A Maldade do Homem e a Tragédia em Suzano

Young Asian boy being physically abused, he is also likely to be emotionally abused. He has no one to stand up and fight for him, his rights or his future.

Todos estamos acompanhando a tragédia que aconteceu em Suzano, quando dois atiradores invadiram uma escola e assassinaram alunos e funcionários de forma brutal e intencional.

Fiquei assustado ao receber testemunhos de professores amigos dizendo que muitos de seus alunos não se escandalizaram com a tragédia de Suzano, e alguns até mesmo acharam engraçado.

Para onde estamos caminhando?

O vazio na vida dos homens tem se mostrado cada vez maior, como um buraco negro que aproveita toda oportunidade para engolir tudo ao seu redor e crescer cada vez mais.

Nós fomos criados para refletirmos a imagem de Cristo, e quanto mais distante estamos Dele, mais nossa mente e nossos corações buscam satisfação nos piores lugares e mais o ser humano demonstra do que é capaz de fazer e da maldade que reside em seu coração. Quando Deus nos entrega às nossas próprias paixões (Rm 1.25-26), é isso que acontece, tragédias como essa da escola em Suzano, decorrentes da inversão de valores.

Nossa sociedade tem ensinado cada vez menos valores às crianças e aos jovens, sob a alegação de que nada é absoluto, que devemos dar espaço e liberdade para que as pessoas descubram quem elas realmente são, voltando-as cada vez mais para seu próprio coração e suas próprias vontades, como se isso fosse o que interessa. Eles são treinados a serem seus próprios deuses, sem limites.

Em sua aula “Os efeitos da Queda na Mente e do Coração”, parte do curso Aconselhamento no Sofrimento, o professor Aender Borba destaca que, após a queda “a cobiça dos olhos preenche o coração dos homens de um desejo insaciável de se tornar como Deus”.

É aí, então, que a vida do próximo perde valor. A vida humana não tem mais sentido. O sofrimento e o vazio precisa ser saciado a qualquer custo, pois “eu sou deus” e não posso viver assim. E quando não consigo, decido que é porque esse mundo não tem nada que possa me saciar (o que, de certa forma, é verdade) e acabo tirando minha própria vida, assim como os dois jovens atiradores fizeram depois de terem assassinado os alunos da escola de Suzano. Suicídio como forma de aliviar o desejo insaciável de se tornar como Deus.

Algumas fontes tem apontado a motivação dos jovens proveniente de um grupo secreto online, hospedado na dark web, onde eles consideram as mulheres como objetos de uso pessoal para satisfação própria e são extremamente racistas. Um dos assassinos chegou a fazer a suposta declaração de que ele queria morrer como herói e ir para o seu céu.

Entregues às próprias paixões, colhendo os frutos que têm lutado para plantar ao longo desses anos. Afastados de Deus, mergulhando em seu próprio abismo.

O mais terrível é que muitos pais cristãos têm deixado seus filhos serem ensinados nos mesmos moldes e padrões, tanto com o “emburrecimento” através de canais não edificantes no Youtube (lembrando que quando a diversão é saudável, também glorifica a Deus), quando através da moralidade mundana. Não é difícil encontrar pais cristãos que acreditam que seu filho precisa se descobrir e que não devem “reprimi-lo”, para usar um termo que está em alta nos dias de hoje.

Pais têm ignorado princípios bíblicos, como o de Provérbios 22.6:

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”

É dever dos pais preparar seus filhos para não crescerem na forma do mundo, nem sem serem apresentados às verdades que libertam.

E é dever de todo o cristão expor sua cosmovisão cristã, mostrando o verdadeiro sentido da vida e os princípios morais instituídos por Deus através da arte, do trabalho e de tudo o que fizerem. É papel do cristão lutar para tornar o Youtube um lugar melhor, transformar as salas de aula em lugares mais edificantes, influenciar os jovens a buscarem sua verdadeira identidade em Cristo.

Somente Deus pode transformar os corações, mas a comissão de ir e pregar o evangelho foi dada a nós.

A tragédia de Suzano chega para nos lembrar de quem é o homem, de quem é Deus, e de como é o homem sem Deus. Chega para lembrar, a nós cristãos, quais são nossos deveres e obrigações.

Que Deus console e conforte as famílias das vítimas de Suzano, e que a Glória Dele possa ser vista em toda a Terra, através da percepção da maldade do homem, e da atenção para a necessidade de um Redentor, Jesus Cristo.

Por: Guilherme Reiss. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: A Maldade do Homem e a Tragédia em Suzano.