O Evangelho Heterossexual

Quando o Evangelho é apresentado como “Venha para Jesus para ser hétero”, ao invés de “Venha para Jesus para ser feito justo diante de Deus”, nós não deveríamos nos surpreender quando as pessoas não vêm a Jesus. Se ele não é o alvo do arrependimento delas, então ele não será acreditado como o alvo definitivo da fé delas. Elas vão apenas trocar um ídolo por outro e acreditar que são cristãs por causa disso.

O que a comunidade gay precisa ouvir não é que Deus os fará héteros, mas que Cristo pode torná-los dele. Nessa era, talvez eles nunca serão “héteros” (pela falta de palavras melhores), mas eles podem ser santos (1Cor 1.30). Devemos lembrar aos outros (e a nós mesmos) que Cristo está os chamando em última instância para ele mesmo, para conhecer Cristo, amar Cristo, servir Cristo, honrar Cristo e exaltar Cristo para sempre. Quando ele é feito o alvo do arrependimento deles e o objeto da fé deles, eles são feitos justos com Deus Pai, e lhes é dado o poder pelo Espírito Santo para negar todo pecado, seja sexual ou outros.

Como eu mencionei anteriormente, não queremos que as pessoas apenas troquem os ídolos debaixo da pretensão de estarem caminhando na fé. Alguém que esteja tentando buscar a heterossexualidade e não Cristo está tão longe de uma posição justa perante Deus quanto alguém que está buscando ativamente a homossexualidade. Eles colocaram sua fé na nova “orientação” ao invés de conhecer o Deus vivo.

Nova Criação, Tentações Antigas

Como o verdadeiro evangelho muda a tentação? O dia após que Jesus me salvou, eu me senti como uma nova pessoa e como a mesma pessoa tudo ao mesmo tempo. Eu ainda era muito atraída por mulheres (e de várias maneiras, eu ainda sou). Eu visitei igrejas esperando ser encorajada. Esperando ser lembrada do poder do evangelho na luz das minhas tentações, mas ao invés disso, eu tinha ouvido a mentira que a “libertação” significava que eu não deveria estar sentindo as mesmas tentações. Que na minha vinda a Cristo, eu deveria estar livre de me sentir como o velho eu.

Mas graças a Deus pelas Escrituras. Nelas, eu li sobre Cristo e como ele em tudo foi tentado, mas sem pecado (Hb 4.15). Imagine a festança que experimentei quando percebi que Deus também foi tentado. E como, se esse for o caso, eu vou julgar minha posição com Deus não pelas minhas tentações, mas como vou responder às minhas tentações (1Jo 3.9).

Todos Pecadores, Gays ou Héteros

“O evangelho heterossexual” cria espaço para muito desencorajamento para aqueles estão em Cristo e são atraídos pelo mesmo sexo. Primeiramente porque isso assume que ir para Cristo significa que você será hétero. Se a tentação pelo mesmo sexo ainda é encontrada como uma realidade presente e consistente, a suposição lógica será que você ainda é a mesma pessoa, a pessoa que talvez não conhece Deus verdadeiramente porque você ainda é tentado pelo pecado.

Mas olhando para Cristo, sabemos que isso está longe da verdade. Seja casado ou solteiro, cristãos que sentem tentações pelo mesmo sexo não são menos cristãos por conta disso. Se for o caso, eles podem ser o tipo pelo qual Jesus é mais profundamente solidário. Eles são o povo que Cristo convocou para ir ao seu trono da graça por ajuda no tempo oportuno que, para todos nós, é todos os dias (Hb 4.16).

Deus não veio primeiramente para fazer homens e mulheres atraídos pelo mesmo sexo completamente héteros, ou para fazê-los casados. Cristo veio para nos fazer justos para com Deus. E ao nos fazer justos para com Deus, ele está nos satisfazendo em Deus. Isso é boas novas por uma razão. Porque isso proclama ao mundo que Jesus veio para que todos os pecadores, gays e héteros, possam ser perdoados dos seus pecados para amar a Deus e se alegrar nele para sempre.

Por: Jackie Hill Perry. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: The Heterosexual Gospel.

Original: O Evangelho Heterossexual. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Marcelo Rigo do Santos. Revisão: Filipe Castelo Branco.