso: livros, comentários e sites que o ajudarão a entender, aceitar e aplicar as verdades da Palavra de Deus. Dedique a sua vida à busca da sã doutrina por meio de um compromisso sério com a Palavra de Deus.

Exercite-se na sã doutrina com a sua família

Todo cristão é responsável por conhecer e aceitar pessoalmente a sã doutrina. Todos os pais cristãos também são responsáveis por ensinarem a sã doutrina no lar. Moisés ordenou isto desde o princípio quando disse: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas” (Dt 6.6-9). Os pais têm uma responsabilidade séria e dada por Deus de instruir os seus filhos na Palavra. Isso envolve ler a Bíblia para os filhos, mas também explicá-la de maneira adequada à idade e aplicá-la a situações específicas.

Vemos isso belamente exemplificado no jovem Timóteo. Paulo elogiou a mãe e a avó de Timóteo pelo modo como criaram o rapaz para conhecer, compreender e estimar a Palavra de Deus. Paulo foi capaz de dizer: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus” (2Tm 3.14-15). Timóteo teve o inestimável privilégio de passar toda a sua vida sendo ensinado na Palavra e na sã doutrina que ela contém.

Pais, é a sua responsabilidade solene instruir os seus filhos na Palavra de Deus e em sua doutrina. Tornem os seus filhos familiarizados com a Palavra, com a história que ela contém e com os personagens que ela descreve. Mas também garanta que vocês os familiarizem com o seu padrão de sã doutrina. Aproveite muitos devocionais, credos e catecismos que os cristãos têm criado exatamente para esse propósito. Instruam os seus filhos para que eles também conheçam a verdade.

Exercite-se na sã doutrina com a sua igreja

Assim como os pais têm a responsabilidade de ensinar a sã doutrina no lar, os pastores têm a responsabilidade de ensinar a sã doutrina na igreja. Como Paulo escreve aos seus companheiros Tito e Timóteo, ele solicita a eles que ensinem a sã doutrina, a guardem fielmente e garantam a sua preservação, confiando-a a outras pessoas (Tt 2.2; 2Tm 1.13, 2.2). O próprio Paulo ensinou a sã doutrina ao instruir os crentes “publicamente e também de casa em casa” (At 20.20). No ministério público e no ministério privado, em grandes grupos e em pequenos grupos, Paulo ensinou ativamente ao povo as principais verdades da Bíblia. A exigência mais solene de Paulo foi que Timóteo pregasse a Palavra e toda a sua verdade: “Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina” (2Tm 4.1-2).

Mas não são apenas os pastores que suportam o peso do treinamento na sã doutrina. Cada membro da igreja deve estar enraizado na verdade. Paulo ordenou a todos os crentes em Colossos: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria”. Deus providenciou companheiros crentes na igreja local para nos admoestar na sã doutrina e nos proteger contra nos afastarmos dela.

Quando Paulo pregou a palavra aos judeus em Beréia, eles “receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (At 17.11). Da mesma forma, todos os cristãos são chamados para testar todas as coisas segundo as Escrituras. Esse é um chamado nobre aos olhos de Deus.

Exercite-se na são doutrina durante toda a sua vida

Exercitar-nos pessoalmente na sã doutrina não pode acontecer sem diligência. Porém, mesmo quando usamos todos os meios que Deus nos deu, o treinamento na sã doutrina não pode acontecer da noite para o dia. Requer pequenos investimentos diários de manhãs em estudo privado, noites de adoração com a família e fidelidade semanal em congregar-se com a igreja. Com o tempo, essas pequenas sementes de treinamento produzirão o fruto de justiça.

Cristão, comece a se exercitar na sã doutrina hoje. Faça investimentos diários de fidelidade em particular, com a sua família e com a sua igreja. Assim, você será “capacitado para toda boa obra”, pronto para sustentar a verdade imutável de Deus e rejeitar qualquer doutrina mortal.

Por: Tim Challies. © Challies. Website: LINK. Traduzido com permissão. Fonte: The Training Ground of Sound Doctrine.

Original: O campo de treinamento na sã doutrina. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Camila Rebeca Almeida. Revisão: William Texeira.