Mantenha a sala limpa

Eu trabalhei em uma empresa de engenharia que produzia sistemas para manter ambientes controlados em fábricas, para evitar a contaminação. Esses ambientes são chamados de “salas limpas”, essas salas são chamadas assim porque minimizam o risco de contaminação por partículas no ar, que podem conter elementos que interferem na manufatura de um produto. Originalmente esse sistema foi criado para proteger os hospitais promovendo o mínimo possível de contaminação. Esses ambientes são estéreis, ou seja, nesse local não é possível ser gerada vida, e a ideia aqui é que bactérias, vírus não possam viver, nem tão pouco serem propagados.

Mas o que é preciso para fazer um ambiente controlado e transformá-lo em uma sala limpa? São três necessidades principais:

Grande quantidade de ar filtrado, utilizando filtros de alta eficiência, esse ar é disposto para diluir e remover as mais diversas bactérias e outras partículas espalhadas no ar pelas pessoas, equipamentos e outros produtos usados na fabricação;

Conservar a pressão para impedir que o ar sujo entre (a pressão da sala tem eu ser maior que a pressão externa);

São produzidas com materiais que não liberem gases que contaminem quimicamente o ar.

Agora que você já sabe o que é uma sala limpa, preciso te perguntar: A sua vida é uma “sala limpa” para que o Espírito Santo produza frutos espirituais?

Vamos sondar nosso coração e meditar sobre a nossa vida espiritual.

Ar filtrado

Todos nós temos uma cosmovisão. A forma como vemos o mundo é como se fossem lentes através das quais você considera os elementos que vê. Uma pessoa cristã tem a sua lente arquitetada pela palavra de Deus. Ou, para explicar melhor, você enxerga o mundo e os eventos, circunstâncias, pessoas, com as “lentes da bíblia”. Essas lentes te dão um foco: Criação, Queda, Redenção e Consumação. Você vê o mundo a partir da Grande História da Criação. Você sabe que o sofrimento, o mal, a morte são resultado do Pecado Original.

Você tem então um filtro (suas lentes cristãs bíblicas) por onde passam as informações que você assimila, os pensamentos que você processa, os afetos e emoções que você sente, assim como você pode olhar o significado e sentido de todas as coisas por essas lentes.

No entanto, as lentes precisam estar bem ajustadas, limpas e precisas para a sua vida. Nós, crentes em Cristo, ajustamos, limpamos nossas lentes e precisamos o seu foco com a Palavra de Deus.

Você andaria em um avião sem manutenção com um piloto sem atualização de seu conhecimento? Da mesma maneira eu te pergunto: você pode viver em um mundo caído sem estar com suas lentes bem ajustadas? Você é capaz de andar nas trevas sem limpar bem suas lentes?

Mas o pior de não usar a Palavra de Deus para ajustar sua cosmovisão cristã é que enquanto você acha que só não está ajustando a sua lente e isso não é tão problemático, você está contaminando suas lentes com “ar SEM filtro”. Aham, e sabe o que isso significa que você não pode perceber que está sendo contaminado e que suas lentes estão distorcendo a sua visão, e sua visão vai te levar por caminhos tortos, e quando você quiser voltar para o caminho reto você não encontrará o foco de sua lente, a contaminação tomou conta de todo o ar. Ar contaminado. Assim como não podemos ver o vírus, não podemos perceber por onde chega a contaminação.

Mantenha os grandes filtros de ar ajustados, gerando ambiente limpo em sua alma. Leia, escute, estude a Palavra de Deus.

E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12.2

Pressão

Manter a pressão é um trabalho do Espírito Santo. Ele usa as circunstâncias de nossas vidas para nos causar espanto, tristeza, desconforto, algum tipo de aflição ou tribulação de forma a nos corrigir, nos instruir e nos colocar no caminho certo. A pressão das circunstâncias ruins nos disciplina a buscarmos a Deus. Nossas orações são intensificadas, nossa busca pelos trechos bíblicos memorizados aflora em nossa mente. A pressão nos impulsiona a perseguirmos a purificação, a renovação de nossa mente. Heroicamente o Santo Espírito nos lapida e nos transforma de glória em glória em pedras roladas, como o grafite que se transforma em diamante por causa da pressão da terra.

Como azeite que é espremido da azeitona, assim somos nós quando espremidas pelas circunstâncias da vida, produzimos azeite se nossas lâmpadas (vidas) estiverem cheias do Espírito. Com o que você tem ocupado sua vida? Há tempo para buscar a instrução do Espírito?

Se a pressão externa for maior que a pressão interna, então você se deixará dominar pela contaminação das coisas do mundo, portanto mantenha a sua sala saturada, estufada mesmo, pela Palavra de Deus.

Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. 2 Coríntios 4:16

Liberando gases mortais

E finalmente, diz a palavra de Deus que a boca fala do que o coração está cheio. E uma conversa, uma frase ou mesmo apenas uma palavra emitida de sua boca que não tenha o domínio do Espírito Santo pode ser fatal. As palavras que saem naturalmente de nossa boca são o reflexo do que está em nosso íntimo. Se você estiver saturada de Cristo, o Verbo Encarnado, ahhh, que bendita será a palavra que sair de sua boca! Ela vai gerar vida! No entanto se você estiver com suas cisternas rotas, a palavra que sair de sua boca será maldita, vai gerar morte, ceifar a vida de alguém, contaminar a sua consciência com a culpa, romper a comunhão com Deus, gerando morte após morte.

Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. 1Coríntios 15:33

A nossa purificação

Nós, ovelhas, no entanto, temos o sangue de Cristo que nos purificou de todos os nossos pecados e o pecado já não tem domínio sobre nós. Jesus, o Cordeiro perfeito, pagou o preço de nossos pecados e por isso fomos reconciliadas com o Pai e nada nos separará do amor de Cristo, não há mal que nos tire das mãos de nosso Senhor, nenhum tipo de contaminação nos fará morrer a morte eterna.

Ovelha, pela graça, temos que buscar o Espírito Santo para mantermos o nível nossas salas limpas até a volta de nosso Senhor. Busquemos o Senhor em oração, leitura, entendimento e ele completará a sua boa obra em nós.