Qual é a vantagem para nós da ascensão de Cristo? – Catecismo Nova Cidade (51/52)
Pergunta 51: Qual é a vantagem para nós da ascensão de Cristo?
Cristo ascendeu fisicamente em nosso favor, assim como por nós desceu fisicamente à terra, e agora é nosso advogado na presença do Pai, preparando para nós um lugar, e também nos enviando seu Espírito.
ROMANOS 8.34
Quem condena? Pois foi Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.
COMENTÁRIOS
© Ministério Fiel. Conteúdo exclusivo do Ministério Fiel e Voltemos ao Evangelho.
É proibida a cópia, impressão, distribuição ou publicação dos devocionais do Catecismo Nova Vida sem autorização prévia, por escrito.
CHARLES WESLEY
Levanta, minha alma, levanta! Sacode teus culposos temores;
Surge o Sacrifício sangrento em meu favor.
Perante teu trono, está minha Garantia;
Meu nome está escrito em suas mãos.
Ele vive para sempre acima, intercedendo por mim,
Seu amor que tudo redime, seu sangue precioso implora.
Seu sangue expiou por toda a nossa raça,
Aspergindo agora sobre o trono de graça.
Sangrentas suas cinco feridas, recebidas no Calvário;
Que derramam efetivas orações, intercedendo com poder por mim:
“Perdoa, ó, perdoa!”, clamam.
“Não permita que morra esse pecador redimido.”
Meu Deus se reconciliou; ouço sua voz de perdão.
Ele me possui como seu filho; não posso mais temer.
Agora me aproximo dele com confiança,
E clamo: “Pai, Aba Pai!”.
BRYAN CHAPELL
A ascensão é o entronizar de Cristo como Rei sobre tudo. Quando ele subiu ao céu, mostrou ter domínio sobre a morte e continua ocupando seu lugar de autoridade sobre todo o mundo. Aquele que criou o mundo é o mesmo que continua a governá-lo pela palavra de seu poder.
Ora, quando dizemos que Cristo reina, dizemos que, em sua ascensão, ele assumiu o ofício de Rei que tinha antes de vir para a terra. Enquanto esteve na terra, ele continuou a manter todas as coisas e a realizar todos os seus propósitos, até sua morte e ressurreição. Agora, como Senhor Ascenso, ele é Senhor de tudo, de todas as coisas. É ele quem controla todas as coisas para que cooperem para o bem daqueles que o amam. Mas ele não é simplesmente Rei. Em sua ascensão, também intercede por nós à mão direita de Deus. Continua a cumprir o ofício de sacerdote, provendo o que for necessário como advogado e intercessor diante do Pai. Quando oramos a Deus, arrependidos de nossos pecados, os pecados são tomados pelo Filho de Deus, que age como aquele que hoje intercede por nós, sacerdote em nosso favor, para que Deus ouça e atue em nosso favor.
Jesus não somente age como Rei e Sacerdote em nosso favor, como também continua a enviar sua Palavra em nossos corações pela obra de seu Espírito. O Espírito Santo, lembre-se, testifica Cristo. A razão pela qual conseguimos entender a Palavra de Deus — não só sua lógica, mas também seu significado — é que o Espírito Santo enviado por Cristo abre nossos corações nesse sentido. Isso quer dizer que essa Palavra vem de Cristo e nos é dada pelo Espírito, e Jesus continua a operar como profeta em nosso favor na Palavra de Deus, para que possamos andar com ele, entendê-lo e compreender sua graça.
Isso tudo significa que, em sua ascensão, Cristo opera em prol de nosso bem no presente. Ele reina sobre as circunstâncias atuais. Advoga por nós onde estamos. Envia sua Palavra a nossos corações, para que possamos lidar com as circunstâncias presentes. Mas esse não é o fim de seu trabalho.
Como Profeta, Sacerdote e Rei, ele prepara nosso futuro. Todas as coisas estão cooperando para a culminação divina, a consumação da glória de Deus por aquele que reina sobre tudo com os propósitos que ele designou. Como Rei, ele está preparando um lugar para nós de grande bênção de Deus. Como Sacerdote, vai garantir que, quando estivermos diante do trono de julgamento, seremos feitos justos diante de Deus pela obra purificadora de seu sangue. A natureza sacerdotal de Jesus será destacada quando nos curvarmos diante do Cordeiro de Deus, que, com seu sangue, comprou para Deus homens e mulheres de toda tribo, língua e nação. Esse papel sacerdotal, Cristo também desempenhará enquanto prepara para nós um futuro. Por último, por seu Espírito, ele garante todos os que são seus e, assim, Deus, por seu Espírito, realiza sua vontade não só no mundo presente, mas também pela eternidade. Assegura, pelo poder do Espírito, tudo que ele intenta, enviando-o por seus propósitos, poder e infinito amor de Jesus Cristo.
O Senhor ascenso é aquele que, por ser Profeta, Sacerdote e Rei, governa nosso presente e prepara nosso futuro.
ORAÇÃO
Salvador intercessor, tu não deixas de demonstrar compaixão por teu povo. Tu foste tentado em tudo como nós, e agora intercedes por nós quando somos tentados. Roga por nós ao Pai, pois és nosso advogado diante do juiz de toda a terra. Amém.

ASSINE PARA CONTINUAR LENDO O DEVOCIONAL
Este conteúdo é esclusivo da Comunidade Fiel. Assine o Devocional Semanal "Catecismo Nova Cidade" para ter acesso.
Ao realizar seu cadastro, você fará parte da Comunidade Fiel e receberá um rico conteúdo devocional e promocional por e-mail. Além disso, enviaremos com exclusividade para os assinantes:
- Um e-mail semanal com o devocional do catecismo
- Um PDF para impressão das perguntas e respostas do catecismo
- Um PPT para projetar as perguntas e respostas do catecismo
Recebemos sua inscrição!
Ao assinar, você concorda em receber os informativos do Voltemos ao Evangelho e do Ministério Fiel.
Adquira a Versão Impressa
Perguntas e respostas sobre doutrinas básicas da Bíblia
O “Catecismo Nova Cidade” é um recurso atual, centrado no evangelho, que apresenta doutrinas importantes do cristianismo através de 52 perguntas e respostas e também oferece um devocional que ajuda o leitor a ser transformado por essas doutrinas. Designado para uso em vários contextos, é um recurso muito útil para ajudar os cristãos a meditarem em doutrinas que estão no cerne da fé cristã.