5 dicas para ler bons livros

Quando eu entro em uma livraria, fico enlouquecida com todas as possibilidades de leitura que as prateleiras cheias me proporcionam. Caminho por vários assuntos que me interessam e, quanto mais manipulo e leio as capas e contracapas, mais minha lista de leitura cresce. E ainda temos os e-books, que desfilam nas lojas virtuais.

Algumas vezes, sou assaltada pelo pensamento de que quanto mais tempo eu fico perambulando nas livrarias, menos tempo de leitura eu tenho!

Muitas vezes, as mulheres me perguntam como escolher um bom livro cristão. Aquele livro que elas acreditam irá colocar em ordem alguma coisa com que estão lutando para acertar. Pode ser o casamento, a malcriação dos filhos adolescentes, um trabalho difícil ou, até mesmo, assuntos do ministério de mulheres. Mas há uma imensidão de possibilidades e, então, como selecionar uma leitura edificante?

Autor

Bem, eu tenho alguns critérios para escolher uma boa leitura. Após escolher o assunto, eu busco pelo nome do autor; se for um autor que já conheço, fica mais fácil saber se o livro é confiável ou não. No entanto, se for um autor desconhecido, eu procuro informações com amigos que tenham uma boa teologia ou que já tenham lido algo desse escritor que possam me referenciar.

Editora

Outro critério que costumo usar é a editora do livro, que geralmente mantém uma linha teológica ou doutrinária que acredito e confio. Esses dois aspectos, autor e editora, são regularmente os que mais pesam na minha escolha de leitura.

Digital x Impresso

Sobre o formato, eu costumo ter os livros de estudo e pesquisa (dicionários, comentários bíblicos, livros de apoio à leitura) em formato impresso, porque gosto de fazer minhas anotações nas margens e “conversar” com o autor deixando minhas impressões por escrito. Além disso, gosto de deixar alguns post its marcando trechos que estou pesquisando. Livros impressos me facilitam o entendimento, deve ser porque sou nascida antes da era digital.

Os livros digitais são fáceis de carregar (aliás carrego uma biblioteca!) e de ler em qualquer lugar (porque têm luz embutida no Kindle ou no celular ou no tablet). Também gosto de poder deixar as letras e o espaçamento de forma bastante confortável para leitura. No digital também é fácil de fazer grifos e de usá-los posteriormente com uma rápida pesquisa. Se possível tenho ambos os formatos, o impresso e o digital.

Conheça as Escrituras

Mas se você prefere se aventurar por novos “mares”, não hesite, vá em frente! E se este é o seu caso, minha recomendação é que você conheça bem a Palavra de Deus. Ou, em outras palavras, dedique sempre mais tempo de leitura a sua Bíblia do que a qualquer outro livro. Por quê? Porque, se você conhece a Verdade, irá facilmente identificar a mentira e não será enganada, nem tão pouco iludida com falsos mestres e ventos de doutrina.

Na época em que eu trabalhava em um banco, o tesoureiro nos ensinava que havia uma forma infalível para reconhecermos uma nota falsificada; deveríamos conhecer as notas verdadeiras em todos os mínimos detalhes e, dessa forma, a falsa seria facilmente e rapidamente identificada quando tivéssemos contado com ela. Creio que este aprendizado serve também para a escolha de bons livros.

Leia a Bíblia

Leia O livro. As Escrituras são nossa prioridade. Todo cristão tem que conhecer a palavra de nosso Senhor e nela meditar. Não devemos deixar de ler a Bíblia para ler livros acessórios, mesmo que tenham excelente conteúdo. Manter a leitura das Escrituras é a nossa principal fonte de alimento, sempre.

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: 5 dicas para ler bons livros.