O que é desolação?

Mateus 23. 38,39, “Eis que a vossa casa vos ficará deserta. Declaro-vos, pois, que, desde agora, já não me vereis, até que venhais a dizer: Bendito o que vem em nome do Senhor”.

A desolação de Israel

O que me chama a atenção aqui é o “Declaro-vos, pois …” Essa frase está apresentando a explicação do porquê Israel deve ficar deserto. E qual é o motivo? Porque eles não verão Jesus de novo até que digam dele: “Bendito o que vem em nome do Senhor”.

“Mas espere”, alguém poderia dizer: “Não foi exatamente isso que eles disseram quando Jesus entrou em Jerusalém?” Sim, eles disseram isso quando ele veio como um que eles pensavam que seria um rei conquistador. No entanto, no contexto do Salmo 118, o qual Jesus cita em Mateus 23. 39, o “que vem em nome do Senhor” está associado com a “pedra que os construtores rejeitaram [que] se tornou a pedra angular” (Sl 118. 22) – um texto que Jesus já associou a si mesmo em Mateus 21.42. De acordo com a leitura de Jesus do Salmo 118, então, aquele que vem em Nome de YHWH é a pedra que ainda que rejeitada foi restabelecida … e até que Israel veja o rejeitado e restabelecido – o crucificado e ressuscitado – como aquele que vem e revela perfeitamente o Nome de YHWH, sua casa permanecerá deserta.

Assim, a casa fica deserta para eles porque não verão Jesus.

Em uma primeira leitura, isso pode soar como uma consequência: “vocês não reconheceram Jesus e, portanto, sua casa ficará deserta”. E, claro, há verdade nisso. No entanto, o ponto principal aqui não é que a sua casa tenha ficado deserta devido ao seu fracasso em reconhecer Jesus por quem ele é, ao contrário, aqui o ponto é que a desolação em si é o “não ver” Jesus. O conteúdo, a experiência, a desolação da desolação, o que é desolação, é não ver Jesus … não vê-lo como a pedra rejeitada que foi restabelecida como pedra angular, não o ver como a personificação da aliança de Deus, não vendo-o como seu rei, mestre e Senhor … não vendo Jesus, sendo cego para Jesus, sendo alheio à glória de Deus brilhando na face de Cristo, essa é a sua desolação.

A desolação de todos nós

E isso é verdade para todas as pessoas … a cegueira para com a glória de Deus em Cristo é a desolação da alma. Paulo diz isso em 2Coríntios 4. 3-4, e Efésios 2.12, 4.18, e Pedro argumenta na direção oposta (ou seja, conhecer / ver Deus em Cristo para escapar da desolação) em 2Pedro 1. 3-4. Não saber, não ver, não valorizar o fato de que o Nome de YHWH é revelado no Jesus crucificado que ressuscita é estar desolado.

Em outras palavras, a desolação é habitar uma cosmovisão em que Deus não é perfeitamente, finalmente e totalmente revelado no crucificado e ressuscitado Jesus Cristo.

Uma alma que não viu o Cristo rejeitado e restabelecido como Deus é como uma torre desmoronando; o padrão original pode ser discernido, mas as janelas são irregulares e cheias de frestas, as escadas estão desmoronadas e inutilizáveis, os beirais estão caídos e precários … Nossas almas nascem nesse estado de desolação e só regridem durante a vida. Somente a visão de Cristo – o verdadeiro padrão conforme o qual as torres de nossas almas foram formadas e em harmonia com o qual elas retêm a semelhança, qualquer que seja a aparência da frágil torre – pode banir a desolação.

Desolação Desfeita

Não só para os filhos da etnia de Israel, mas para cada indivíduo, a desolação só é desfeita quando vemos e dizemos do Cristo crucificado e ressuscitado: “Bendito seja o que vem em nome de YHWH”!

Por: Chris Powers. © Full of Eyes. Website: fullofeyes.com. Traduzido com permissão. Fonte: What is Desolation?

Original: O que é desolação? © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.