Vestindo a armadura de Deus (A arte da guerra para mulheres)

“Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.” Efésios 6.10-20

Ovelha, se você está alistada como soldado no exército de Cristo necessita estar vestida adequadamente para a guerra, uniformizada para ser reconhecida pelo seu exército e não ser confundida com o inimigo.

Estar revestida de toda a armadura de Deus significa que nenhuma parte de sua pessoa pode estar descoberta, pois uma parte sendo atingida e ferida poderá ser o foco de uma infecção generalizada que poderá causar vários tipos de contaminação e até levar à morte. Por isso, não fará sentido você estar uniformizada da cabeça até as canelas e calçar seus pés com chinelos de dedo que te deixarão vulneráveis. Não, não menospreze nenhuma parte da vestimenta (Ef 6.13), somos instruídas pelo nosso “manual” de guerra, a Palavra de Deus, a estarmos “calçadas” corretamente (Ef 6.14).

Vestir a armadura de Deus é revestir-se espiritualmente, pois, os inimigos, os seres espirituais malignos que estão nas regiões celestiais, são invisíveis aos nossos olhos, não são de carne e osso (Ef 6.12).

Com a armadura completa, poderemos resistir, perceba que estamos nos posicionando na defesa (nem no ataque, nem na “caça” dos inimigos!). Essa estratégia de guerra é uma instrução dada com a intenção de criarmos “músculos” espirituais, pois quem resiste suporta uma força contrária, temos que, no mínimo, ter a mesmo poder de força do inimigo para permanecermos inabaláveis. Ei! Mas espere, pense, nós podemos suportar a força de um inimigo que nem ao menos podemos ver?!

Não! Não conhecemos o seu tamanho, a sua força, nem quando receberemos suas investidas.

Mas nós podemos conhecer Cristo, nosso general, e nos revestir da força de seu poder que é incomparavelmente maior de que qualquer outro poder. Ele está acima do mal, ele é o Todo-Poderoso.

Guerreiras se tornam mais aptas para a luta quando estão protegidas com a Armadura de Deus. Nenhuma roupa que possamos fazer com nossas próprias mãos (Gn 3.7)[i] será suficiente para nos livrar, para nos salvar. Então nos despimos de nossos trapos (Is 64.6)[ii] e nos revestimos de Cristo (Gl 3.27)[iii] suficiente salvador.

Instruções para a armadura de guerra

  1. Despir-se do velho homem (Ef 4.22)[iv]– Estamos sujeitas a todo tipo de corrupção, então, livre-se dos velhos hábitos, do velho vocabulário, de velhos pensamentos. Para isso tem que substituir o velho pelo novo. Vá na Bíblia!
  2. Não inicie seu dia com a roupa errada (Ef 6.11)[v] – Você não vai a uma festa com sua roupa de ginástica, não é mesmo? Então saia de casa com a sua roupa de mulher de guerra: A Armadura de Deus!
  3. Uma guerreira anda bem equipada – a espada do espírito é a sua principal arma contra o mal, tanto o mal em seu território (sua mente, alma e coração, como no território inimigo). Use capacete: proteja sua mente com a verdade de Deus. Use a couraça da salvação, as sandálias do evangelho da paz. Use todo o equipamento que Jesus conquistou na cruz!
  4. Manuseie bem a sua principal arma – treine com afinco, leia a Palavra de Deus, entenda a palavra de Deus, guarde a palavra de Deus em seu coração. Afie a sua espada!
  5. Ore – é o Espírito Santo de Deus que vai a nossa frente conquistando nossas batalhas, abrindo caminho para a Palavra de Deus ser ancorada nos corações.

Ovelha, silencie seu coração e escute o Deus da nossa salvação.

Estejamos prontas para as batalhas.

No próximo treinamento vamos finalmente aprender a lutar como uma mulher (de Cristo).

Ora e segue, ovelha!

[i] Gênesis 3.7 Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
[ii] Isaías 64.6 Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como um vento, nos arrebatam.
[iii] Gálatas 3.27 Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes.
[iv] Efésios 4.22 No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano.
[v] Efésios 6.11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo.

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: Vestindo a armadura de Deus (A arte da guerra para mulheres).