Pergunta 52: Que esperança tem a vida eterna para nós?
Lembra-nos que este presente mundo caído não é tudo que existe; logo viveremos com Deus e teremos satisfação nele para sempre na nova cidade, no novo céu e na nova terra, onde estaremos plenamente e para sempre libertos de todo pecado, e habitaremos corpos renovados, ressurretos, em uma nova criação renovada e restaurada.
APOCALIPSE 21.1-4
Vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não mais existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
Resolvamos em nossa mente, em primeiro lugar, que a futura felicidade dos salvos é eterna. Por menos que compreendamos isso, é algo que não terá fim: jamais acabará, nunca ficará velho, nunca apodrecerá, jamais morrerá. “À tua mão direita, há delícias perpetuamente” (Sl 16.1). Uma vez no paraíso, os santos de Deus não sairão mais. A herança é “incorruptível, incontaminável e não se pode murchar, guardada nos céus para vós”. Eles alcançarão “a incorruptível coroa da glória” (1Pe 1.4; 5.4). Sua guerra acabou; a batalha terminou; seu trabalho findou. Não teremos mais fome nem sentiremos sede. Prosseguiremos viajando rumo a um “eterno peso de glória”, em direção ao lar que jamais será destruído, uma reunião sem partida, um encontro de família sem separação, um dia sem noite. A fé será engolida pela vista; e a esperança, pela certeza. Veremos como somos vistos, e conheceremos como somos conhecidos, e “estaremos para sempre com o Senhor”. Não é de admirar que o apóstolo Paulo acrescente: “Consolai-vos, pois, uns aos outros, com estas palavras” (1Ts 4.17–18).
TIMOTHY KELLER
A resposta do catecismo nos diz duas coisas sobre o glorioso futuro que o evangelho nos assegura que está por vir.
Primeiro, teremos para sempre prazer em Deus. Sendo Deus triuno em si mesmo, Pai, Filho e Espírito Santo glorificam uns aos outros, tendo prazer uns nos outros, adorando uns aos outros, amando uns aos outros. Portanto, Deus, dentro de si mesmo, tem alegria infinita. Fomos criados para compartilhar dessa alegria. Fomos criados para glorificá-lo e participar dessa glória. Mas nenhum de nós, nem os cristãos mais fortes dos dias atuais, já experimentou o que é essa alegria — perfeita, cósmica, infinita, crescendo sem fim —, porque todos nós adoramos outras coisas. Um dia, estaremos livres do pecado e, então, conheceremos e experimentaremos essa glória e essa alegria. E gozaremos para sempre delas.
Segundo, gozaremos dele para sempre na nova cidade de Jerusalém, em novos céus e em nova terra. Experimentaremos essa alegria cósmica, não em condição puramente imaterial, pois estaremos em uma criação material restaurada. Teremos corpos ressurretos como o corpo de Jesus — corpos físicos. Isso quer dizer que, conforme o cristianismo, o corpo e a alma, o físico e o espiritual, estarão juntos em perfeita harmonia para sempre. Nenhuma outra religião enxerga assim. Não vamos flutuar como espíritos desincorporados, mas dançaremos. Marcharemos. Abraçaremos. Comeremos e beberemos no reino de Deus. Isso quer dizer que todos os nossos mais profundos anseios serão realizados. Todas as mais profundas tristezas serão apagadas.
O que poderia ser melhor que isso? É isso que vamos experimentar. Nada menos.
ORAÇÃO
Eterno Deus, aguardamos, ansiosos, a plenitude de teu reino. Ansiamos pelo dia em que toda lágrima secará. Gememos pelo dia em que não teremos mais de lutar contra a carne. Que a segura esperança da vida eterna nos dê coragem para enfrentar as provações desta vida! Amém. Vem, Senhor Jesus!
ASSINE PARA CONTINUAR LENDO O DEVOCIONAL
Este conteúdo é esclusivo da Comunidade Fiel. Assine o Devocional Semanal "Catecismo Nova Cidade" para ter acesso.
Ao realizar seu cadastro, você fará parte da Comunidade Fiel e receberá um rico conteúdo devocional e promocional por e-mail. Além disso, enviaremos com exclusividade para os assinantes: - Um e-mail semanal com o devocional do catecismo - Um PDF para impressão das perguntas e respostas do catecismo - Um PPT para projetar as perguntas e respostas do catecismo
Recebemos sua inscrição!
Adquira a Versão Impressa
Perguntas e respostas sobre doutrinas básicas da Bíblia
O “Catecismo Nova Cidade” é um recurso atual, centrado no evangelho, que apresenta doutrinas importantes do cristianismo através de 52 perguntas e respostas e também oferece um devocional que ajuda o leitor a ser transformado por essas doutrinas. Designado para uso em vários contextos, é um recurso muito útil para ajudar os cristãos a meditarem em doutrinas que estão no cerne da fé cristã.
É fundador e pastor-titular da igreja Redeemer Presbyterian Church, em Nova York. É autor de A cruz do Rei, Justiça generosa, Como integrar fé e trabalho e O significado do casamento, publicados por Edições Vida Nova. Seus títulos A fé na era do ceticismo e O Deus pródigo já ocuparam as listas de mais vendidos do New York Times. Por meio da rede Redeemer City to City, projeto que já possibilitou a criação de 200 igrejas em 35 importantes cidades do mundo, Keller é mentor de vários jovens que plantam igrejas e de pastores de igrejas urbanas em Nova York e em outras cidades.