Um blog do Ministério Fiel
O parente resgatador (Rute 3.9)
Sou Rute, tua serva; estende a tua capa sobre a tua serva, porque tu és resgatador. (Rt 3.9)
Aqui está uma verdade que faz toda a diferença: você tem um parente resgatador.
O segundo capítulo de Rute termina com Noemi revelando que Boaz é um parente distante e “um dentre os nossos resgatadores” (Rt 2.20). Muito antes da história de Rute acontecer, Deus estabeleceu práticas que afetariam não apenas ela, mas também o povo de Israel e todo o seu povo ao longo da história redentora.
As duas velhas práticas do Antigo Testamento que precisamos entender para reconhecer o contexto e a alegria desta história são o levirato e o goel. O processo do levirato regulava os costumes israelitas de novo casamento para que, se um homem morresse, seu nome e linhagem familiar não morressem com ele nem ficassem vulneráveis aos caprichos de outras pessoas (Dt 25.5-10). Goel, por sua vez, é um verbo hebraico que significa “recuperar ou resgatar” e é frequentemente (e melhor) traduzido como “parente resgatador”. A Lei de Moisés estabelece essa responsabilidade em Levítico 25, onde prevê um parente que pode cuidar e prover para um membro da família menos afortunado sob certas circunstâncias. O parente resgatador tinha a responsabilidade de fazer tudo o que fosse necessário para proteger a terra e apoiar seu parente.
Boaz voluntariamente manteve ambos os costumes, provendo para Noemi e Rute e cuidando delas em sua vulnerabilidade e necessidade. Boaz não foi apenas um dos ancestrais de Jesus, mas nisso ele prenunciou a vinda de Cristo como nosso próprio Parente Resgatador.
Assim como Rute se lançou aos pés de Boaz, desesperadamente necessitada e dependente de seus cuidados, nós nos lançamos aos pés de Cristo, buscando sua misericórdia. E, como Boaz lidou com Rute, assim Cristo lida com todo pecador que vai a ele em arrependimento, cobrindo-o com o sangue da aliança, pelo qual ele nos acolhe em toda a paz, segurança e contentamento de estar sob sua asa (Sl 91.4). Ele abranda nossas tristezas, acalma nossos medos e seca cada uma de nossas lágrimas. Rute chegou a Boaz como uma estrangeira sem dinheiro e enriqueceu com todas as suas bênçãos. Chegamos a Jesus em pobreza espiritual e nos tornamos coerdeiros com ele (Rm 8.17). Assim como Boaz tomou Rute e a fez sua noiva, Cristo nos toma e nos faz sua noiva (Ap 19.7-8).
A Bíblia está cheia de exemplos de Deus provendo para seu povo e preservando-o muito antes que eles percebam necessitar disso. O plano redentor de Deus para Rute em Israel e para todo o seu povo ao longo da história foi estabelecido não apenas a partir do estabelecimento do papel de parente resgatador, mas desde o início dos tempos (Ef 1.3-7).
Hoje, tenha certeza de que Jesus é o Noivo e Parente Resgatador de sua igreja. Tenha certeza de que ele assumiu a responsabilidade de fazer tudo o que é necessário para cuidar e prover para você e trazê-lo com segurança para sua eterna terra prometida. Tenha certeza de que o que quer que o ataque por dentro e por fora, você está seguro sob a asa dele.
Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!