Um blog do Ministério Fiel
Os que têm fé em Cristo devem buscar a salvação pelas próprias obras ou em outro lugar? – Catecismo Nova Cidade (33/52)
Pergunta 33: Os que têm fé em Cristo devem buscar a salvação pelas próprias obras ou em outro lugar?
Não, não devem, pois tudo que é necessário à salvação se encontra em Cristo. Buscar a salvação pelas boas obras é negar que Cristo seja o único Redentor e Salvador.
GÁLATAS 2.16
Sabendo, contudo, que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei, pois, pelas obras da lei, ninguém será justificado.
COMENTÁRIOS
© Ministério Fiel. Conteúdo exclusivo do Ministério Fiel e Voltemos ao Evangelho.
É proibida a cópia, impressão, distribuição ou publicação dos devocionais do Catecismo Nova Vida sem autorização prévia, por escrito.
JOÃO CALVINO
Afirmamos que, independentemente do tipo de obra que uma pessoa faça, é considerada justa diante de Deus simplesmente com base na misericórdia gratuita; porque Deus, sem nenhum respeito às obras, adota a pessoa gratuitamente em Cristo, imputando a ela a justiça de Cristo como se fosse sua. A isso, chamamos justiça da fé, ou seja, quando uma pessoa, vazia e exaurida de toda confiança nas obras, é convencida de que a única base de sua aceitação por Deus é uma justiça que falta nela mesmo, e é emprestada de Cristo. O ponto em que o mundo se desvia (pois esse erro tem prevalecido em quase todas as eras) é imaginar que o homem, por mais parcialmente defeituoso que seja, ainda tem algum grau de merecimento do favor de Deus por suas obras… Deus nos reconcilia consigo, não por considerar nossas obras, mas somente por Cristo, e, pela adoção gratuita, torna-nos seus filhos, e não filhos da ira. Se Deus olhasse para nossas obras, não encontraria razão para nos amar. Portanto, é necessário que ele enterre nossos pecados, imputando a nós a obediência de Cristo, a qual suporta somente seu escrutínio, e nos adote como justos pelos merecimentos dele. Essa é a doutrina clara e uniforme da Escritura, “testemunhada”, conforme Paulo diz, “pela lei e os profetas” (Rm 3.21).
TIMOTHY KELLER
Se misturarmos fé e obras, se você disser: “Sim, preciso ter fé no que Jesus fez por mim, mas preciso também acrescentar isto ou aquilo, ou não estarei salvo”, então estará dizendo que o que salva não é o que Jesus fez, mas o que você acrescentou. Isso faria com que você fosse seu próprio salvador.
Esta ilustração talvez ajude. O sr. A pediu que o sr. B lhe fizesse um armário de madeira porque o sr. B era um excelente marceneiro. O sr. B e o sr. A eram amigos, portanto o sr. B disse: “Bem, vou fazer isso muito bem… um trabalho perfeito”. Assim, ele trabalhou, trabalhou e se esmerou com o armário até o ponto em que tinha sido lustrado e polido com perfeição. Ele trouxe o sr. A à sua oficina para ver, e o sr. A tomou uma lixa e disse: “Deixe que eu acrescente só uma lixada”. E o sr. B disse: “Não! Está acabado. Está perfeito. Não há como acrescentar a ele sem subtrair dele”.
O mesmo ocorre com a obra de Jesus Cristo, porque, quando Jesus morreu, disse: “Está consumado”. Não há nada mais a acrescentar. É perfeito. Se você tenta acrescentar alguma coisa, só vai diminuir. Se disser: “Ele fez isso, mas eu preciso acrescentar isso aqui”, qualquer coisa que tente acrescentar se tornará a base de sua salvação e fará com que você seja seu próprio salvador.
Os reformadores protestantes ofereceram fortes argumentos bíblicos de que não é possível misturar fé e obras; de que justificação, justiça e salvação têm de ser somente pela fé. Não vou articular mais nenhum desses argumentos; digo apenas isto: pessoalmente, eu não conseguiria viver se não fosse esse o caso. Não tenho nenhuma esperança a não ser que eu possa me levantar a cada dia e me firmar no fundamento de que
Somente ponho a minha fé
Na graça excelsa de Jesus,
No sacrifício de remissão,
No sangue do bom Redentor.
É essa minha única esperança.
ORAÇÃO
Deus um e único, guarda-nos de confiar em boas obras ou em viver de modo que implicitemos serem elas a base de nossa salvação. Que glorifiquemos tua graça encostando todo o nosso peso sobre isso, fincando nossas vidas na promessa de que tu és o princípio e o fim de nossa salvação. Amém.
ASSINE PARA CONTINUAR LENDO O DEVOCIONAL
Este conteúdo é esclusivo da Comunidade Fiel. Assine o Devocional Semanal "Catecismo Nova Cidade" para ter acesso.
Ao realizar seu cadastro, você fará parte da Comunidade Fiel e receberá um rico conteúdo devocional e promocional por e-mail. Além disso, enviaremos com exclusividade para os assinantes:
- Um e-mail semanal com o devocional do catecismo
- Um PDF para impressão das perguntas e respostas do catecismo
- Um PPT para projetar as perguntas e respostas do catecismo
Recebemos sua inscrição!
Ao assinar, você concorda em receber os informativos do Voltemos ao Evangelho e do Ministério Fiel.
Adquira a Versão Impressa
Perguntas e respostas sobre doutrinas básicas da Bíblia
O “Catecismo Nova Cidade” é um recurso atual, centrado no evangelho, que apresenta doutrinas importantes do cristianismo através de 52 perguntas e respostas e também oferece um devocional que ajuda o leitor a ser transformado por essas doutrinas. Designado para uso em vários contextos, é um recurso muito útil para ajudar os cristãos a meditarem em doutrinas que estão no cerne da fé cristã.