20 citações de Faça Mais e Melhor, de Tim Challies

O livro Faça Mais e Melhor, de Tim Challies, nos dá um guia prático para uma vida produtiva, mas não uma produtividade qualquer, e sim uma produtividade a luz da Bíblia, que visa glorificar a Deus e fazer o bem as pessoas através de tudo o que fazemos em nossa vida diária. Eu achava o que era produtividade até ler este livro. Acredito que as dicas de Challies, tanto teóricas como práticas, certamente serão bem úteis para a sua vida como têm sido para a minha. Aqui estão 20 citações do livro que mais chamaram a minha atenção:

1. “O fato simples é que você não é o centro da própria vida. Você não é a estrela de seu programa. Se você vive para si mesmo, para seu próprio conforto, para sua própria glória e sua própria fama, está ignorando seu verdadeiro propósito. Deus criou você para a glória dele.” (13)

2. “Suas boas obras são como uma luz e, quando essa luz brilha, mostra Deus. Quando as pessoas veem essa luz, não é para que olhem para você e digam: “Ele é incrível!” ou “Ela é impressionante!”. É para que olhem para Deus e digam: “Ele é impressionante!”.” (14)

3. “Você não glorifica a Deus somente quando fala sobre ele, quando compartilha o evangelho com outras pessoas ou quando levanta as mãos no culto público. Essas ações são todas boas, mas não são os únicos meios de glorificar a Deus. E estão longe de ser. Você glorifica a Deus quando pratica boas obras.” (14)

4. “Se você pode glorificar a Deus em todas as áreas, deve glorificar a Deus em todas as áreas. Não há nenhuma área de sua vida em que você não tenha a capacidade de fazer o bem pelas pessoas ou de glorificar a Deus.” (17)

5. “Se você quiser uma desculpa para ser improdutivo, certamente encontrará e, mesmo que não consiga encontrar, acabará inventando uma.” (22)

6. “Tanto a preguiça como o excesso de ocupação constituem problemas que surgem de nosso interior. São defeitos em nosso caráter que se desenvolvem em nossas vidas.” (24)

7. “Você precisa estruturar e organizar sua vida para que se torne capaz de fazer o máximo de bem possível pelas pessoas e, assim, glorificar a Deus ao máximo.” (26)

8. “Deus chama você à produtividade, mas para o tipo certo de produtividade. Ele chama você para ser produtivo por causa dele, e não por causa de você.” (27)

9. “Embora o tempo seja tão limitado, as diferentes possibilidades na maneira de usar o tempo são ilimitadas. A produtividade depende de promovermos a paz em cada uma das diferentes tarefas que poderíamos priorizar em qualquer dado momento.” (29)

10. “Como cristãos, nós temos uma missão. Nossa missão é fazer o bem às pessoas de um modo que glorifique a Deus. Esse é nosso objetivo no sentido mais amplo, mas nós precisamos encontrar maneiras de cumprir essa missão nos detalhes da vida.” (38)

11. “Seu objetivo primário em relação à produtividade não é fazer mais coisas, mas praticar mais o bem. Em geral, sua capacidade de fazer o bem às pessoas é maior quando você tem menos obrigações e projetos do que quando você tem mais.” (42)

12. “Você já ouviu o velho ditado: “Quem falha no planejamento está planejando falhar”. Se você não planejar nada, não deve se surpreender se não conseguir realizar nada.” (84)

13. “Uma pessoa que vive consciente da presença de Deus, que vive sob a autoridade de Deus e que deseja glorificar a Deus será muito motivada a fazer o bem —a fazer o máximo possível pelo bem das pessoas.” (85)

14. “Conseguir terminar as coisas não é somente uma questão de administrar seu tempo, mas também de administrar sua energia. Em muitas vocações e em muitas situações da vida, a energia, e não o tempo, é o bem mais valioso.” (91)

15. “Você não existe neste mundo para realizar tarefas; você existe para glorificar a Deus fazendo o bem às pessoas. Sempre lembre a si mesmo essa importante verdade.” (93)

16. “Um dos equívocos mais comuns sobre a produtividade é que pessoas produtivas e organizadas sempre cumprem os prazos, nunca precisam pedir que o prazo seja prorrogado e nunca se sentem esgotadas no final da semana. Mas essa não é a maneira correta de mensurar a produtividade. Por que não? Porque Deus é soberano e você não é.” (94)

17. “Orar é importante. Na verdade, é mais do que importante; é absolutamente fundamental. A Bíblia ensina que a oração é o meio que Deus usa para realizar sua vontade. Quando oramos, Deus age. A oração é parte indispensável da produtividade bíblica porque nos leva a reconhecer que Deus é soberano sobre todos os nossos planos e pede a Deus para nos ajudar a tomar decisões sábias e que honrem a Deus.” (95)

18. “Como cristãos, somos chamados a servir a Deus servindo as pessoas. Somos escravos ou servos de Deus e somos chamados para imitar Jesus Cristo, que, alegremente, nos serviu de maneira mais custosa e significativa.” (102)

19. “Devemos cuidar dos interesses dos outros —servir aos outros. Por quê? Porque queremos ser como Cristo, que nos serviu, deixando a presença de seu Pai, tornando-se humano, morando neste planeta pecaminoso, sofrendo uma morte terrível e enfrentando a ira de Deus pelo pecado. Se Cristo nos serviu de tantas maneiras, quem somos nós para negar até mesmo o menor ato de serviço uns pelos outros?” (102)

20. “Como humanos criados à imagem de Deus e como cristãos salvos pela graça de Deus, nós temos um privilégio extraordinário. Temos a alegria e a responsabilidade de administrar nossos dons, talentos, tempo, energia e entusiasmo pelo bem das pessoas e para a glória de Deus. Esse é o seu privilégio e esse é o seu propósito.” (110)

Faça Mais e Melhor

Um guia prático para a produtividade

Este livro foi escrito para servir como um guia para uma produtividade eficiente e de qualidade; tim Challies oferece conselhos sábios e práticos para a realização de tarefas cotidianas em nosso mundo cada vez mais ocupado e cada vez mais digital; em Faça Mais e Melhor, você aprenderá: Os obstáculos comuns à produtividade; o grande propósito da produtividade; três ferramentas essenciais para ser produtivo;; o poder de rotinas diárias e semanais; e ainda terá um “bônus”, com conselhos para administrar seu e-mail e para organizar melhor sua produtividade; você pode fazer mais e melhor.

CONFIRA

Por: Filipe Castelo Branco. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: 20 citações de Faça Mais e Melhor, de Tim Challies.