Navegando pela Categoria
Cultura
Entretenimento e adoração
O entretenimento pode atrair uma multidão ou cativar uma congregação, mas somente os meios da graça atrairão as pessoas a Cristo e as conformará à sua imagem.
Glorificando a Deus e envolvendo-se no entretenimento
Não importa a forma de entretenimento que estamos consumindo, encontrar sabedoria bíblica para a nossa era do entretenimento deve envolver responder a duas perguntas: quando e como se envolver.
O perigo do entretenimento
O perigo mais sério representado pelas várias formas de entretenimento é a possibilidade de permitirmos que se tornem ídolos em nossas vidas.
Minha história preferida do Papai Noel
No meio da época de feriados na qual nossa cultura tenta obscurecer o verdadeiro sentido do Natal ao apontar para o Papai Noel, eu gosto de lembrar as pessoas que, se o verdadeiro Papai Noel estivesse vivo, ele estaria apontando as pessoas…
O dom do Entretenimento
Embora seja possível nos envolvermos no uso imoral ou idólatra de entretenimento, não devemos descartar o fato de que o entretenimento em si não é pecaminoso.
Entretenimento em todos os lugares
Como cristãos, somos chamados a valorizar certas coisas – Cristo, nossas famílias, nossas igrejas. Quando a onipresença do entretenimento ameaça desviar nosso foco dessas coisas, devemos parar e observar.
Alegria genuína, conflito cultural e humildade cristã: reflexões sobre educação cristã
A verdadeira educação cristã enche os nossos corações e as nossas mentes com uma alegria tão séria e firme que a sociedade perde o poder de controlar nossa posição e o que falamos.
Uma só carne: casamento nos planos de Deus
O laço com o cônjuge é mais forte e íntimo, de modo que os filhos podem deixar o lar e se casar, mas o cônjuge não deve abandonar a casa a não ser em caso de morte.
O declínio da amizade e a cultura do cancelamento
Jesus é o exemplo maior de amizade não baseada em utilidade ou afinidade, dando sua vida por homens maus, e não por homens equilibrados e virtuosos.
Sobre cristãos rotulando e categorizando uns aos outros durante este momento cultural
O benefício da dúvida é algo que sempre queremos dos outros, mas temos dificuldade em concedê-los.
O antissemitismo cristão e o poder das narrativas
Negar o papel dos judeus na História da redenção e sua conexão territorial com o Oriente Médio é negar as próprias bases da nossa fé, em especial o princípio da inerrância bíblica.
Jesus não era uma mulher negra e nem foi um jovem baleado
Jesus não era uma mulher negra, nem foi um jovem pobre morto à bala. Isso não faz de Jesus menos sensível à causa dos que sofrem e são oprimidos nos grandes centros urbanos contemporaneamente.
O falso evangelho na Sapucaí
Diante do Cristo que é humano e divino, ninguém é justo. Pobres e ricos serão condenados caso não se convertam ao Jesus crucificado e ressurreto para perdoar pecados.
O Estado ateu que habita na cabeça da mídia
Na mídia o único modelo que existe é o ateu, ou, quem sabe, aquele modelo que seja totalmente contra o cristianismo, em especial.
A religiosidade nos dias de hoje
Nossa cultura hoje é cheia de sincretismo e religiosidade.
A nova crise urbana: Jesus não começou com as classes altas
Mez McConnell: Quando queremos organizar uma “Igreja Plantadora”, procuramos as áreas ricas, justificando-nos dizendo que, uma vez estabelecida, alcançaremos os pobres. Quase nunca acontece, mas enquanto isso nos consolamos dizendo que pelo…
“O Estado é laico!” – A falácia do Estado ateu nas universidades (Parte 2)
Thiago Rafael Vieira e Jean Marques Regina: A nação brasileira é cristã e possui um modelo de laicidade colaborativo garantidor do exercício de qualquer religião ou a ausência dela, por reconhecer sua total incompetência nestes assuntos,…
A nova crise urbana: quando o “Trickling Down” não funciona
Mez McConnell: Igrejas maiores podem até doar alguns quilos de alimento de vez em quando, mas nada como o que é necessário para financiar um plantador de igrejas e sua família adequadamente e a longo prazo.
“O Estado é laico!” – A falácia do Estado ateu nas universidades (Parte 1)
T.R. Rafael: O exercício da religião, em sua plenitude, é a comprovação da existência de senso crítico na cristandade.
A nova crise urbana: Jesus, a cidade e os pobres
Mez McConnell: A gentrificação está ocorrendo nos esquemas de moradia popular quando pessoas jovens, ricas e de classe média de todas as etnias se mudam para nossas comunidades às custas da população nativa.