Um blog do Ministério Fiel
Navegando pelo Assunto
Apologética
O antissemitismo cristão e o poder das narrativas
Negar o papel dos judeus na História da redenção e sua conexão territorial com o Oriente Médio é negar as próprias bases da nossa fé, em especial o princípio da inerrância bíblica.
E se eles forem felizes sem Deus?
Muitos não-cristãos veem o cristianismo como uma religião que mata a felicidade. Eles acham que a maioria dos cristãos são infelizes e não querem ser como eles.
O que a história da criação ensina acerca de gênero e sexo?
Nós não temos que sofrer debaixo da angústia existencial da auto-definição. É Deus quem nos define, e Deus nos criou e nos chamou macho e fêmea, homem e mulher.
Estaria o “Coringa” em nós?
O Coringa, como o próprio Satanás, sabe que os humanos são criaturas inerentemente perversas, atraídas pelo espetáculo, viciadas em novidades, propensas a se divertirem até à morte.
O autoengano do pluralismo
No conflito das cosmovisões, muitas vezes nos auto enganamos acreditando em mentiras.
Evolucionismo: O preenchimento do vazio
Thiago Rafael Vieira & Jean Marques Regina: O homem não precisa de narrativas para preencher seu(s) vazio(s), basta olhar para Jesus Cristo.
Desprezado por causa de Jesus
Afshin Ziafat: Quando deixei o islamismo para seguir Jesus, eu não sabia o que isso me custaria. Eu não havia percebido que seria necessário negar a mim mesmo, deixar minha vida e tomar minha cruz (Mateus 16.24).
Respostas não-cristãs ao problema do mal
Heber Campos Jr.: Negar o mal é uma proposta odiosa ao Deus da Bíblia, pois ele próprio assevera a realidade do mal quando a vitória sobre o mesmo custou a vida do seu Filho.
O argumento odontológico para a existência de Deus
Emilio Garofalo Neto: Dentistas e as visitas que a eles fazemos me lembram acerca de Deus e a sua existência.
O avanço do secularismo
Albert Mohler Jr.: Cristãos não podem entrar em uma conversa, como crentes no Senhor Jesus Cristo, “balizados” pela revelação bíblica, sem quebrar as “novas regras” da sociedade.
Secularismo em todos os lugares
Thomas Brewer: Em contraste com o forte ateísmo de certas ideologias, como o novo ateísmo ou o comunismo, o secularismo é uma forma mais sutil de ateísmo, nem sempre exigindo que declaremos "não há Deus".
O ateísmo não dá base para a dignidade e os direitos humanos!
R. C. Sproul: Confessar que Deus é Criador é confessar que não somos acidentes cósmicos desprovidos de valor. Nós viemos de um lugar significativo e estamos indo em direção a um destino de importância.
Esta vida é tudo o que existe?
Bruce Baugus: Há apenas dois estados eternos: um glorioso reino de paz e justiça no qual os justos desfrutam plenamente de Deus no meio de uma nova e incorruptível criação, e um terrível lugar de escuridão exterior, inextinguível…
A Bíblia e a ciência são compatíveis?
Keith A. Mathison responde aos incrédulos e prova como a ciência e as Escrituras são completamente compatíveis, desde que se entenda que a ciência é o estudo cuidadoso das obras de criação de Deus.
Quem é você para julgar?
Gregory Koukl responde aos incrédulos e ensina como podemos refutar a falácia do “quem é você para julgar?” enquanto buscamos afastá-los dos seus pecados e direcioná-los à misericórdia de Deus.
Por que coisas ruins acontecem a pessoas boas?
Greg Lanier responde aos incrédulos e aponta para Jesus, a única pessoa boa, quem sofreu o maior de todos os males para nos redimir e nos dar o maior de todos os bens, ele mesmo.
Deus é injusto?
Jared S. Oliphint responde à pergunta dos céticos: Deus é injusto?, e mostra como Jesus Cristo é a maior expressão da justiça de Deus.
Existe apenas um caminho de salvação?
James Anderson: Se a Bíblia está certa sobre a nossa situação, então Jesus deve ser o único caminho de salvação, e nosso dever deve ser o de proclamar Jesus como o único caminho. O amor a Deus, o amor a Cristo, o amor ao próximo e o amor à…
Como Jesus enfrentou os falsos mestres e a doutrina mortal
Tim Challies: Quando respondemos ao erro lhe dando o benefício da dúvida, chegamos perto de cometer o mesmo erro que os falsos mestres: mascarar o erro como se fosse a verdade. Como Jesus, devemos amar a verdade e amar as pessoas o…
Jesus é realmente Deus?
James R. White: O túmulo vazio é um testemunho silencioso da veracidade das afirmações de Jesus.