Por que os 5 Solas são os pilares da nossa fé? (VE Entrevista)

Transcrição

Pensando em estrito sendo na igreja, ou naqueles cristãos de igrejas que tentam, ou que lutam, pra rastrear sua origem na reforma protestante no século XNI. Esses 5 lemas, que a gente chama de Solas, eles são absolutamente vitais. Então essas igrejas vão argumentar que eles são vitais porque lembram que uma igreja cristã e cristãos vão basear sua fé na Escritura somente, única palavra de Deus, digna de toda confiança, inspirada, soprada pelo Espírito Santo. E partir do seu estudo da Palavra de Deus eles vão entender que a obra de Cristo no Calvário é absolutamente central para a nossa fé, o sacrifício remidor dele, em lugar em favor de pecadores, esse sacrifício é recebido pela graça somente, que em outras palavras, nós somos estabelecidos como novos homens e novas mulheres não por nossos méritos ou obras, mas pelo que Deus fez em Cristo na cruz, e nós recebemos os benefícios que vêm da obra de Cristo – redenção, justificação, propiciação e reconciliação – só pela fé, não por obras. Dependência e confiança somente no sacrifício de Jesus.

O fundamento do fato de estarmos em Deus é a própria graça de Deus em Cristo, e por isso a gente dá toda a glória a Deus. Dá glória no culto, dá glória na vida em família, dá glória no campo das artes, no campo da política e na sociedade de forma mais ampla.

Então para as igrejas que traçam sua herança e seus valores na Reforma Protestante, esses pontos são absolutamente vitais e inegociáveis. São pontos que vão distiguir uma igreja de fato evangélica de igrejas corruptas ou com corrupções teológicas ou mesmo igrejas que não são mais igrejas, que apostataram da fé cristã.

Ainda que nós evangélicos valorizemos a herança doutrinal dos primeiros séculos, a formação do cânon, os conselhos que definiram a linguagem correta sobre a Trindade e encarnação do verbo, essa fé é o fundamento no qual os Solas são construídos. Por isso não dá pra ficar com metade, pois entendemos que precisamos de todo o edifício, de todas as formulações, tanto dos pais, mas complementadas e aprofundadas, e consistentes com o que foi afirmado na Reforma Protestante do século XVI. Em outras palavras, somente a Escritura como fundamento da fé cristã, somente Cristo, somente Graça, somente Fé e somente a Glória de Deus

Por: Franklin Ferreira. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: Por que os 5Solas são os pilares da nossa fé? (VE Entrevista)