Pregue o Evangelho, não um discurso de autoajuda

Transcrição do Vídeo

Não acho que seja irracional esperar que um pregador cristão pregue o Evangelho em todos os sermões, na verdade devemos esperar isto dos pastores.

Fundamentalmente, devemos assumir que os pastores estão pregando a Bíblia, estão pregando em um texto, e Jesus nos ensinou em Lucas 24 que toda a Escritura aponta para Ele. Há uma maneira de chegar a Cristo e ao Evangelho em cada sermão, então se os pastores quiserem ser fiéis a Deus, servindo no ministério da palavra, eles precisam pregar o Evangelho porque a Bíblia aponta para Cristo.

Eu também acho que devemos pregar a Cristo em cada sermão porque pode haver incrédulos na audiência, e se queremos servi-los bem, qual é a primeira coisa que eles precisam saber? A princípio, eles não precisam saber como um cristão deve viver, eles precisam saber o que torna alguém um cristão e no que eu tenho que crer para ser um cristão.

Pregar o Evangelho é o melhor para os incrédulos que estão na igreja, mas também para os crentes… Paulo começa sua carta aos Romanos dizendo que ele está ansioso para ir para lá e levar o Evangelho para eles, ele quer, ainda que preso, poder pregar o Evangelho em Roma, ele foi encorajado pelos cristãos que estavam lá. Então, cristãos e não-cristãos precisam ouvir o Evangelho, porque esquecemos o Evangelho e precisamos ser lembrados da verdade.

Se deixarmos de lado o Evangelho e pregarmos apenas os imperativos morais do Novo ou do Antigo Testamento, então vamos reduzir a mensagem de nossos sermões a um moralismo e eles vão se tornar discursos de autoajuda, que deixam de fora o poder sobrenatural de Deus, a motivação para a vida cristã, os meios para obter poder para a vida cristã, e deixaríamos de lado o próprio modelo para a vida cristã, que é Cristo.

Tudo isso está ligado, e o que estamos tentando fazer através do sermão é glorificar a Deus através da pregação fiel da Palavra, queremos ver o perdido ser chamado por Deus. Precisamos que o Evangelho seja pregado e que as pessoas sejam edificadas por ele para que elas possam viver à luz do Evangelho.

Se você quer pregar um sermão visando todas essas coisas, então você deseja glorificar a Deus e servir ao povo de Deus, e você precisa pregar o Evangelho em cada sermão.

Por: Erik Raymond. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: Preach a Sermon, Not a Self-Help Talk.

Original: Pregue o Evangelho, não um discurso de autoaujuda. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Higor Vasconcellos. Revisão: Filipe Castelo Branco.