Meu pecado sobre seus ombros

Levítico 16.21, “Arão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo e sobre ele confessará todas as iniquidades dos filhos de Israel, todas as suas transgressões e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode…”.

(ver também, Is 53 4-6)

O cumprimento do bode expiatório

Assim que li esses versos, soube a imagem que queria desenhar. Pareceu-me tão pesado – e biblicamente fiel – considerar que, na cruz, todas as mãos de todos os santos de todas as épocas foram metaforicamente colocadas sobre a cabeça do Cristo crucificado (assim como era – novamente, metaforicamente – o próprio Cristo, o verdadeiro Sumo Sacerdote, que se ofereceu como sacrifício na cruz). Nosso Senhor inclinou-se para tornar-se o cumprimento do “bode expiatório”. Ele se humilhou em obediência ao Pai e amor ao seu povo para levar nossa iniquidade, transgressão e pecado em seu próprio corpo (Isaías 53.4-6; 1Pedro 2.24); Ele as carregou em suas costas para o fogo consumidor da ira divina; e Ele se levantou além de toda esperança na manhã da Nova Criação.

O Deus que perdoa o pecado

Note também as três diferentes descrições para o pecado que encontramos nesta passagem: “iniquidade… transgressão… pecado”. Por que isso é significativo? Bem, em primeiro lugar, a multiplicação de títulos é uma maneira de enfatizar que todo tipo de pecado deveria ser colocado sobre o bode expiatório (e, finalmente, em Cristo). Mas, em segundo lugar, essa descrição tripartida do pecado ecoa na declaração sobre YHWH no monte Sinai em Êxodo 34.6,7. Lá se declara que o Senhor:

“… Perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado…”

Central para o Nome (caráter, identidade, glória) do Único e Verdadeiro Deus é que ele perdoa qualquer tipo de pecado (ainda que não inocente o culpado) … e aqui no ritual do “bode expiatório” nós temos um vislumbre distante de como Ele faz isso (isto é, como ele comunica a beleza de seu nome através do perdão do pecado de seu povo). Mas a verdadeira imagem não é vista até que o Senhor da Aliança – na pessoa do Filho – se encarne e habite em nosso meio … Então nós podemos ver.

Então vemos quem é YHWH , vemos a excelência de seu caráter, vemos a infinita largura, profundidade, comprimento e altura do seu amor inabalável, então vemos o que realmente significa ter um Deus que perdoa iniquidade, transgressão e pecado…

Meu pecado em seus ombros

E vou mencionar outra coisa também. Enquanto eu desenhava essa ilustração, eu ia e voltava lutando em minha cabeça com pensamentos de ira e sem amor … Eu sabia que eram pecados, eu sabia que estavam errados, mas eu estava tendo dificuldade em silenciá-los. E então, pensei no que estava desenhando. Eu pensei nas mãos que eu estava desenhando, as mãos na cabeça do meu Senhor, e isso me tocou: “Deus, essas são as minhas mãos… essas são as minhas mãos. E meus pensamentos sem amor – os que estão na minha cabeça agora – são parte da imundície que meu Senhor lavou…”. E, realmente, se confiamos em Jesus, essas são todas as nossas mãos.

Que esta gravura seja um meio pelo qual o Espírito de Deus que exalta a Cristo use para nos ajudar a considerar de novo a beleza de nosso Salvador e a maravilha de nossa salvação (Hebreus 2.1, 3. 1, 12.3), e que essas lembranças alimentem nossa guerra contra o pecado e nossa busca pela pureza de coração comprada pelo sangue, pelo qual cada vez mais veremos e provaremos do nosso Deus (Mt 5.8).

Por: Chris Powers. © Full of Eyes. Website: fullofeyes.com. Traduzido com permissão. Fonte: My Sin Upon His Shoulders.

Original: Meu pecado sobre seus ombros. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.