Mães cansadas: 4 recursos para manter sua conexão com Deus

Estou cercada de bebês por todos os lados. Bem próxima a mim tenho muitas jovens mães com bebês recém-nascidos ou com idade inferior aos 6 meses. Algumas dessas irmãs em Cristo tenho discipulado e confesso que diante dessa nova etapa tenho me sentido um pouco despreparada. Hoje sou uma mulher adulta (com mais de 50) que vive sozinha, embora eu tenha um filho adulto (casado), estou um pouco sem prática e não me lembro de muitos detalhes de quando eu mesma tinha um bebê para cuidar. Tenho me esforçado para recordar como é ser mãe de bebês e tenho orado ao Senhor que me capacite para continuarmos de mãos dadas, elas comigo e eu com elas e nós com os bebês e o Senhor cuidando de tudo!

Aqui no escritório do Ministério Fiel eu trabalho ao lado da mãe do Benjamin, sim é isso mesmo, ela é a mãe do Ben, pois quando os bebês chegam as mães ficam com a sua identidade ofuscada por trás daqueles rostinhos lindos e rechonchudos.

Estou pensando em como ajudar mais essas mamães amadas e seus bebês e além dos programas de ajudas específicas e práticas como trocar, banhar e alimentar, tenho meditado em como manter essas mães com as “cabeças fora d’água” ou como alimentar as mamães para que a ansiedade de cuidar bem do bebê, manter o equilíbrio com o marido, cuidar de todas as outras tarefas que fazem parte da vida de uma mulher casada e ainda não esfriar o relacionamento com o Senhor da vida.

E então, viva os livros de Gloria Furman! Uma leitura rica! Gloria é mãe de 4 crianças e seu marido, Dave, é pastor. Com autenticidade e verdadeiro amor a Deus, Gloria vai nos mostrando como é possível manter-se próxima a Deus mesmo quando seus braços estiverem envolvendo aquele bebezinho amado que o Senhor te concedeu.

Precisamos aprender a nos render ao Senhor da Vida e saber que ele cuida de nós, mesmo quando somos mães inexperientes e atarefadas.

Recursos para mães com os braços ocupados

Se você é uma mãe “fresca” provavelmente não vai estar lendo esse texto, você não tem tempo para isso agora, mas se você é aquela irmã que está andando junto de uma mãe nova com seu lindo bebê, poderá ajudá-la a seguir confiante que Cristo está no controle de tudo, inclusive desse tempo em que a vida está fora de controle (do nosso, não do dele!).

1. Quando não podemos ir aos cultos para ouvir a palavra de Deus, escute ou assista uma palestra enquanto está tomando banho ou até mesmo trocando fraldas. Não, não tem problema você ouvir a palavra de Deus assim, afinal é melhor que você esteja se alimentando de alguma forma do que você morra de inanição.

2. Outro bom recurso é a Bíblia em áudio disponíveis gratuitamente em aplicativos que podem ser descarregados em seu celular. Você pode desfrutar de um tempo de “leitura” bíblica ouvido as Escrituras. Apenas para animar: em média gastamos 5 minutos para absorver um capítulo da Bíblia (lendo ou ouvindo). Esse tempo diário diante das Escrituras pode nos manter conectada com o Senhor e nos fazer desenvolver o hábito de meditar na palavra, já que essa porção pode ficar retida em seus pensamentos ao longo do dia.

3. Mas se 5 minutos ainda são um tempo muito extenso para esse período em que a maternidade exige muito das mulheres, pode ser que uma gravação de um devocional Alegria Inabalável de John Piper, ou do Spurgeon, que duram menos de 2 minutos, poderá trazer um renovo em sua alma.

Estar com sua alma afinada com o Senhor vai tirar sua mente daqueles pensamentos desoladores do cansaço e da solidão.

4. Por fim, o recurso importante que gostaria de compartilhar é que um versículo memorizado pode ser seu refúgio e fortaleza no Senhor.

Coloque um versículo curto e significativo escrito em um lugar de fácil visualização, aquele lugar que você vai bater os olhos várias vezes durante seu longo dia maternal, ali aonde você estará em contato com o Verbo de Deus que te dará alívio e renovo.

Minha sugestão:

“Vinde a mim, todos que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” Mateus 11.28

Esse é o convite de Jesus Cristo para as ovelhas cansadas, não recuse.

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: Mães cansadas: 4 recursos para manter sua conexão com Deus.