Eu deveria ser amiga do meu ex?

Eu não conseguia comer. Não conseguia dormir. Como pode alguém que disse que me amava e me estimava simplesmente ir embora? Lembro-me de acordar de manhã e perceber que o fim do nosso relacionamento de 2 anos não era apenas um pesadelo. Eu tinha um nó no estômago e sentimentos de tristeza e devastação me tragavam. Será que eu encontraria a felicidade novamente?

Para agravar o problema: mesmo que esse jovem pensasse que era melhor nos separarmos, ele me informou que ainda tinha sentimentos por mim e queria que “continuássemos amigos”. Então, fomos para nossas duas diferentes faculdades para começar nosso segundo ano em uma bagunça de complexas emoções.

Durante 3 meses, percorria uma montanha-russa emocional toda vez que via um e-mail com o nome dele em anexo, ou recebia um telefonema seu, ou especialmente, quando ele pedia para me ver no Feriado de Ação de Graças. Com certeza ele ia me dizer o quanto sentia a minha falta e que queria voltar a ficarmos juntos. Mas depois de horas de conversa, ele não dava nenhum sinal de retomar nosso relacionamento. Quando eu perguntava a ele sobre isso, suas palavras cortavam como uma faca: “Você é como uma irmã em Cristo para mim”.

Apenas Amigos?

Percebi então que ser “apenas amigos” não estava me ajudando a seguir em frente. Eu estava vivendo no que eu esperava que acontecesse, em vez de viver no presente. Com toda a coragem que pude reunir, pedi ao meu ex-namorado que parasse de me ligar, parasse de me mandar e-mails e parasse de pedir para me ver. Simplesmente era muito difícil seguir em frente quando eu sempre esperava que voltássemos a estar juntos. Dar esse grande passo à frente, com toda a dor que veio com isso, fez com que eu me debruçasse sobre a minha Bíblia como nunca antes. Eu estava procurando por esperança no meio do meu coração sangrando. Os Salmos foram como um remédio calmante para minha alma dolorida:

Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido. Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra. (Salmo 34.18-19)

Por que você está abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus; pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. (Salmo 42.5–6)

E a promessa do Salmo 84.11 – de que Deus não sonegaria bem algum àqueles que andam em retidão – era a rocha na qual me agarrei quando sentia sua falta e ficava tentada a não confiar em minha própria decisão. Escolher não me comunicar com meu ex-namorado foi um ato de confiança em Deus. Por mais tentada que eu fosse a ligar pra ele por várias razões, manipular meu caminho para vê-lo, ou encontrar desculpas para enviar um e-mail (mensagens de texto não eram uma opção há muitos anos atrás!), crer na promessa do Salmo 84.11 foi a força na qual me manteve de pé.

Eu pensei comigo que se ele realmente me amasse e desejasse voltar comigo, ele me buscaria de todo o coração. Até então, eu precisava me libertar e seguir em frente com a minha vida.

5 Maneiras de Seguir em Frente Depois de um Rompimento

Recentemente, recebi algumas mensagens de mulheres solteiras perguntando-se como lidar com a dor e a solidão de um rompimento. Uma jovem mulher sentiu que ainda precisava permanecer amiga do ex-namorado para mostrar-lhe o amor de Cristo. Ela descreveu a dor intensa que sentiu quando ele terminou o relacionamento e a complexidade de vê-lo quase todos os dias no trabalho. Mesmo assim, ela ainda pediu a ele que permanecesse amigo dela apesar da dificuldade da sua situação.

Eu reconheço que cada relacionamento é único, e não estou fingindo saber todas as respostas para qualquer um deles. Mas eu quero alertar os solteiros a pensarem que podem permanecer “apenas amigos” com alguém com quem tiveram um relacionamento romântico de longo prazo. Mais vezes do que não, um dos indivíduos envolvidos ainda tem sentimentos pelo outro, e, como eu, poderia secretamente esperar que mantendo contato levaria ao restabelecimento do relacionamento.

Colocar nossa esperança em um relacionamento reatado em vez de colocar nossa esperança em Deus e nos planos que ele tem para nós é perigoso. Eu vi muitas mulheres jovens se ferirem repetidamente persistindo em algo que não era para ser. Então, se você se encontra com um coração partido hoje, tentada a continuar mandando mensagens ou comunicando-se com alguém de muito significado passado, considere estas maneiras de seguir adiante com sua vida e confiar no plano maior de Deus.

1. Debruce-se sobre sua Bíblia

Os dois anos seguintes àquele rompimento eu frequentemente refiro-me como meus anos de “germinação de estufa”. A dor do meu coração dolorido remeteu-me a buscar as Escrituras para encontrar conforto e esperança. Deixe Deus usar a dor em sua vida para direcioná-la às promessas de infinita alegria, força e esperança.

2. Integre-se a comunidade cristã

Depois de perder a pessoa com a qual você mais valorizava gastar tempo, você precisa de outras pessoas para cercá-la e ouvi-la e apontá-la para Cristo. Os amigos que fiz no ministério do campus foram um salva vidas para mim (especialmente uma jovem mulher que investiu 4 anos me discipulando durante esse período difícil).

3. Continue servindo

Saia de você mesma e da dor que está sentindo procurando oportunidades para servir (1 Pedro 4.19). Quais necessidades da sua igreja que você poderia preencher? Existe uma refeição que você poderia fazer para uma nova mãe, uma adolescente mais jovem que você poderia aconselhar, uma viagem missionária na qual você poderia reservar em sua agenda? No verão depois do meu rompimento, eu fui a um projeto missionário de dois meses fora do estado. Foi uma das melhores decisões que tomei porque ajudou a revigorar-me espiritual e emocionalmente.

4. Distancie-se tanto quanto possível

No ano seguinte, depois do nosso rompimento, eu fui a um estudo no exterior para a Espanha. Adicionando distância física entre nós dois, sem a probabilidade de nos encontrarmos em diversos lugares, ajudou-me a seguir em frente. Mesmo que vocês se vejam no escritório, não saia do seu caminho para procurar conversar e se comunicar.

5. Confie que Deus é por você e não contra você

Nenhum bem sonega aos que andam retamente (Salmo 84.11). Deus promete restaurar as feridas dos quebrantados de coração. A solidão e a dor vão diminuir conforme você fixar os olhos em Jesus e confiar que ele pode satisfazer muito além de qualquer relacionamento humano.

Por: Stacy Reaoch. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Should I Be Friends with My Ex?

Original: Eu deveria ser amiga do meu ex? © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.comj. Todos os direitos reservados. Tradução: Cynthia Costa. Revisão: Renata Gandolfo.