6 livros para as mulheres reformarem a sua adoração

Você pode pensar que idolatria se refere apenas a ídolos visíveis, palpáveis e externos a sua pessoa. No entanto, idolatria está relacionado com o objeto ou a pessoa que você colocou no lugar de Deus no trono de seu coração. Os ídolos são adorados no lugar de Deus, que é único, e isso significa que o Deus Todo-Poderoso foi destronado e ficou relegado a algum lugar de pouca importância para você. Qual é o lugar de Deus em sua vida?

Nem sempre percebemos que somos idólatras, mas podemos sondar nossos corações com frequência e com vontade para verificar se estamos colocando nossa adoração na pessoa certa: Deus.

Alguns livros podem nos auxiliar na caça aos ídolos, então, selecionamos algum material importante para você escavar seu coração em busca dos falsos deuses e cessar a idolatria em seu coração e se tonar uma verdadeira adoradora em espírito e verdade.

Um dos bons livros sobre o tema é dEUSES fALSOS (sim, está grafado corretamente, como na capa do livro, e penso que é um bom contraste começarmos um título de um livro com letras minúsculas), o autor é Timothy Keller, profícuo escritor cristão do século XXI.

Um livro bem articulado usando textos bíblicos com novos ângulos iluminados pela ampla visão teológica do autor, fazendo contraponto entre os deuses falsos que nossa vontade caída anseia e o que deveria prevalecer como o foco de nosso amor. Keller inicia o livro mostrando como nosso coração forja os ídolos e segue citando os ídolos bem conhecidos de nossos anseios: sexo, dinheiro, fama, sucesso, poder e finaliza com um golpe para mortificação aos ídolos. Livro pequeno de leitura fluída, porém rico em conteúdo.

Outro livro bastante apropriado sobre o tema é Ídolos do Coração de Elyse Fitzpatrick (Editora Vida Nova em parceria com a ABCB[i]), conselheira bíblica certificada, autora de diversos livros, alguns da Editora Fiel: Vencendo Medos e Ansiedades, Sem Medo da Minha Idade, entre outros.

Uma das coisas que mais aprecio no texto de Elyse é sua centralidade em Cristo, me impressiona a forma como ela sempre nos leva no caminho da cruz. Ela nos faz trilhar o caminho com perseverança e tranquilidade para vencermos os pecados incrustados em nosso coração idólatra. É um livro para ler e reler.

O livro Você se Torna Aquilo que Adora de G. K. Beale (Editora Vida Nova), é uma teologia sobre a idolatria. Texto baseado em Isaías 6, onde ele especula o padrão de idolatria desse trecho bíblico e segue apontando o mesmo padrão para o restante da Bíblia. Não se trata de um livro de simples leitura, mas sim de um estudo profundo e bem pesquisado do que a idolatria causa em nós: nos tornamos como nosso ídolo.

Até aqui vimos os livros que nos falam sobre idolatria, mas daqui em diante quero citar algumas boas leituras para você, depois de garimpar seu coração, direcionar toda a sua adoração para o nosso Deus Todo-Poderoso.

Tem um livrinho do pastor John Piper que nos inspira muito a nos agarrarmos ao nosso Senhor: Plena Satisfação em Deus (Editora Fiel). Pr. Piper vai nos desafiar a crescer espiritualmente e vai te dar o antidoto para a pequenez de nossa vida cristã: nos satisfazermos em Deus. Ele investiga desde nosso orgulho, finanças, casamento e vai nos levando do deleite de conhecer Deus para a adoração. Pequeno e robusto como toda a teologia que o pastor Piper nos oferece.

Mais um pequeno e cheio de poder é o livreto Adoração de J. C. Ryle (Editora Fiel) embora a sua primeira publicação tenha sido no século XIX, o bispo Ryle continua atualizado em seus ensinos sobre como adorar a Deus. Leitura enriquecedora para ressignificar a adoração.

Para finalizar as recomendações gostaria de indicar um livro bem encorpado: Espiritualidade Reformada de Joel Beeke (Editora Fiel). Esse livro nos dá um panorama da teologia devocional dos Puritanos, aqueles irmãos que tiveram uma vida piedosa em todas as áreas e que foram exemplos de conduta devocional. Todo o texto é baseado na história desses grandes homens cristãos que viveram vidas piedosas e frutíferas para o reino de Deus. Esse panorama da vida real nos anima a sermos mais e mais devotados ao Senhor. O livro é grande, mas a leitura é bastante cativante e vai fazer você anelar por uma espiritualidade autentica em sua vida.

[i] ABCB – Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: 6 livros para as mulheres reformarem a sua adoração.