As bombas no domingo de Páscoa: 5 maneiras de orar pelo Sri Lanka

Enquanto a maioria dos cristãos no Sri Lanka estava na igreja no último Domingo de manhã, celebrando o Cristo ressuscitado no domingo de Páscoa, bombas explodiram em quatro de nossas cidades (Kochchikade, Negombo, Batticaloa e Colombo), mirando igrejas e hotéis. Os números mais recentes parecem nos deixar pelo menos 290 mortos e 500 feridos nos oito atentados. Algumas prisões foram feitas.

Há indícios de quem seja responsável pelos ataques, mas não quero especular muito sobre isso e implicar desnecessariamente aqueles que não estão envolvidos nesse crime. É melhor estar em segurança e permanecer em silêncio do que dar falso testemunho, o que é um pecado grave. Oremos para que Deus guie os oficiais de segurança a quem ele deu autoridade para ser agentes da sua ira, punindo os malfeitores (Rm 13.3-4). Quanto aos cristãos, faremos o que pudermos para ser agentes de paz em nossa terra fraturada (Rm 12.14-21).

Perto de casa

A igreja de Sião em Batticaloa, onde pelo menos 28 foram mortos (incluindo muitas crianças), é uma igreja vibrante na qual eu tenho pregado várias vezes. O pastor estava fora do país no momento da explosão da bomba. A irmã de nosso líder da Youth for Christ no leste do Sri Lanka, Thamendran, estava adorando lá e está lutando por sua vida no hospital, com sérios ferimentos na cabeça.

Um jovem do Ministério do Esporte perdeu uma de suas pernas na explosão de Colombo. Um casal vizinho nosso e sua filha morreram, seu filho está no hospital. Até onde sabemos, há um ex-membro do Youth for Christ que morreu em Colombo.

Cinco motivos para orar

Embora possa parecer tolo gastar tempo orando quando há uma crise ao nosso redor, essa é a coisa mais poderosa que o povo de Deus pode fazer em uma crise nacional (2Rs 19). Precisamos mobilizar a oração individual e coletiva entre os cristãos.

1.  Por Amor Santo

Por favor, ore para que a igreja possa agir com maturidade, refletindo o amor santo de Deus: por um lado, insistindo para que as autoridades realizem uma investigação profunda e os malfeitores sejam punidos; e por outro lado, pessoalmente e coletivamente, mostrando amor a todos, incluindo nossos inimigos. Não podemos permitir que o ódio ofusque nosso testemunho. Deus julgará os ímpios e fará isso muitas vezes através de instituições governamentais. Nossa crença na doutrina do juízo tira a nossa amargura por pecaminosidade grosseira como essa. De nossa parte, fazemos o que podemos e amamos nossos inimigos.

2. Por fidelidade

Ore para que a igreja cumpra fielmente seu chamado de ser agente de cura em situações de dano. Individualmente, podemos nos aproximar das pessoas que sofrem. Eu orei com meu vizinho hindu hoje de manhã quando ele chegou em casa para me dizer que sua irmã havia morrido na explosão. Também podemos nos envolver de maneira mais corporativa em projetos maiores.

3. Por Cura

Ore pelos feridos e por sua rápida recuperação, e ore pelos serviços médicos para que façam bem o seu trabalho.

Ore também pelos emocionalmente feridos e por sua firme recuperação. Esse é um tempo em que podemos ser agentes do Deus de todo o conforto através da nosso ouvir e ministração (2Co 1.3–4).

4. Por Conforto e Força

Ore pelo conforto e força de Deus para as muitas pessoas cristãs e não cristãs que foram devastadas pela perda de seus entes queridos.

5. Contra a Agitação

Ore para que as forças extremistas não usem esses incidentes para causar agitação no país. Os cristãos podem atuar como agentes moderadores porque, embora possamos estar enfurecidos com o que aconteceu, estamos livres da amargura, pois sabemos que um Deus justo que controla a história é maior do que os problemas.

Nós olhamos para tudo na vida através da lente da nossa crença em um Deus que é amor santo. Sabemos que ele julga os ímpios e, portanto, não seremos amargos. Sabemos que ele ama o mundo e que somos chamados a ser agentes desse amor. Isso nos leva à ação. Mas nós não fazemos isso com uma atitude derrotista. Sabemos que Deus está construindo seu reino, que culminará no retorno de Cristo, e que nossas ações são tijolos da construção nesse processo.

O amor santo vai vencer no final! Amém. Vem, Senhor Jesus (Ap 22.20).

Por: Ajith Fernando. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: The Bombs on Easter Sunday.

Original: As bombas no domingo de Páscoa: 5 maneiras de orar pelo Sri Lanka. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.