Como encorajar seu povo como o apóstolo Paulo

Isso pode parecer enigmático, eu sei. Mas fique comigo.

Como pastor fiel, você ora por sua congregação. Eu também. Eu gosto de orar todos os dias, especificamente, através de uma porção da nossa lista de membresia.

Porém, descobri que adicionar uma pequena atividade a esse tempo de oração tende a produzir bons frutos rapidamente. Como? Ao escrever uma nota pessoal de encorajamento a um membro da igreja, orei por ele esse dia. Fui motivado a fazê-lo por meio do exemplo dos apóstolos em suas cartas do Novo Testamento. Esses homens não apenas oraram pelo povo de Deus, mas também lhes falaram por meio de palavras encorajadoras (Efésios 1:15–23; 3: 14–20; Filipenses 1:3–11; Colossenses 1:9–11; 1 Tessalonicenses 1:3– 4; 2 Tessalonicenses 1:11–12; 2 Timóteo 1: 3; Filemom 1:4–7; 3 João 2).

Alguns dos pastores mais admirados da história fizeram o mesmo. Enquanto algumas de suas cartas eram longas, muitas não eram. Charles Spurgeon reconheceu: “Não podemos escrever cartas hoje em dia, mas devemos nos contentar em enviar meras notas”. Ele confessou: “Estou tão apertado que só posso dar um breve espaço a uma pessoa, e uma economia rígida de tempo pode permitir apenas isso mesmo”. No entanto, as anotações de Spurgeon trouxeram grande alegria para seus destinatários. [1]

Eu encontrei o mesmo, a bem da verdade, com os membros da minha congregação. Notas manuscritas são especialmente eficazes devido à sua raridade crescente. Elas tendem a se comunicar muito melhor do que os inúmeros textos e e-mails que inundam a caixa de entrada das pessoas todos os dias.

Então, você quer encorajar as pessoas que Deus lhe deu para pastorear? Então, complete suas orações com anotações pessoais! Elas são mecanismos dados por Deus para causar um impacto imediato, positivo e perceptível nas pessoas.

As cartas do Novo Testamento nos mostram como incentivar os outros através da escrita:

  1. Diga-lhes que você agradece a Deus por eles e pela comunhão deles no evangelho.
  2. Identifique um ou dois traços que evidenciem a graça de Deus em suas vidas.
  3. Compartilhe uma verdade ou promessa bíblica que fale à sua situação atual.
  4. Mostre como eles contribuem para a saúde geral e o crescimento da igreja.

Ian Hamilton afirma com razão:

“Os encorajadores têm visão semelhante a Cristo e um coração semelhante a Cristo. Eles não são cegos para os pecados e fraquezas dos irmãos cristãos, mas eles reconhecem que ‘o amor edifica…’ Encorajadores são muitas vezes o meio de nosso grande Sumo Sacerdote de ministrar sua divina compaixão às nossas almas feridas e dilaceradas”. [2]

Portanto, aconselhai-vos e edificai-vos uns aos outros, assim como vocês estão fazendo” (1 Tessalonicenses 5:11). Ao investir cinco minutos por dia durante cinco dias por semana, você incentivará pessoalmente, através de notas manuscritas, mais de 250 membros da igreja todos os anos! Além disso, esse ministério se multiplicará à medida que Deus usa seu exemplo para promover uma cultura de encorajamento em toda a sua igreja.

Então, quem na sua congregação receberia uma nota do pastor deles hoje?


[1] “The Letters of C.H. Spurgeon, Collected and Collated by His Son Charles Spurgeon” [online], http://www.romans45.org/spurgeon/misc/letters.htm.
[2] Ian Hamilton, The Faith Shaped Life (Carlisle, PA: The Banner of Truth Trust, 2017), pp. 98-99.

Por: Matthew Fletcher. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: How to Encourage Your People Just Like the Apostle Paul.

Original: Como encorajar seu povo como o apóstolo Paulo. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Nelson Galvão. Revisão: Filipe Castelo Branco.