Quando você crescer, você vai entender

Só que não vai.

Você tem que comer, para crescer. Você tem que estudar, para crescer. Para crescer: brincar, ler, correr, escrever, falar, beber…

Para crescer, não é hora de quase tudo. Mas, esse tudo que você ainda não pode, um dia você vai entender.

Para ser livre, você precisa crescer.

Olha pra cima, um dia você vai chegar lá.

Eu não vou mentir, eu lembro exatamente do dia em que eu me toquei que a existência dos meus pais não era única e exclusivamente para me satisfazer. Lembro de quando eu percebi que minha alegria não era tudo o que importava para eles e que eles tinham um passado, uma história e seus próprios sonhos e vontades. Será que só eu achei que os adultos existiam pra me servir?

Crescemos ansiando por crescer. Havia algo de especial nessas pessoas grandes e seus ternos, vinhos, livros e compras. Eu achava que eles entendiam mesmo as coisas, pois estavam sempre envoltos em um ar de “aqui em cima está tudo muito bem resolvido e você ai, pequena, precisa chegar aqui”. Então, aprenda.

Hoje eu não sou a adulta que achei que seria ao chegar aqui. E não serei. Perdi as referências de quando eu olhava de baixo para cima para todos lá no alto com seus longos vestidos, dirigindo, com salto alto, com pastas ou segurando bebês. Agora, olhando daqui, olho no olho, eu não reconheço NENHUM adulto, nem os com 3 vezes a minha idade. Os adultos todos continuam sendo como aqueles meus coleguinhas com suas brincadeiras, suas brigas, um jeito torto de andar, uma mania de se machucar nos mesmos lugares, uma mania de machucar os outros (nos mesmos lugares), gritos, gargalhadas e muitas birras. Como você pôde fazer isso comigo? Continuam não emprestando brinquedos e os sapatos de salto ainda não cabem em mim. Nem em vocês. Agora eles são bem mais desconfortáveis.

Mas eu os respeito.

Alguém me enganou?

É… você não vai entender. Na verdade vai descobrir que esses exemplos decepcionam e muito. E, por falar nos ídolos do nosso coração, todos eles caem. Isso dói.

Agora entenda, criança: Estamos todos na mesma caminhada e a idade nunca deixou nem vai deixar ninguém perfeito e entendido. Idade não resolve nada. Quando você crescer, você não será alguma coisa importante. Quando você crescer, você ainda será uma criança precisando de muitos cuidados. Quando você crescer, ainda precisará de um exemplo, um exemplo perfeito. Quando você crescer, você ainda vai ter que obedecer. Quando você crescer, você ainda vai olhar para cima ansiando chegar lá. Só que será por graça, não há nada que você possa fazer. Mas estude, alimente-se, beba dessa água. Há um livro antigo que nos conta sobre um homem perfeito. Que viveu e morreu por nós. Ele é a medida, ele é o caminho. Ele insiste que tem água e pão para a gente se alimentar.

Lá sim, quando você chegar, você vai entender e isso basta. Agora vemos em parte. Um dia, veremos face a face.

É o que você vai ser quando você crescer.

“Oh, be careful little eyes what you see. For the father up above is looking down in love. Oh, be careful little eyes what you see…”

Por: Ana Paula Nunes. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: Quando você crescer, você vai entender.