O poder do louvor: vencendo Satanás com uma canção

Transcrição

Jeosafá pretende vencer Moabe com um coral. Deus tinha dito: “A peleja é minha” e Jeosafá respondeu: “Bem, então vamos colocar o coral na frente”. Verso 21: “Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que, vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre”. Em outras palavras: “Dê o grito de vitória antes da batalha começar porque é o que Deus prometeu”.

Eu acho que o escritor desse livro quer nos ensinar no versículo 22 que, embora a vitória pertença a Deus, o canto do coral é a ocasião para a vitória. O canto não é somente uma resposta à graça. O canto também é um meio de graça. O canto é poder. Quando você canta, há algo que o Espírito Santo vem fazer. Quando Jeosafá cantou com o coral, Moabe, Amom e Seir mataram uns aos outros. E quando Paulo e Silas cantaram, é dito que Deus sacudiu a prisão. Certamente, a lição é que há poder quando o povo de Deus canta.

Vocês se lembram de Jim Elliot. No dia 8 de janeiro de 1956, Jim Elliot, Nate Saint e três outros estavam junto ao rio esperando os aucas – os índios para quem eles pretendiam ministrar. A última notícia que a sede recebeu deles, segundo Elisabeth Elliot em seu livro, “À Sombra do Onipotente”, foi que eles cantaram um hino antes de atravessar. O que eles cantaram foi o seguinte:

“Iremos com fé, embora sejamos fracos.
Todos os dias precisamos conhecer mais a tua graça,
porém, em nossos corações, ressoa um canto de triunfo;
descansamos em ti e no teu nome iremos”.

E todos foram mortos antes das 4:30 da tarde e Deus os protegeu. Ele os protegeu da incredulidade, da covardia, do medo, do comodismo de ir embora, comprar uma casa em um bairro de classe média e dizer: “Outras pessoas podem evangelizar os aucas”. Houve vitória naquela tarde. Essa vitória tem reverberado nos últimos 30 anos e continuará por toda a eternidade.

Temos duas armas para lutar contra Satanás no culto: a Palavra de Deus e o canto. Rogo-te que te apegues à Palavra e que cantes de todo coração.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Ambush Satan with Song.

Original: O poder do louvor: vencendo Satanás com uma canção. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Frank Brito. Revisão: Vinicius Musselman Pimentel.