Dia 25 – Três presentes de Natal (1 João 2.1-2; 3.7-8)

Este artigo faz parte do devocional Boas-Novas de Grande Alegria.

“Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.” 1 João 2.1-2

“Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.” 1 João 3.7-8

Pondere comigo esta situação extraordinária. Se o Filho de Deus veio para ajudar você a parar de pecar — destruir as obras do diabo — e se ele veio também para morrer, a fim de que, quando você pecar, haja uma propiciação, uma remoção da ira de Deus, então, quais são as implicações disso para a sua vida diária?

Três coisas. É maravilhoso tê-las. Eu lhe dou essas coisas, brevemente, como presentes de Natal.

Presente 1: Um propósito de vida claro

A primeira implicação é que você tem um propósito de vida claro. Em termos negativos, é simplesmente isto: não peque — não faça o que desonra a Deus. “Estas coisas vos escrevo para que não pequeis” (1 João 2.1). “Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo” (1 João 3.8).

Se você perguntar: “Você poderia nos dizer isso em termos positivos, ao invés de negativos?”, a resposta é: sim, está tudo resumido em 1 João 3.23. É um ótimo resumo do que toda a carta de João requer. Note o mandamento singular: “Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou”. Essas duas coisas estão tão intimamente conectadas para João, que ele as chama de um único mandamento: crer em Jesus e amar os outros. Isso é o seu propósito. Isso é o resumo da vida cristã. Crer em Jesus e amar as pessoas da maneira como Jesus e seus apóstolos nos ensinaram a amar. Creia em Jesus, ame as pessoas. Este é o primeiro presente: um propósito de vida.

Presente 2: Esperança de que nossas falhas serão perdoadas

A segunda implicação da verdade dupla de que Cristo veio para destruir nosso pecar e para perdoar nossos pecados é esta: fazemos progresso em vencer nosso pecado quando temos a esperança de que nossas falhas serão perdoadas. Se você não tem esperança de que Deus perdoará suas falhas, quando começa a lutar contra o pecado, você desiste.

Muitos de vocês estão considerando algumas mudanças no ano novo, porque caíram em padrões pecaminosos e querem sair. Vocês querem novos padrões de comer. Novos padrões de entretenimento. Novos padrões de contribuir. Novos padrões de relacionamento com seu cônjuge. Novos padrões de devoções familiares. Novos padrões de sono e exercícios. Novos padrões de coragem na evangelização. Mas estão lutando e se perguntando se há alguma utilidade nisso. Bem,

aqui está o seu segundo presente de Natal: Cristo veio não somente para destruir as obras do diabo, o nosso pecar, mas também para ser um advogado em nosso favor por causa das experiências de fracasso em nossa luta.

Então, eu lhe imploro: permita que o fato de que o seu falhar não terá a palavra final lhe dê esperança para lutar. Mas, cuidado! Se você transformar a graça de Deus em licenciosidade e disser: “Bem, se eu posso falhar, e isso não é importante, então, porque me aborrecer lutando contra o pecado?” — se você disser isso, crer nisso e agir de acordo com isso, você provavelmente não nasceu de novo e deveria tremer.

Mas essa não é a situação da maioria de vocês. A maioria de vocês quer lutar contra os padrões pecaminosos em sua vida. E o que Deus está lhes dizendo é isto: permitam que a propiciação de Cristo para as falhas de vocês lhes dê esperança para lutar. “Estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo.”

Presente 3: Cristo nos ajudará

Finalmente, a terceira implicação da dupla verdade de que Cristo veio para destruir o nosso pecar e para perdoar os nossos pecados é esta: Cristo nos ajudará realmente em nossa luta. Ele o ajudará realmente. Ele está do seu lado. Ele não veio para destruir o pecado porque o pecado é divertido. Ele veio para destruir o pecado porque o pecado é fatal. É uma obra enganosa do diabo e nos destruirá, se não lutarmos contra ela. Cristo veio para nos ajudar, não para nos prejudicar.

Portanto, este é o seu terceiro presente de Natal: Cristo ajudará a vencer o pecado em você. Primeira João 4.4 diz: “Maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo”. Jesus está vivo, Jesus é todo-poderoso, Jesus vive em nós, pela fé. E Jesus é por nós, não contra nós. Ele o ajudará em sua luta contra o pecado no ano novo. Confie nele.

Queremos te conduzir em uma exploração das Boas-novas do Natal e te convidar a se unir a John Piper, com admiração, temor e uma alegria que ultrapassam o encanto do feriado.

Inscreva-se e receba, de forma gratuita, o audiolivro e o eBook do devocional “Boas-Novas de Grande Alegria“, de John Piper.

Baixe Grátis