Um blog do Ministério Fiel
Navegando pelo Assunto
Igreja e Cultura
Biquinis e modéstia
Há uma grande diferença entre chamar a atenção dos homens com roupas sensuais e ser atraente por ser uma pessoa bela e elegante.
Kanye West, Justin Bieber e o que fazer com as conversões de celebridades
Às vezes me pergunto se nossa resposta às conversões de celebridades diz mais sobre nós do que sobre as celebridades.
Fé cristã e arte: em busca da arte cristã
Filipe Fontes: É urgente e necessário apoiar as artes. As igrejas deveriam estimular as pessoas criativas dentro da comunidade, e não tentar força-las a justificar espiritualmente o que estão fazendo.
Fé cristã e arte: o conceito de arte cristã
Filipe Fontes: A arte é um reflexo da cultura. Isto significa que a produção de arte cristã pressupõe a existência de uma cultura cristã.
Fé cristã e arte: o julgamento estético
Filipe Fontes: No julgamento estético devemos estar atentos para o risco de julgar um artista a partir de uma única obra de arte.
Fé cristã e arte: objetividade ou subjetividade?
Filipe Fontes: O artista é livre, mas não é Deus. Ele exerce sua criatividade no mundo criado por Deus, a partir dos recursos que Deus dispõe, e, deve fazê-lo respeitando os limites estabelecidos por Ele.
Fé cristã e arte: uma introdução
Filipe Fontes: Por que fomos criados à imagem e semelhança de Deus, somos seres criativos e podemos atuar sobre a realidade criada por Deus, recontando e recriando essa realidade a partir de nossa imaginação.
“O Estado é laico!” – A falácia do Estado ateu nas universidades (Parte 2)
Thiago Rafael Vieira e Jean Marques Regina: A nação brasileira é cristã e possui um modelo de laicidade colaborativo garantidor do exercício de qualquer religião ou a ausência dela, por reconhecer sua total incompetência nestes assuntos,…
As raízes intelectuais da revolução sexual
Albert Mohler Jr.: Cristãos que definem o cristianismo em termos de doutrina cristã histórica e ensinamentos morais não acreditam meramente que a Bíblia é verdadeira, mas que aponta para a única maneira de produzirmos felicidade humana real…
Quando celebrar a páscoa?
Mauro Meister: A temporada da Páscoa em nosso calendário litúrgico é uma excelente ocasião trazer à vista dos incrédulos, dos afastadas e dos crentes meramente nominais a verdade a respeito da morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus.
“O Estado é laico!” – A falácia do Estado ateu nas universidades (Parte 1)
T.R. Rafael: O exercício da religião, em sua plenitude, é a comprovação da existência de senso crítico na cristandade.
Como minha religião pode mudar a educação em escolas seculares?
Filipe Fontes: Deus pode mudar todas as coisas. E o caminho que Deus utiliza para realizar essas mudanças é o testemunho verbal (palavras) e ativo (ações) de seus filhos. Foi assim no passado, e continua sendo assim hoje.
3 conselhos para quando discutir com o professor incrédulo da faculdade
Filipe Fontes: Tenho algumas experiências bem desagradáveis em minhas tentativas de fazer isso, mas também tenho boas experiências. Ao longo de minha vida acadêmica pude me encontrar com professores que tinham perspectivas religiosas bem…
3 perguntas a se fazer antes de entrar em um debate com os colegas da faculdade
Filipe Fontes: Como posso saber quando devo participar ou não de um debate com os meus amigos? Quando devo falar e quando devo ficar calado? Não há uma receita pronta para isso.
Mantendo a fé em um ambiente educacional anticristão
Filipe Fontes: O que podemos fazer para manter a fé em um ambiente educacional majoritariamente anticristão? Permita-me sugerir quatro coisas.
Cristãos e engajamento cultural: um alerta
Vinicius Silva Pimentel: Cristãos e não cristãos são diferentes em muitas coisas, mas a consciência do pecado remanescente deveria nos levar a um envolvimento sempre humilde na guerra cultural.
A doutrina da criação e a liberdade cristã
Thiago Guerra: A criação deve ser um trampolim que nos impulsiona para a admiração a Deus, um meio para glorificarmos o Criador, não uma teia de aranha que nos prende em si mesma.
O que torna possível a reforma de uma igreja?
John Folmar: Plantar igrejas parece ser a obra mais importante em nossos dias. Mas eu diria que revitalizar igrejas existentes é, igualmente, importante para a causa do reino.
Criados para a dignidade
Interagimos todos os dias com pessoas, direta ou indiretamente. Em qualquer que seja a circunstância e a natureza dessa interação, procuremos tratar todas as pessoas com dignidade e respeito, reconhecendo que todo ser humano foi criado à…
As redes sociais e a glória de Deus
Renato Vargens fala da importância de usar as redes sociais para a glória de Deus.