Posso ser solteira e satisfeita?

Este artigo faz parte da série Para Solteiras.

“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” Filipenses 4.4

Em Cristo você pode.

A pergunta chega assim também: “Posso ser feliz sendo solteira?”. A resposta pode parecer bastante óbvia e a pergunta quase sem sentido. Porém, na prática, quando se está vivendo como solteira no convívio da Igreja, essa pergunta é frequente e a resposta, não tão óbvia assim.

Em primeiro lugar, querida irmã, não se sinta sozinha. Você não é a única que se pergunta se pode estar contente caso o casamento não chegue para você. Você não é a única que sente sinceramente que a resposta é: não. Mas, vamos tentar chegar juntas ao sim?

O desejo pelo casamento é um anseio legítimo e bom diante de Deus. Afinal, o casamento é uma bênção de Deus e os frutos dele também. E eu sei que você não aguenta mais responder que deseja sim se casar e que não é por não querer casar que você está solteira. Eu sei como é.

Esse desejo pelo casamento é bom e agradável, porém, como você bem sabe (se não sabe, vou escrever sobre isso também), o casamento não é uma promessa e a solteirice não é o oposto de bom e agradável. São muitas as coisas boas e dádivas de Deus que podemos querer e não necessariamente vamos receber. E se não recebemos, como fica a nossa satisfação?

Você já parou para se perguntar quais as razões pelas quais você quer tanto casar? Sabe os motivos que te fazem crer que você só terá satisfação quando tiver o que quer?

Com frequência perdemos o controle dos nossos desejos os colocando a nosso serviço e não ao serviço de Deus. Nosso coração é uma fábrica de ídolos e nós temos a tendência a pegar até as coisas que Deus diz que são boas e colocá-las no trono do nosso coração, no lugar que é devido só a Ele. Isso é idolatria.

Eu creio que você já saiba que ídolos não satisfazem. Talvez você já tenha experimentado diversas situações em que você acreditou que “basta ter aquilo que eu quero e eu estarei satisfeita!”. E aí, você até teve o que queria, mas em pouco tempo a satisfação que você esperava saiu como vapor pelos seus dedos e você continuou precisando de algo mais.

Precisamos mesmo de algo mais. Nosso coração tem um anseio brutal por esse algo mais que vai de fato satisfazer nosso coração. Esse é um anseio do coração de todo ser humano, crentes e descrentes. Mas, irmã, você que é cristã já o encontrou! Você está tentando colocar substitutos no lugar dEle por causa do pecado que ainda luta em você.

A resposta para “Posso ser solteira e satisfeita?” é sim. Simplesmente porque seu status civil não te define e nem deve ser sua fonte de satisfação.

Substitua a pergunta do título por: “Onde está a minha satisfação?”. Irmã, não é o casamento em si que vai te satisfazer.

São muitas as coisas que você quer muito e ainda não tem. Você quer muito viajar? E viajar é uma coisa boa! “Posso não viajar e ficar satisfeita?”. Você quer muito melhorar sua situação financeira? E isso é bom. “Posso ficar satisfeita com a condição financeira que tenho hoje?”.  Você quer ter uma saúde melhor? Mas você pode ficar satisfeita ainda que Deus não te dê uma melhora nesta vida?

Onde está a sua satisfação?

“Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.

Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.” Filipenses 4.11-13

A verdade é que nós nunca estamos satisfeitas quando nossa satisfação não está em Cristo Jesus nosso Salvador. Nossa satisfação fora de Jesus é fumaça, correr atrás do vento. Ainda que você recebesse todas as coisas que deseja, sem Cristo você só teria vazio.

“Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor.

Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.

Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.” João 15.9-11

Perceba que se a sua satisfação não está em Jesus, você pode até casar, mas vai sofrer com o próximo passo: “só estarei satisfeita quando tiver meus filhos”. Salomão já explicou, alcançamos o que achávamos que mais queríamos e logo vem outra coisa que queremos muito.

“A vontade minha toma, sujeitando-a a ti, Senhor. Do meu coração fazendo o teu trono, ó Salvador.” HNC 224 

Deus precisa estar no centro de nossa vida, das nossas vontades, do nosso querer e do nosso coração. Jesus tem que ser muito maior do que todos os outros “querer” que temos. Assim, estaremos sempre satisfeitas nEle e, assim, podemos querer casar, podemos querer viajar e conhecer o mundo, podemos querer ter filhos…podemos querer coisas muito boas. Todo querer e desejar é desde que com as motivações corretas, amando nosso Senhor Jesus Cristo acima de tudo isso, estando contente e servindo onde quer que ele nos coloque: como solteiras, como casadas, com diploma, sem diploma, viajando, em casa, empregada, desempregada, com saúde ou sem.

“Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.” Salmos 51.12

Escute também o podcast “Não viva ‘por enquanto’, viva agora para glória de Deus”.