Conferência Fiel Pastores 2019 (Reprise)

“Porque o SENHOR é o Deus supremo e o grande Rei acima de todos os deuses.” (Salmos 95:3)

NO SALMO 95.3, o salmista exclama pela fé que “O SENHOR é o Rei Supremo”. Esta é uma afirmação surpreendente! Aqui temos o homem de Deus fazendo uma declaração majestosa sobre Deus e evidenciando com isto seu conhecimento de Deus e a forma como ele se relaciona com ele. Com isto o salmista aponta para o que é o cerne e âmago da Teologia: o conhecimento de Deus e a comunhão com ele. O assunto mais importante da teologia é a busca do entendimento sobre quem Deus é e qual é o seu caráter. João Calvino argumentou que o conhecimento da verdadeira doutrina envolve o conhecimento de Deus, e que este conhecimento correto de Deus é o que produz uma fé sólida no coração do ser humano.

Mas, é possível conhecer a Deus? A distância entre Deus e o ser humano é tão imensa que parece ser intransponível. Isaías 40.12-28 fala dessa distância entre Deus e os homens. Há um sentido em que Deus é incompreensível, pois ao homem nunca será possível conhecer Deus completamente. Calvino explicou esta impossibilidade pela expressão “finitum non capax infinitum”, demonstrando que o finito não pode assimilar o infinito, mas Deus, em bondade e amor para com os homens, se revelou. Ele decidiu se dar a conhecer ao ser humano. Deus usou linguagem humana e em graça desceu ao nível dos homens, dizendo aos homens quem ele é. Mas ele fez mais. Ele desceu ao nível dos homens se fazendo homem em Cristo Jesus. Em Cristo, pela fé, por meio da palavra revelada na Escritura, Deus pode ser conhecido. Em Cristo, pela fé, por meio da Escritura revelada, Deus pode ser amado e podemos desfrutar de comunhão e vida abundante com ele. Em Cristo, pela fé, podemos reagir como o salmista e, ao contemplar tudo que podemos saber sobre Deus, exclamar, com alegria e encanto: O SENHOR é rei supremo.

Só o verdadeiro conhecimento de Deus nos levará a uma relação de amor, plenitude e contentamento em Deus. Por isso te convidamos a vir e ouvir sobre a supremacia, a majestade e a glória do Deus infinito. Junte-se a nós, na Conferência Fiel para pastores e líderes, e venha se encantar com o Deus verdadeiro e todo poderoso, que é santo, justo, bondoso e misericordioso e que se revela em amor e graça a homens e mulheres. Venha se juntar a nós e adorar o Deus Supremo.

Foi sobre isso que estudamos e aprendemos na Conferência Fiel Pastores 2019! Se não conseguiu comparecer a conferência ou assistir ao vivo, através desta postagem de reprise você poderá assistir todas as palestras.

Reprises

Conferência Fiel Pastores e Líderes 2020

“Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.” (Colossenses 3:16)

Vamos abordar o ministério do aconselhamento como parte do trabalho pastoral e como um dom de Deus na igreja, dado àqueles que vêm crescendo em maturidade em sua própria caminhada na fé, e que deve ser empregado com a finalidade de ajudar homens e mulheres cristãos a se conformarem mais e mais à imagem de Cristo.