A felicidade daqueles que temem a Deus

Os seres humanos, de alguma forma, se projetam em busca da felicidade. Alguns buscam gostas de felicidade no oceano do sofrimento enquanto outros se entregam ao prazer dionisíaco. Ambos, tanto os que querem diminuir o desejo quanto os que querem liberá-lo, distorcem o impulso da alegria. Temos sede do eterno, por isso queremos mais do melhor.

O Salmo 128 é uma miniatura das Escrituras. Pode-se dizer que o Salmo 127 é uma miniatura do Eclesiastes e o Salmo 128 resume temas frequentes em Provérbios. No Salmo 128 os peregrinos cantam a felicidade dos tementes a Deus. Nesse sentido, o temor do Senhor não apenas é o princípio do saber, mas da felicidade.

João Calvino tinha boas razões para acreditar que o tema deste salmo é o temor do Senhor. Dito isto, vejamos a relação que existe entre o temor do Senhor e a felicidade autentica cantada pelos peregrinos.

A felicidade no lar

A maioria dos estudiosos divide o Salmo 128 em suas partes. A primeira parte relaciona o temor do Senhor e a família (1-4). Note os seguintes pontos:

  • O homem que teme o Senhor é feliz: como numa espécie de eco do Salmo 1, o temor do Senhor não é apenas o motor da sabedoria, mas a fonte da alegria. Na comunhão com Deus e na submissão aos seus preceitos o peregrino encontra razão para o deleite.
  • O homem que teme o Senhor persevera na lei: o temor do Senhor não é uma ideia abstrata, antes consiste em receber e obedecer aos preceitos divinos. Os peregrinos podiam andar pelo caminho sabendo que direção tomar e como deveriam andar. A revelação do Senhor era a bússola da vida deles.
  • O fruto do trabalho: quando lemos Gênesis tomamos conhecimento dos efeitos do pecado sobre o trabalho. Quando lemos o Salmo 128 vemos a graça de Deus revertendo os danos do pecado. O homem piedoso, que se deleita em Deus e na sua vontade, receberá o fruto do trabalho como quem recebe um sorriso da providência de Deus.
  • A esposa: O homem não foi feito para viver sozinho. Deus criou o homem e a mulher para constituir uma santa aliança no casamento. O homem que teme o Senhor deve viver ao lado da mulher virtuosa – a parreira frutífera não apenas de filhos, mas de virtudes do alto. Eis a ordem do alto: homem temente e mulher virtuosa em santa união diante de Deus.
  • O lar abençoado: no lar da aliança os filhos são como rebento da oliveira ao redor da mesa. Podemos ver aqui a promessa de provisão diária para a santa semente que o Senhor nos dá. Debaixo do temor do Senhor todas as áreas da vida se conectam e funcionam em santa consonância.

A felicidade dos peregrinos

No primeiro momento os peregrinos cantavam sobre os efeitos do temor do Senhor na família, mas logo em seguida, eles exaltavam os frutos da bondade de Deus sobre a cidade. Homens, mulheres, crianças e, no instante seguinte, a cidade. Em forma de oração os peregrinos cantavam os seguintes pontos:

  • A benção para Sião: os peregrinos oravam pela cidade. No lugar onde estavam os tronos de justiça também estavam as orações para que o Senhor abençoasse cada peregrino. A oração é um poderoso gesto político.
  • A prosperidade: creio que não era apenas o conforto material, mas a riqueza de Sião, as saber, homens e mulheres tementes ao Senhor criando filhos na santa instrução de Deus. Essa é a grande prosperidade de Sião – corações consagrados e gerações instruídas no temor de Deus. Espiritualidade, trabalho e família, tudo conectado fomentando a riqueza da cidade.
  • Vida longa: eles estão se referindo à longevidade quando falam da bênção de ver os netos. A cidade crescerá em qualidade de vida debaixo do temor de Deus. A longevidade será uma testemunha da benção do alto no decorrer das gerações. Cabelos grisalhos ao lado de crianças correndo de um lado para o outro! Que cena maravilhosa!
  • A paz: Shalom é um termo amplo e, desta vez, aparece ao lado da família e do trabalho. É debaixo do temor do Senhor sobre as famílias que Deus faz acompanhar o Shalom sobre a cidade. Paz tem a ver com famílias em paz, trabalho digno e confiança última no Senhor.

O Salmo 128 como teologia pública

Os latino-americanos gostam do termo “teologia pública”. Via de regra, o termo quer indicar o impacto e a relevância da fé bíblica na esfera pública. O Salmo 128 mostra que a relevância na esfera pública tem a ver com o deleite em Deus. Através do temor do Senhor, a família e a cidade crescem. O temor do Senhor se torna um gesto de grande utilidade política. Religião, trabalho e família debaixo do temor de Deus; em seguida, vem o Shalom.

A grande questão é: temos levado em conta o Salmo 128 em nossa teologia pública? Que o Senhor nos ajude a redescobri-lo! Que o nosso maior deleite esteja no Senhor!

Por: Francisco Macena. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: Lições imprescindíveis para as famílias cristãs.