Setembro amarelo e a verdadeira esperança

O que há de errado comigo?

Seus pensamentos ficam girando e falando em sua mente sobre quem você é? Você tem tido pensamentos que te depreciam, entristecem e desesperam? Ah, talvez, você possa estar se comparando com outras pessoas e parece que a vida delas é bem mais interessante do que a sua? Parece que a vida dos outros é extraordinária e a sua é apenas uma vidinha comum? Então você pensa que a sua vida não tem sentido, ou ainda, que sua vida não tem valor. É assim que você tem pensado sobre você? Está cansada de ter os pensamentos recorrentes que te deixam “louca” e não sabe como se livrar deles?

Vamos falar sobre essas coisas difíceis e lembrar onde podemos colocar nossa esperança.

Os relacionamentos estão sendo feitos pelas janelas que a mundo virtual nos proporciona, mas a vida real, fora das plateias das redes é bem diferente. Não há comunicação pessoal, as pessoas não são conhecidas pelo que elas são.

Não há relação verdadeira sem proximidade, não podemos conhecer alguém sem saber suas circunstâncias de vida, como ela tem se sentido e como ela tem reagido às circunstâncias. Faz parte de conhecer alguém saber por onde passam seus pensamentos.

Não basta apenas ver fragmentos da vida das pessoas pelo enquadramento das suas postagens nas redes sociais. As pessoas se relacionam com contato entre elas, pela proximidade, troca de experiências. Relacionamento de verdade se faz com contato pessoal, face a face, nos dias bons e nos dias não tão bons inclusive.

Em tempos de comunicação virtual não conversamos mais usando todos os nossos sentidos. Nossa comunicação é processada no mundo virtual, e que diferença isso faz? Faz muita diferença pois não temos todos os nossos sentidos atuando juntos no teatro da vida: olhos nos olhos, o som e tom da voz, um sorriso, um toque de amizade em suas costas encurvadas pelo peso do medo, um abraço amigo em um dia mau.

Isolada, solitária e confusa, com seus pensamentos te empurrando para um abismo sem fim de emoções ruins, a vida vai se desestabilizando e faz você perder a esperança ou esquecer-se do motivo da sua.

O que temos de errado é que toda a humanidade está corrompida pelo pecado. O pecado entrou na humanidade após a Queda, quando Adão e Eva desobedeceram a Deus, e essa desobediência tem se perpetuado em todas nós, causando danos em nossa mente e coração, em nosso estado físico e em nossos afetos. 

Qual é a sua tribo?

Eu não sei qual é a sua “tribo”, mas a tristeza, o desespero, a aridez da vida não se instalam em uma tribo específica, seja você ateu ou crente, casada ou solteira, branca, negra, amarela ou parda, rica ou pobre, culta ou não, graduada ou pós-graduada, você pode estar sentindo-se acuada por um sentimento de medo, angústia que parecem não ter fim. Um beco sem saída. Um túnel sem luz.

Onde você está colocando sua esperança? A sua esperança está em você mesma? Você está tão sozinha que não tem com quem partilhar sua angústia?

Conhecer a si mesma

O mundo diz que temos que olhar para nós mesmas para termos autoestima, amor próprio, mas você já parou para pensar que se cada uma de nós olharmos apenas para nós mesmas nunca haverá oportunidade de olharmos para os outros nem tão pouco para Deus?

O mundo diz que a cura de nossos males é conhecer a si mesma, porém a Palavra de Deus nos instrui a olharmos firmemente para o autor e consumador de nossa fé[i] e resistimos no dia mal com o foco no Salvador e não em nós, por quê? Porque em nós mesmas não há salvação.

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Hebreus 4:12

Olhar para Deus em sua Palavra nos possibilita conhecer nosso coração porque Deus, nosso criador, conhece o local mais profundo de nossa alma e seu Santo Espírito pode penetrar nas profundezas das nossas almas em trevas e derramar a sua luz.

E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. 1 João 1:5

Andar com Cristo dissipa nossas trevas, ilumina nossos pensamentos, ele é a luz no fim do túnel, a nossa esperança.

A libertação

Mas, ei, você conhece o Maravilhoso, único e inigualável Conselheiro?

Você precisa saber que a verdade é libertadora.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8.32

E que a verdade é uma pessoa: Jesus. Só podemos encontrar salvação em uma pessoa:

Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode vir ao Pai senão por mim. (João 14.6)

E quando Jesus nos alcança ele nos liberta para vivermos vida eterna.

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8.36

Jesus veio para iluminar nossas trevas:

De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. João 8:12

O que eu posso fazer para acabar com o desespero?

Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. Colossenses 3.16

Você pode ler a palavra de Deus

Você pode estar com Cristo quando lê a Palavra de Deus, porque ele é o Verbo encarnado.

João 1.14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

A Palavra de Deus dá o testemunho das pessoas que o conheceram, pessoas que estiveram com ele, ouvindo, vendo, observando e apalpando[ii].

A Palavra de Deus purifica, educa, corrige, aperfeiçoa. A vontade de Deus é boa perfeita e agradável.

Você terá sua mente moldada a mente de Cristo.

Andar junto com alguém

Você pode começar buscando ajuda de alguém que você confie, acredite essa ajuda é preciosa em momentos como esse em que nossos pensamentos estão confusos e nossos sentimentos estão como um mar revolto com ondas de emoções ruins.

Você pode falar o que está sentindo e pedir ajuda para alguém que possa estar com você nesses tempos ruins. Não, isso não é um peso para aquelas pessoas que amam você e porque elas te amam podem ajudá-la a aliviar a sua carga.

Para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam. 1 Coríntios 12.25-26

Nós necessitamos nos relacionar uns com os outros como Cristo se relacionou aqui na terra com os seus discípulos. O contato próximo faz parte do aprendizado, do consolo, do ensino, da correção.

Você pode orar através dos salmos

Salmo 6.2-3

Tem compaixão de mim, Senhor, porque eu me sinto debilitado; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão abalados.

Também a minha alma está profundamente perturbada; mas tu, Senhor, até quando?

Volta-te, Senhor, e socorre-me; salva-me por tua graça.

Salmo 16.5-11

O Senhor é a porção da minha herança e o meu cálice; tu sustentas a minha sorte.

As minhas divisas caíram em lugares agradáveis; é linda a minha herança.

Bendigo o Senhor, que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina.

Tenho o Senhor sempre diante de mim; estando ele à minha direita, não serei abalado.

Por isso o meu coração se alegra e o meu espírito exulta; até o meu corpo repousará seguro.

Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.

Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, à tua direita, há delícias perpetuamente. 

Salmo 116.1-9

Amo o Senhor, porque ele ouve

a minha voz e as minhas súplicas.

Porque inclinou para mim os seus ouvidos,

invocá-lo-ei enquanto eu viver.

Laços de morte me cercaram,

e angústias do inferno se apoderaram de mim;

caí em tribulação e tristeza.

Então, invoquei o nome do Senhor:

ó Senhor, livra-me a alma.

Compassivo e justo é o Senhor;

o nosso Deus é misericordioso.

O Senhor vela pelos simples;

achava-me prostrado, e ele me salvou.

Volta, minha alma, ao teu sossego,

pois o Senhor tem sido generoso para contigo.

Pois livraste da morte a minha alma,

das lágrimas, os meus olhos,

da queda, os meus pés.

Andarei na presença do Senhor,

na terra dos viventes. 

Você pode entoar hinos e louvores de gratidão

Os louvores nos fortalecem em Cristo, emudece o inimigo (inclusive dentro de nossa mente!)

Da boca de pequeninos e crianças de peito

suscitaste força, por causa dos teus adversários,

para fazeres emudecer o inimigo e o vingador.

Salmo 8.2

Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes:

Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor? Mateus 21.16

 

Quando adoramos ao nosso Senhor o foco de nosso amor nos modela a ele e silencia nossa angústia.

Seu louvor dá testemunho das maravilhas que Deus faz em sua vida:

E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no Senhor. Salmos 40.3

Você pode se achegar ao Maravilhoso Conselheiro e pedir que ele te sustente e te console. Ele é o Deus provedor e nada poderá nos separar dele.

Quando esse turbilhão de pensamentos e emoções te confundirem e tirarem sua esperança, busque ajuda, procure nosso Senhor, ore os salmos, lembre-se que o Deus que abriu o mar para o seu povo passar a pés enxutos quando fugiam de seus perseguidores é o mesmo ontem, hoje e sempre.

As tentações em sua vida não são diferentes daquelas que outros enfrentaram. Deus é fiel, e ele não permitirá tentações maiores do que vocês podem suportar. Quando forem tentados, ele mostrará uma saída para que consigam resistir. 1 Coríntios 10.13 (NAA

[ii] 1 João 1:1,2 O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada).

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: Setembro amarelo e a verdadeira esperança.