Como pregar quando as pessoas fazem cara feia?

Eu lembro daqueles primeiros anos em minha problemática igreja onde era tão difícil pregar. É bastante difícil tentar descobrir quem você é como pregador, mas ter que fazê-lo em um lugar onde parecia haver um desinteresse geral, e até hostilidade às vezes, bem… isso era especialmente difícil. Poucos traziam uma Bíblia e a usavam. Eu regularmente via rosnados e carrancas do púlpito durante os primeiros quatro ou cinco anos. Lembro-me de começar a lutar tanto para pregar que, por desespero, imprimi uma mensagem para mim mesmo e a colei sobre o púlpito para ler enquanto eu pregava. A mensagem dizia o seguinte:

“Você não prega para o louvor dos homens, mas para declarar a verdade da palavra de Deus. É suficiente, digno e nobre o trabalho de pregar a palavra de Deus, mesmo que não seja aparentemente recebida pelo ouvinte”.

Se você não consegue encontrar a alegria na palavra de Deus sendo proclamada independentemente de como os ouvintes respondem, você não vai durar muito tempo pregando, especialmente em uma igreja hostil. Temos que confiar que Deus está trabalhando usando sua palavra de várias maneiras, mesmo quando não podemos ver. A palavra de Deus nunca retorna vazia. Nosso chamado é pregar. Devemos deixar os resultados para Deus.

O Espírito de Deus, trabalhando através de sua palavra, é de fato poderoso. Treze anos depois, não há lugar mais doce para eu pregar do que essa igreja onde uma vez eu preguei para rosnados e carrancas.

Pregue

Quando a Teologia encontra-se com a prática

Uma das marcas essenciais à saúde da igreja é a centralidade da pregação expositiva. Em Pregue, Mark Dever e Greg Gilbert explicam como Deus exerce seu poder e derrama graça ao seu povo através das Escrituras, fazendo delas a base de todo relacionamento que temos com ele. Os autores oferecem conselhos práticos sobre como decidir que textos pregar, como preparar o esboço do sermão, e sobre como avaliar seus sermões de modo bíblico. Além disso, estão inclusos esboços de sermões dos autores e comentários sobre como foram planejados e entregues.

Confira

Por: Brian Croft. © Practical Shepherding, Inc. Website: practicalshepherding.com. Traduzido com permissão. Fonte: How do you preach in the face of snarls and scowls?

Original: Como pregar quando as pessoas fazem cara feia? © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.